SOBRE O LIVRO
Esta é a segunda edição (revisada e ampliada, com 350 páginas e bilíngüe), em tiragem bem limitada, do grande livro “Harmonia Combinatorial”, de Julio Herrlein, A ideia básica do livro é a de um catálogo de possibilidades. O estudante aproveitará o livro à medida em que sentir a necessidade de aplicar, em sua própria música, algumas das ideias nele apresentadas.
Segundo Julio Herrlein, este livro se destina a guitarristas, violonistas, arranjadores, compositores, improvisadores, estudantes de análise, que querem se aprofundar no estudo da harmonia funcional, no mapeamento completo da guitarra e do violão. “Um livro muito profundo que traz um material pra você estudar por muitos anos. Conhecimento que você pode usar em qualquer instrumento. Há também uma parte gráfica enorme, bem completa do mapeamento do instrumento. Na verdade, tem muito mais material neste livro, que dá pra estudar por toda a vida.
Ainda segundo o autor, é uma publicação que nem dicionário, uma referência na qual você pode sempre consultá-la ao ter uma dúvida. “Como é um livro muito denso e muito prático ao mesmo tempo, e com muitos diagramas de acordes, é sempre legal você ter uma versão impressa porque é mais prático pra colocar em cima da estante de partitura e estudar. É menos dispersivo do que usar computador, tabletes e celulares”, afirma.
DEPOIMENTOS DE GRANDES GUITARRISTAS BRASILEIROS E AMERICANOS SOBRE O LIVRO:
Eu conheci o livro “Harmonia Combinatorial” há cerca de 10 anos e fiquei muito impressionado. Tirei muito proveito dele. Eu não havia visto, no que geralmente é pensado como harmonia do jazz, algo apresentado dessa maneira tão complexa que me levou a descobertas e ideias que nunca tinham sido apresentadas anteriormente. E agora, consultando novamente o livro, passado todo esse tempo, eu descobri mais um monte de coisas que não tinha notado na primeira vez, especialmente a forma como ele sistematicamente apresenta todos os tricordes e tetracordes diatônicos. E eu gosto especialmente das seções pentatônicas e hexatônicas, em que toneladas de frases incríveis são geradas a partir de pares de tríades. Recomendo muito esse livro! (Ben Monder, guitarrista de jazz – Estados Unidos)
O livro “Harmonia Combinatorial”, de Julio Herrlein, tem um estudo aprofundado das várias possibilidades harmônicas nas combinações e uma forma didática muito clara. A parte gráfica é impecável também. Recomendo muito esse livro, que traz uma grande contribuição para o conhecimento harmônico de todos os violonistas e guitarristas. (Lula Galvão, violonista e guitarrista brasileiro)
Julio Herrlein é um extraordinário pensador musical, realmente talentoso. Ele é um intelectual, mas também um músico profundo e cheio de alma. Estou compartilhando sobre o relançamento de uma versão atualizada do livro Harmonia Combinatorial, seu olhar extenso sobre Harmonia e do braço, que todo guitarrista de jazz sério deveria se aprofundar para conhecer o braço e harmonia. (Peter Mazza – guitarrista de jazz – Estados Unidos)
O que vemos neste livro é artilharia pesada! Informação preciosa, profundamente detalhada e exemplificada de forma a trazer tanto ao estudante quanto ao músico experiente a oportunidade de vivenciar a harmonia e todas as suas relações combinatórias de forma lógica e eficaz. Uma árvore boa é aquela que produz bons frutos e os exemplos musicais sugeridos por Julio Herrlein neste livro são prova disto. Exercícios de tremendo bom gosto mostram a genialidade deste guitarrista virtuose que vem agora, generosamente, compartilhar conosco seu conhecimento. (Nelson Faria – guitarrista e violonista brasileiro)
SOBRE O AUTOR
Julio Herrlein, também conhecido como “Chumbinho”, nasceu em Porto Alegre/RS, Brasil, em 22 de setembro de 1973 e começou a tocar aos 11 anos. É professor do Departamento de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui graduação (bacharelado), mestrado e doutorado em Composição Musical pela UFRGS. Em seu doutorado em Composição Musical (2018), pelo Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS, apresentou a tese “Das alturas ao ritmo: teoria dos conjuntos rítmicos como ferramenta composicional”. Como pesquisador, cola-bora no desenvolvimento do software de composição algorítimica Opusmodus, e também com diversos grupos de pesquisa em teoria e composição musical, como MUSMAT (UFRJ), TEMA (Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical), além de diversos periódicos.
Há cerca de 35 anos atua regularmente na cena instrumental como compositor, arranjador e ins-trumentista (jazz e música popular, em variadas formações), juntamente com diversos músicos importantes no cenário brasileiro e internacional. Em 2019, o Julio Herrlein Quarteto dividiu o palco com a cantora francesa Camille Bertault, no Festival Distrito Jazz. Em 2017, o Julio Herrlein Quar-teto participou do POA JAZZ Festival, um dos mais importantes festivais de jazz do Brasil e tam-bém do Canoas Jazz Festival, em 2011. Publicou a primeira edição do livro Harmonia Combinato-rial em 2011, com financiamento do FUMPROARTE/SMC/POA. Em 2013 publicou o livro Combi-natorial Harmony: Concepts and Techniques for Composing and Improvising pela editora norte-americana Mel Bay Publications, distribuído para todo o mundo, com reviews de Ben Monder e John Stowell. Em 2010 foi professor de guitarra e improvisação na XXVIII Oficina de Música de Curitiba. Em 2003 teve seus artigos incluídos no livro e CD ROM “The Art of Improvisation”, do trompetista americano Bob Taylor.
Como guitarrista, gravou seu primeiro CD Julio Herrlein Quarteto em 1996, aos 22 anos, contando com a presença dos músicos Kiko Freitas, Michel Dorfman e Ricardo Baumgarten. Gravou o CD Julio Herrlein Trio, em 2000, ao vivo no Theatro São Pedro (com Ricardo Baumgarten e Mano Gomes). Em 2015 foi comissionado para compor a peça musical em homenagem aos 50 anos do Goethe-Institut de Porto Alegre/RS. Também participou de CDs de outros artistas como convidado.
Entre suas premiações estão o primeiro lugar no VIII Concurso de Composição do IBEU – Instituto Brasil/Estados Unidos (edição Big Band), em 2006, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), com a suíte “Maestros Brasileiros”, que passou a fazer parte do repertório da UFRJazzEnsemble; e primeiro lugar no Festival de Música Instrumental do RS, em 1996, com a composição “Novembro”.
Em 2009 foi selecionado para apresentação na Sala Funarte Sidney Miller, também na cidade do Rio de Janeiro (RJ), com seu trabalho de guitarra solo, formato no qual também realizou turnê pelo projeto Arte Sesc, em 2007. Na área da música para publicidade, compôs, arranjou e produziu mais de 1200 peças musicais, com veiculação nacional e internacional, muitas delas premiadas.
Tocou com diversos nomes nacionais e internacionais, tais como: Joris Teepe (Holanda), Phil De-Greg (EUA), Jesse Van Ruller (Holanda), Kiko Freitas, Ari Hoenig (EUA), Fábio Torres, Cliff Kor-man, Edu Ribeiro, André Vasconcellos, Toninho Horta, Eduardo Neves, Thiago do Espírito Santo, Sandro Haick, Gustavo Assis-Brasil, Edu Martins, Lucinha Lins, Alegre Corrêa, Ana Fridman, Cata-rina Domenici, Pata Masters (Alemanha), Guinha Ramires, Glauco Solter, Alessandro Kramer, Mi-chel Leme, Bruno Tessele, Matheus Nicolaiewsky, Mauricio Zottarelli, Quarteto de Cordas Kalimera, entre outros.
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