Este recital de dois violões afasta-se da cronologia e nos convida a abrir os ouvidos para os encontros fortuitos e as associações insuspeitas entre obras de diferentes estilos, postas juntas pelo deleite da comunhão entre intérpretes e ouvintes.
Claude Debussy, em seu livre-pensar musical, abriu novas avenidas para a composição moderna; uma das mais amplas é a da emancipação da cor e da inflexão. Cada nota de sua música docilmente exige precisão desses dois elementos, que frequentemente assumem preponderância em relação à melodia ou à forma. Cor e inflexão: elementos que definem a arte do violão e fazem de Debussy um alvo óbvio para a transcrição. A versão aqui ouvida cria uma envolvente névoa de quase-harpa-eólia na primeira Arabesque, e ressalta os timbres da música popular urbana na segunda (que aparentemente figurou em recitais de Andrés Segovia no início de sua carreira).
No repertório de piano, as Canções sem Palavras de Mendelssohn ocupam um lugar especial por atenderem a um lirismo doméstico que coincide com a emergência de uma nova classe média instruída. A cada par de anos, Mendelssohn publicava uma nova coleção de meia dúzia dessas pequenas peças, que rapidamente se tornaram excepcionalmente populares. Através delas, ele se tornou o que hoje chamamos de “influencer”, alguém capaz de determinar os rumos do gosto do público. Compositores-violonistas como Mertz e Regondi buscaram emular seu estilo; em sinal trocado, elas soam ainda mais líricas em transcrição para violão, com caracteres contrastantes de exaltação amorosa e inquietude.
Músicas
CLAUDE DEBUSSY
[01] Arabesque No 1 * 4’19
[02] Arabesque No 2 * 3’49
FELIX MENDELSSOHN
[03] Songs Without Words op.53 No 2 * 2’38
[04] Songs Without Words op 30 No 2 * 2’08
MARIO CASTELNUOVO-TEDESCO
From The Well-Tempered Guitars
[05] Prelude and Fugue in C Major No 12 3’03
[06] Prelude and Fugue in E Major No 4 4’21
FEDERICO MORENO-TORROBA
Estampas *
[07] Bailando un Fandango Charro 1’47
[08] Remanso 3’01
[09] La Siega 1’30
[10] Fiesta en el Pueblo 1’33
[11] Amanecer 1’45
[12] La Boda 2’28 ERNESTO HALFFTER
[13] Danza de la Pastora * 3’41
[14] Danza de la Gitana * 4’04
PYOTR ILYICH TCHAIKOVSKY
From Six Pieces Op. 19
[15] Rêverie du soir No 1 * 4’09
[16] Nocturne No 4 * 3’16
*Arrangements by Fernando de Lima
DUO SIQUEIRA LIMA
Composto pelos violonistas Cecilia Siqueira e Fernando de Lima, o duo se consolidou em 2006, com o lançamento do disco “Lado a Lado” – com um repertório próprio e arranjos originais. O Duo Siqueira Lima conquistou diversos prêmios, entre os quais destacamos “Profissionais da Música 2015”, no Brasil e o “Brazilian International Press Awards 2014”, nos Estados Unidos. São aclamados como um dos maiores duos de violões em atividade, solicitados para os principais festivais dedicados ao instrumento. Apresentam-se nos grandes centros musicais e salas de grande prestígio como a Concertgebouw de Amsterdam, Lincoln Center de Nova Iorque, New World Center em Miami e Sala São Paulo na cidade de São Paulo, Brasil.
Créditos
Idealização: GuitarCoop
Gravado em: Sala Boa Vista, São Paulo, Brazil
Datas: Fevereiro de 2019
Engenharia de Som: Ricardo Marui
Produção Musical: Henrique Caldas
Edição: Henrique Caldas/Duo Siqueira Lima
Mixagem: Ricardo Marui
Masterização: Ricardo Marui – Pinus Studio
Textos: Fabio Zanon
Design Gráfico: Eduardo Sardinha
Fotos: Luis Gaioto
Editoração Eletrônica: Patricia Millan
Violões: Sérgio Abreu (Cecilia Siqueira: 2013, Fernando de Lima: 2014)
Cordas: Augustine Regals Blue
Microfones: Royer SF-24, DPA 2006
Sistema de Gravação: Metric Halo LIO-8
Pré-amplificador: Millenia HV-3D
Cabos: Van den Hull D-102
“Este álbum é dedicado á memoria de meu amado pai, Julio Siqueira. Meu primeiro professor de violão a quem devo minha paixão pelo instrumento e pela música. Sua luz continua a me guiar, inspirar e abençoar sempre. Agradeço a Deus pela sua vida e pelo amor eterno que nos une”.
Cecilia Siqueira
Agradecimentos: Raquel Franco, Fabio Zanon, Ricardo Marui, Ricardo Dias, Sergio Abreu, Marcelo Kayath, Henrique Caldas e Thiago Abdalla.
Avaliações
Não há avaliações ainda.