Este curso ensina como ampliar recursos e técnicas para melhorar o nível de acompanhamento. E permite entender a engrenagem harmônica das composições e a adquirir a habilidade de “desarmonizar” e “rearmoniza-las”, aplicando esse conhecimento na criação de arranjos solo/Chord melody mais elaborados, não ficando dependente da leitura da cifra original.
O processo é muito rico porque ajuda muito a desenvolver as bases para a rearmonização das composições, através da aprendizagem da função harmônica de todos os acordes que podemos encontrar na música funcional ocidental, permitindo ao estudante interferir criativamente na harmonia original.
Essas são algumas das abordagens que o professor, violonista e compositor Conrado Paulino vai oferecer neste baita curso exclusivo de harmonia funcional moderna, que começa em 15 de agosto e vai até 19 de setembro de 2023 (sempre às terças-feiras, das 19h às 21h, pela plataforma Zoom.
Para quem não puder estar ao vivo, o conteúdo gravado das aulas pode ser visto e revisto depois por até dois meses. E quem preferir ver a aula só grava também é possível. Conrado Paulino também vai criar um grupo fechado do Telegram com os alunos, por onde ele vai enviar material didático gratuito, dicas extras, responder perguntas e conferir os arranjos previstos no Curso. Todos sabemos o quanto os métodos e programas do Conrado são vastos e ricos. São 12 horas de carga horária. O valor do curso é R$ 570, que pode ser parcelado em até 12x ou via PIX. Ou seja, dá menos de R$ 47,50 pilas a hora da aula ao vivo com esse grande mestre das harmonias. Garantimos certificado emitido pelo Acervo Violão Brasileiro. As vagas são limitadas.
Programa
(Resumo dos tópicos básicos. Todas as aulas incluem exercícios de análise, percepção e aplicação prática)
Obs: A “abordagem vertical” diz respeito à formação dos acordes e as distribuições possíveis das suas vozes (voicings)
A “abordagem horizontal” diz respeito à combinação dos acordes entre si e suas regras, tanto do ponto de vista da função harmônica como da condução das vozes (voice leading)
Aula 1
Revisão Geral: Escalas maiores e menores, armadura de clave, tonalidades relativas, homônimas e enarmônicas, intervalos, tríades maiores e menores, tipos de cifrado.
Abordagem vertical I: Tríades: construção, distribuição, inversões, aberturas (“voicings”), encadeamento das vozes (“voice leading”) e tipos de cifrado – “Abertura” vs “Drop”
Construção, inversões e aberturas das tríades aumentadas, diminutas e com 4ª suspensa.
Abordagem vertical II: Tétrades: construção, distribuição, inversões, aberturas (voicings sobre acordes X7, Xm7 e XMaj7); encadeamento das vozes (“voice leading”) e tipos de cifrado – “Abertura” vs “Drop”
Abordagem Horizontal I: Revisão de Construção de Campo Harmônico Jônico. Função dos acordes do Campo Harmônico. Progressões básicas, Trítono, Cadencia dominante, resolução das vozes.
Percepção de tonalidade; exercícios práticos para localizar auditivamente o centro tonal. Idem para as modulações.
____________________________________________________________
Aula 2:
Abordagem Vertical III: Os 11 tipos possíveis de X7, 10 tipos de X7(9) e acordes X7(13), Xm7(13), X7(#11) e Xm7(11) (supressão da quinta)
Abordagem Vertical IV: Regras de ornamentação de acordes (uso dos “complementos” ou “graus altos”)
Abordagem Horizontal I (continuação) Funções, substituições, ciclos e progressões mais frequentes, visão vertical (voicings) e horizontal (voice leading)
Abordagem Horizontal II – A: Encadeamento das vozes das tétrades fechadas e abertas sobre as progressões I7 / IV7, Im7 / IVm7 , IMaj7 / IVMaj7, V7 / IMaj7, V7 / Im7, II_V IMaj7 e outras.
Horizontal III: Introdução à Analise Harmônica (por graus e por função).
Audição de músicas selecionadas com as progressões V7>I ; I, IV ; II, V7, I ,etc.
Análise harmônica I : músicas utilizando campos harmônicos com e sem modulações
Rearmonização Nivel I
____________________________________________________________
Aula 3
Dominantes Secundários. Exercícios teóricos, práticos e de percepção.
Encadeamento das vozes na progressão I / V / II / V / III / V / IV / V / V / V / VI / V / I /
Extensão dos Dtes. Secundários (II_V /IIm7(b5)_V). Progressões II_V> I, II_V> II, IIm7(b5) _ II, idem com o III, IV, V e VI.
Substituição do V7 secundário. Extensões utilizando o V7 e seus substitutos.
Exercícios práticos e mnemotécnicos para perceber auditivamente os dominantes
secundários. Pesquisa de músicas cujo segundo acorde é um dte.secundário.
____________________________________________________________
Aula 4
Dominantes Secundários (continuação) : substitutos dos dominantes e uso do II correlato.
Rearmonização Nível II
Análise Harmônica II: músicas utilizando campo harmônico maior jônico, modulações, dominantes secundários e suas extensões.
Audição de músicas selecionadas com as progressões V7>II, V7>III , etc (dtes
secundários e suas extensões)
Os Cinco Princípios de Harmonia Moderna (parte I)
(V> I ; V> V ; II_ V> I ; V> II ) Analise, aplicação prática
____________________________________________________________
Aula 5
Os Cinco Princípios de Harmonia Moderna (parte II) (V> I ; V> V ; II_ V> I ; V> II )
Analise, aplicação prática
Introdução à Tabela das 4 funções: Cadencias Dominante, Subdominante maior, Subdominante menor; acordes de função Tônica.
Tabela II_V> II e II_V> V , seus sub-quintos e suas extensões.
Uso do colchete e seta sólida e pontilhada.
Encadeamento das progressões II___V> I, II_ _ _SubV – – > I , II_ _ _V – – > I e II___SubV – – > I .
Análise Harmônica II (continuação)
Rearmonização Nivel III (aplicando os Cinco Princípios da Harmonia Moderna )
Tabela das 4 funções e os 33 acordes possíveis que representam as cadencias (parte I: subdte maior e subdte menor)
Encadeamento de cada grau com o IMaj7.
Tensões, substituições e extensões. Processo de “diatonização” das escalas, de inside a outside.
_____________________________________________________________________________
Aula 6
Tabela das 4 funções e os 33 acordes possíveis que representam as cadencias (parte II: dominantes, retardos, acordes de passagem)
Encadeamento de cada grau com o IMaj7.
Tensões, substituições e extensões. Processo de “diatonização” das escalas, de inside a outside.
Tabela das escalas maiores, menores e dominantes contidas nos acordes das 4 funções. Teoria Escala-Acorde. Aplicação prática.
Exercícios de escolha das escalas e das tensões segundo o grau do acorde e sua função harmônica.
Análise harmônica III – músicas selecionadas. Análise por grau e função harmônica.
Análise e escolha das escalas segundo a função.
Bônus: Diferenças entre progressões baseadas nos 5 princípios de harmonia moderna
(V/ V ou V/ II) (p.ex, Ivan Lins) e as baseadas na Tabela das 4 funções, suas substituições e extensões (p.ex, Jobim)
SOBRE O PROFESSOR CONRADO PAULINO
O violonista, compositor e arranjador Conrado Paulino é um dos mais renomados professores de harmonia e improvisação da América Latina. Autor de cinco métodos sobre os temas, ele realiza cursos nos principais festivais de música e universidades do Brasil, Argentina e Uruguai. Tem entre seus ex-alunos compositores como Chico César e Eduardo Gudin e os instrumentistas Nuno Mindelis, Camilo Carrara e Paola Pichersky.
Como violonista, Conrado acompanhou artistas como Rosa Passos, Johnny Alf, Leny Andrade, Claudette Soares e Alaíde Costa. Como instrumentista, tocou com Zimbo Trio, Paulinho Nogueira, Heraldo do Monte, Roberto Menescal, Marco Pereira, Filó Machado e muitos outros. Apresentou-se também com músicos estrangeiros, como os norte-americanos Colin Bailey, Phil de Greg, John Stowell, Todd Isler, Dave Pietro, Harvey Winnapel e Mark Isbell (com quem gravou um CD, lançado em USA em março de 2016, atuando como violonista, compositor e arranjador).
Também atuou com Jan de Haas, Anne Wolf e Henri Griendl (Belgica); Anna Luna e Jaume Vilaseca (Espanha) e com instrumentistas de destaque no cenário jazzístico latino-americano como Diego Schissi, Quique Sinesi, Daniel Maza, Alejandro Demogli, Alan Plachta, Oscar Giunta e Popo Romano.
Sua obra gravada inclui “Conrado Paulino Quarteto” (2005), “Wrong Way” (2010) e “Quatro Climas” (2015). O mais recente CD “A Canção Brasileira” lançado em 2018, traz um refinado jazz brasileiro, em recriações especais de Tom Jobim, Edu Lobo, Chico Buarque, Ivan Lins e Djavan, além de temas de sua autoria. Os ricos encadeamentos harmônicos e improvisações virtuosísticas dão o tom descontraído e intimista de Conrado, em arranjos originais.
Avaliações
Não há avaliações ainda.