FICHA TÉCNICA
Nicolas de Souza Barros: violão de 8 cordas e arranjos
Gravado no Estúdio Radamés Gnattali da UNIRIO entre maio-julho de 2015
Produção executiva, arranjos, execução, produção musical e texto: Nicolas de Souza Barros
Gravação, edição, mixagem e masterização: Alexandre Mello
Agradecimentos: a Fernando de Souza Barros, por divulgar a produção artística de Susana, à Luciana Paz de Souza Barros pela revisão do texto, e à Dalila dos Reus e Niel pela colaboração.
FAIXAS
01 Maurice Ravel: Pavane pour une ifante défunte
02 Claude Debussy: Arabesque No.1
03 Claude Debussy: Bruyères (Préludes; Livro II, No.5)
04 Claude Debussy: La puerta del vino (Préludes; Livro II, No.3)
05 Claude Debussy: Clair de Lune
06 Maurice Ravel: Minuet (Sonatine)
07 Maurice Ravel: Moderé (Sonatine)
08 Claude Debussy: La plus que lente
Maurice Ravel: Le Tombeau de Couperin
09 Prélude
10 Minuet
11 Rigaudon
12 Claude Debussy: La fille aux cheveux de lin (Préludes. Livro I, No.8)
13 Claude Debussy: La Sérénade Interrompue (Préludes; Livro I, No.9)
14 Claude Debussy: Reverie
SOBRE O AUTOR
Doutor em Música, Nicolas de Souza Barros é Professor Titular da UNIRIO e um dos mais conceituados especialistas do país em instrumentos eruditos de cordas dedilhadas, como o violão de oito cordas, alaúdes variados e as guitarras barroca, renascentista e romântica, entre outros. Tem intensa produção como solista e camerista, destacando sua atividade com o conceituado conjunto de música antiga Quadro Cervantes (2 CD’s), assim como o Duo Folia, com o violoncelista inglês David Chew (1 CD) e o Quarteto Carioca de Violões (1 CD).
Já se apresentou em diversos países europeus, norte-americanos e latino-americanos, além de quase todos os estados brasileiros. Lançou os CDs Ernesto Nazareth,Ravel e Debussy e Chora Violão (2014, 2015 e 2017) com arranjos próprios para o violão de 8 cordas. Participou duas vezes no Circuito Nacional SESC Sonora Brasil: em 1997, no lançamento do projeto, com o Quadro Cervantes; e em 2009, realizando 87 concertos de violão solo em 23 estados brasileiros. Desde 2001, é Diretor Artístico da Associação de Violão do Rio (AV-Rio). Entre 2017-2020, exerceu o cargo de Coordenador do Mestrado Profissional em Música da UNIRIO (PROEMUS). Em 2018, tornou-se Professor Titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, defendendo a tese “Affordances e novos protocolos de arranjo aplicados a 100 Sonatas de Scarlatti”. Em 2019, lançou o CD Morena, Morena: Canções da Belle Époque Brasileira, com o tenor Alberto Pacheco (UFRJ).
Já apresentou-se com a Orquestra Petrobrás, a Baltimore Orquestra (EUA), a Orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a Orquestra Sinfônica Nacional (Niterói), a Academia Antiqua (uma das primeiras orquestras barrocas brasileiras), assim como a Orquestra da UNIRIO em várias ocasiões. Realizou estreias nacionais e mundiais de concertos para violão e orquestra de Francisco Mignone, Ronaldo Miranda (Concerto para Quarteto de Violões e Orquestra), J. Orlando Alves, Mario Castelnuovo-Tedesco e Luiz Otávio Braga, também estreando obras para violão solo de Heitor Villa-Lobos, Edino Krieger, Pauxy Gentil-Nunes, Ricardo Tacuchian, H. Dawid Korenchendler e Luiz Otávio Braga, entre outros.
Avaliações
Não há avaliações ainda.