FICHA TÉCNICA
Violão de oito cordas Sérgio Abreu, Rio de Janeiro, 2006
Gravação: Estúdio Radamés Gnattali da UniRio em jan. 2017 – Edição e masterização: fev. 2017
Produção executiva, arranjos, execução, produção musical e texto: Nicolas de Souza Barros
Gravação, edição, mixagem e masterização: Alexandre Mello
Projeto gráfico: Dalila e Niel, Rio de Janeiro.
OBS: As obras de arte encontradas no encarte deste CD são de Susana de Souza Barros (mãe de Nicolas) e foram extraídas do livro As Duas Faces de Susana, dedicada à produção artística dela, que foi produzido a partir de uma colaboração entre Fernando de Souza Barros (pai de Nicolas), Dalila e Niel.
Agradecimentos: a Alexandre Dias, pelo pioneirismo e trabalho constante em prol da música brasileira. A Dalila dos Reis e Niel, pela colaboração. A José Miranda Pereira, pela sugestão da obra O Despertar da Montanha (Eduardo Souto). A Sergio Barrenechea, pela volta do ar condicionado no Estúdio Radamés Gnattali
FAIXAS
01 Primeira Valsa de Esquina (Francisco Mignone)
02 O Alvorecer (Ernesto Nazareth)
03 O Despertar da Montanha (Eduardo Souto)
04 Mayá(Henrique Alves de Mesquita)
05 A Surpresa (Henrique Alves de Mesquita)
06 A Baiana (Henrique Alves de Mesquita)
07 Eponina (Ernesto Nazareth)
08 Cardosina (Ernesto Nazareth)
09 Plangente (Ernesto Nazareth)
10 Nove de Julho (Ernesto Nazareth)
11 Guerreiro (Ernesto Nazareth)
12 Cruzeiro (Ernesto Nazareth)
13 Batuque (Henrique Alves de Mesquita)
14 Valsa Choro N. 3 (Francisco Mignone)
SOBRE O AUTOR
Doutor em Música, Nicolas de Souza Barros é Professor Titular da UNIRIO e um dos mais conceituados especialistas do país em instrumentos eruditos de cordas dedilhadas, como o violão de oito cordas, alaúdes variados e as guitarras barroca, renascentista e romântica, entre outros. Tem intensa produção como solista e camerista, destacando sua atividade com o conceituado conjunto de música antiga Quadro Cervantes (2 CD’s), assim como o Duo Folia, com o violoncelista inglês David Chew (1 CD) e o Quarteto Carioca de Violões (1 CD).
Já se apresentou em diversos países europeus, norte-americanos e latino-americanos, além de quase todos os estados brasileiros. Lançou os CDs Ernesto Nazareth,Ravel e Debussy e Chora Violão (2014, 2015 e 2017) com arranjos próprios para o violão de 8 cordas. Participou duas vezes no Circuito Nacional SESC Sonora Brasil: em 1997, no lançamento do projeto, com o Quadro Cervantes; e em 2009, realizando 87 concertos de violão solo em 23 estados brasileiros. Desde 2001, é Diretor Artístico da Associação de Violão do Rio (AV-Rio). Entre 2017-2020, exerceu o cargo de Coordenador do Mestrado Profissional em Música da UNIRIO (PROEMUS). Em 2018, tornou-se Professor Titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, defendendo a tese “Affordances e novos protocolos de arranjo aplicados a 100 Sonatas de Scarlatti”. Em 2019, lançou o CD Morena, Morena: Canções da Belle Époque Brasileira, com o tenor Alberto Pacheco (UFRJ).
Já apresentou-se com a Orquestra Petrobrás, a Baltimore Orquestra (EUA), a Orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a Orquestra Sinfônica Nacional (Niterói), a Academia Antiqua (uma das primeiras orquestras barrocas brasileiras), assim como a Orquestra da UNIRIO em várias ocasiões. Realizou estreias nacionais e mundiais de concertos para violão e orquestra de Francisco Mignone, Ronaldo Miranda (Concerto para Quarteto de Violões e Orquestra), J. Orlando Alves, Mario Castelnuovo-Tedesco e Luiz Otávio Braga, também estreando obras para violão solo de Heitor Villa-Lobos, Edino Krieger, Pauxy Gentil-Nunes, Ricardo Tacuchian, H. Dawid Korenchendler e Luiz Otávio Braga, entre outros.
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