DESCRIÇÃO
Com a edição destas sete raras partituras, celebramos os 150 anos de nascimento de Joaquim Ferreira dos Santos, o Quincas Laranjeiras (1873-1935), personagem essencial da música brasileira e um dos precursores do ensino de violão por partitura. Recém encontradas, essas obras inéditas evidenciam o quanto Quincas foi bem além de ser o criador das conhecidas Sabará, Prelúdio em Ré Menos e Dores D’Alma (esta última serviu de inspiração para Villa-Lobos compor o Estudo n. 11).
As partituras foram revisadas e editadas pelo pesquisador e violonista Humberto Amorim e estão sendo publicadas pela primeira vez, com apoio do Acervo Violão Brasileiro, em versão digital.
As versões que basearam estas edições de sete peças de Quincas Laranjeiras foram localizadas em diversos lugares, a exemplo da Coleção Antonio Rebello, hoje abrigada no Acervo do lendário violonista e luthier Sérgio Abreu (1948-2023), no Rio de Janeiro. Também foram identificadas obras na Coleção Jacob do Bandolim, abrigada no Acervo do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS-RJ). E ainda na Coleção Almirante, abrigada no Acervo do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS-RJ).
Essas obras integram a série Pioneiros do Violão no Brasil, cujo objetivo é publicar (em gravações, livros, álbuns e partituras) centenas de obras recentemente resgatadas. Ela põe em pauta produções e personagens que merecem mais destaque na cena violonística, colaborando para enriquecer a literatura brasileira do instrumento.
PARTITURAS DA COLEÇÃO
• Valsa para Violão
• Sabará (Polca)
• Polca
• Andantino (Nova Edição)
• Legenda (Andante)
• Polka
• Choro Nº1
SOBRE QUINCAS LARANJEIRAS
Joaquim Francisco dos Santos (1873-1935) nos deixou um rico legado como violonista, professor, autor de métodos, transcritor e compositor, com cerca de 20 obras conhecidas para violão solo (originais ou transcritas), muitas das quais estavam perdidas e agora são ineditamente publicadas na série Pioneiros do Violão no Brasil, iniciativa que confere vida nova àquele que fez do instrumento “o seu sacerdócio” e foi considerado por seus contemporâneos como “o avô do violão moderno” brasileiro. (Revista “O Violão”, dez. 1928).
SOBRE HUMBERTO AMORIM
Violonista, pesquisador e professor da UFRJ, Humberto Amorim é o idealizador da série Pioneiros do Violão no Brasil, fruto das pesquisas que vêm resgatando, em acervos públicos e privados brasileiros e europeus, milhares de partituras desconhecidas, perdidas ou raras. O projeto é considerado um “divisor de águas” (Alessandro Soares) que “reescreve a história do violão brasileiro” (Fabio Zanon).
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