GREEN TIMES (VERDE) - Eduardo Gudin | J.C. Costa Netto. Version: J.C. Costa Netto | Marsha Furutani
VERDE é um samba / bossa nova, composto por Eduardo Gudin e J.C. Costa Netto em 1985, quando o Brasil começava a se redemocratizar
depois de mais de vinte anos de uma cruel ditadura militar, que começou em 1964. Clamando por eleições populares, era inaugurado o emocionante movimento DIRETAS JÁ, dando o primeiro motivo para a criação da canção.
A parte literária abraça, além desse viés democrático, a cor VERDE, que no Brasil é a cor da esperança. A terceira vertente é a ecologia, dando um sentido completo para o nome dessa canção. Muito conhecida no Brasil, foi lançada no Festival dos Festivais da TV Globo em 1.985, revelando a cantora Leila Pinheiro pra todo o País (https://youtu.be/k-2OzKbBguE).
Recebe hoje uma versão para inglês do próprio Costa Netto e da cidadã americana Marsha Furutani. O desejo de ter uma letra em inglês parte do compositor Eduardo Gudin, devido à triste situação política, ecológica e um enorme sentimento de desesperança, tanto no Brasil como nos Estados Unidos.
A estrutura melódica fica na fronteira entre o samba tradicional e a Bossa Nova, característica muito presente na obra de Gudin que,além de compositor, é violonista e arranjador.
Todos os envolvidos nessa gravação torcem para que a mesma ajude a acelerar, de alguma forma, uma mudança na situação atual do mundo, passando de cinza e triste, para VERDE e otimista para o nosso futuro.