Descrição
Este livro nasceu a partir da necessidade de se produzir uma coletânea de exercícios, estudos e peças, que representam um percurso técnico, compositivo e mais em geral ‘musical’, que venho desenvolvendo, nesses anos mais recentes. Incentivado por várias solicitações de amigos (alunos e apreciadores do meu trabalho, que procuravam partituras de minhas composições, estudos ou simplesmente exercícios) resolvi elaborar este material. Porém, alerto que este trabalho não tem a pretensão de ser compreendido como um método, mas simplesmente como uma coletânea.
Desse modo, este projeto resultou em um livro técnico, mesmo sem haver a pretensão de criar um método de técnica. Trata-se de uma seleção do material, que mais gosto de tocar, para manter a minha técnica treinada. Vale ressaltar que, acredito muito na ‘mistura’ e ‘influência’ de estilos musicais diferentes (onde existe a grande oportunidade de sermos criativos e musicalmente originais), bem como na possibilidade de aplicar diferentes técnicas, nesses próprios estilos. Por esse motivo, essa coletânea pode ser considerada como um livro de ‘técnica aplicada’.
Os exercícios dão uma particular atenção à técnica do ‘picado’, pois é aquilo que o público recentemente mais me pergunta a respeito. São exercícios que tornam-se uma eficaz academia para o fortalecimento dos dedos de ambas as mãos.
Já os estudos (ou microestudos) abrangem uma visão panorâmica com referência às técnicas do pulgar, alzapúa, arpejo, picado e tremolo, a combinação de dedos da mão direita e das técnicas em geral.
Na fase de criação, procurei, quase sempre, compor exercícios e estudos o mais ‘musicais’ possível, exceto alguns que obviamente não tem nenhum objetivo estético, mas sim didático.
Sobre as peças, escolhi entre algumas de minhas composições, as quais verifiquei exigir um nível técnico mais avançado.
Esse E-book, em que acompanha o DVD online para reprodução, se destina, primeiramente, a mim, pois sou o primeiro aluno e estudante deste material, uma vez que reconheço o quanto é, sempre necessário, estudar um conteúdo tão avançado para aprimorar a técnica.
Esta coletânea é também dirigida a todos os estudantes, amigos e colegas violonistas, os quais querem desenvolver e aperfeiçoar sua própria habilidade técnica ou que apenas gostariam de tocar algumas das minhas composições.
( Para violão de 6 cordas).
Sobre o autor
Nascido em Bergamo (Italia) em 1982, Diego Salvetti desenvolveu ouvido musical desde a tenra idade, escutando os muitos gêneros tocados pelos dois irmãos músicos e pelo pai. Da música clássica ao jazz e o flamenco. Começou a estudar teoria musical sob orientação do pai e, depois de um breve tempo, iniciou os estudos do violão clássico com o maestro e compositor italiano Giovanni Podera.
Com apenas 11 anos, venceu o 1° Premio Nacional do 13° Concurso de Violão em Genova “Pasquale Taraffo” na categoria juvenil. Sucessivamente iniciou os estudos com o Maestro Giorgio Oltremari no Conservatorio de Bergamo “G. Donizetti” e depois de 10 anos de estudo conseguiu brilhantemente o mestrado em violão erudito com as máximas notas. No ano de 2000 ganhou a renomada bolsa de estudos do 14° Concurso da Associação Bergamasca “Amici di Lino Barbisotti”.
Na Italia, Diego participou de numerosos concursos nacionais de violão erudito obtendo ótimos consensos e resultados como um dos finalistas. Estudou violão flamenco com um dos melhores flamenquistas do panorama mundial, Livio Gianola. Ambos são os únicos violonistas de flamenco tocando com violão de 8 cordas. Hoje, Diego Salvetti desenvolve trabalhos como violonista, compositor e professor também ministrando workshop e masterclass em todo o Brasil, além de ser professor do Conservatório de Tatuí, no Interior de São Paulo.
Avaliações
Não há avaliações ainda.