Desvenda os mistérios da condução de vozes (também chamada de “encadeamento” ou “voice leading”) e descubra centenas de novos e modernos acordes que vão enriquecer e renovar o seu vocabulário harmônico.
Este curso se destina a estudantes de nível médio e avançado de todos os instrumentos. Garantimos material didático e o aluno pode participar de grupo de Telegram exclusivo e fechado para tirar dúvidas, além de receber informações e orientações extras, dicas de estudo e exemplos em mp3 e vídeos.
Programa
1) Condução a três vozes:
- As diferentes combinações de três vozes e a sua sistematização via cifrado
- Condução das vozes fechadas sobre as diferentes trocas harmônicas (quartas, quintas, segundas, sextas, etc)
- Condução sobre I/ vi/ ii/ V
- Aplicação em músicas conhecidas
2) Condução a três vozes abertas:
- Vozes abertas sobre as diversas trocas harmônicas e a progressão I/ vi/ ii/ V
- Aplicação em músicas conhecidas selecionadas
- A questão dos shapes das vozes abertas no violão e guitarra
3) Tríades fechadas e abertas e os Novos acordes:
- Complementos (“graus altos” ou “tensões”) possíveis para cada tipo de acorde
- Expandindo o vocabulário dos acordes utilizando as tríades ‐ fechadas e abertas ‐ somando os complementos
- Aplicação dos novos acordes sobre progressões e clichês harmônicos
4) Condução a quatro vozes:
- As diferentes combinações das quatro vozes e a sua sistematização via cifrado.
- Condução de vozes com tétrades fechadas: I / IV ; I / V ; I / IV / V (blues)
- Condução com tétrades fechadas na progressão I / vi / ii / V e em segundas (I / ii / iii / IV etc) com vozes paralelas ou por aproximação.
5) Condução a quatro vozes em distribuição aberta:
- Condução com tétrades abertas nas progressões: I / IV ; I / V ; I / IV / V (blues)
- Condução na progressão I / vi / ii / V e em segundas (I / ii / iii / IV etc) com vozes paralelas ou por aproximação.
- Ciclo de quartas com X7, Xm7 e Xmaj7 e Turnaround de Blues (V7>V7>V7>I7)
6) Outros tipos de tétrades:
- Os 11 tipos de acordes com sétima e suas distribuições fechadas e abertas
- As 28 distribuições abertas de cada tipo de acorde com sétima no violão e na guitarra; Drop X Abertura.
- Os 10 tipos de acordes com sétima e nona e as suas 28 distribuições possíveis de cada tipo no violão e na guitarra.
7) As Tétrades e os complementos 9, 11 e 13
- Acordes com 13a e supressão de quinta: X7(13),Xm7(13)
- Acordes com 11a e supressão de quinta: Xm7(11)
- Acordes com 6a e supressão de quinta: XMaj7(6), XmMaj7(6)
- Acordes com supressão de quinta fechados, abertura I, II, III e IV
8) Os Novos Acordes e a Condução de vozes com tétrades e complementos, mantendo a fundamental
- Condução das 4 vozes das tétrades sobre as progressões ii /V7 ; V7 / IMaj7 (ou I6) ; V7 / im7 ; V7 / ImMaj7 (ou Im6). Casos de Graus Implícitos (cifrado X contexto)
- Turnaround de Blues e Ciclo de quartas com X7, Xm7 e XMaj7 (com fundamental)
- 9) Os Novos Acordes e a Condução de vozes com tétrades e complementos, suprimindo a fundamental
- Acordes derivados das aberturas das tétrades, adicionando um, dois ou três complementos, suprimindo a fundamental e outras notas. Casos de graus implícitos (além da fundamental).
- Acordes não‐derivados das aberturas, iniciando na 9a, 6a (ou 13), 11 ou #11 e alterações da 5a. Clusters/ sobreposições de segundas
PERFIL DE CONRADO PAULINO
O violonista, compositor e arranjador Conrado Paulino é um dos mais renomados professores de harmonia e improvisação da América Latina. Autor de cinco métodos sobre os temas, ele realiza cursos nos principais festivais de música e universidades do Brasil, Argentina e Uruguai. Tem entre seus ex-alunos compositores como Chico César e Eduardo Gudin e os instrumentistas Nuno Mindelis, Camilo Carrara e Paola Pichersky.
Como violonista, Conrado acompanhou artistas como Rosa Passos, Johnny Alf, Leny Andrade, Claudette Soares e Alaíde Costa. Como instrumentista, tocou com Zimbo Trio, Paulinho Nogueira, Heraldo do Monte, Roberto Menescal, Marco Pereira, Filó Machado e muitos outros. Apresentou-se também com músicos estrangeiros, como os norte-americanos Colin Bailey, Phil de Greg, John Stowell, Todd Isler, Dave Pietro, Harvey Winnapel e Mark Isbell (com quem gravou um CD, lançado em USA em março de 2016, atuando como violonista, compositor e arranjador).
Também atuou com Jan de Haas, Anne Wolf e Henri Griendl (Belgica); Anna Luna e Jaume Vilaseca (Espanha) e com instrumentistas de destaque no cenário jazzístico latino-americano como Diego Schissi, Quique Sinesi, Daniel Maza, Alejandro Demogli, Alan Plachta, Oscar Giunta e Popo Romano.
Sua obra gravada inclui “Conrado Paulino Quarteto” (2005), “Wrong Way” (2010) e “Quatro Climas” (2015). O mais recente CD “A Canção Brasileira” lançado em 2018, traz um refinado jazz brasileiro, em recriações especais de Tom Jobim, Edu Lobo, Chico Buarque, Ivan Lins e Djavan, além de temas de sua autoria. Os ricos encadeamentos harmônicos e improvisações virtuosísticas dão o tom descontraído e intimista de Conrado, em arranjos originais.
No vídeo abaixo, Conrado Paulino dá uma dica básica de voice leading – tema do Curso Condução de Vozes e os Novos Acordes
Avaliações
Não há avaliações ainda.