Descrição
Esta partitura digital traz em primeira edição exclusiva da bela adaptação que o violonista Alisson Alipio fez para violão solo da famosa Ave Maria (Méditation sur le 1er Prélude de J.S. Bach), do compositor francês Charles Gounod (1818-1893).
Grande compositor de óperas e, sobretudo de músicas religiosas, Gounod se destacou muito nesta última, como afirma o violonista e musicólogo Orlando Fraga no texto de apresentação que integra esta publicação: “A música sacra de Gounod tem grande representatividade em sua obra. Cerca de 200 delas foram compostas, as quais se dividem em três categorias: ouvres de concerto (oratórios, motetos), ouvres litúrgicos (missas, Requiem) e melodies religiosas (solos e duetos). Sem dúvida, é nesta última categoria que Gounod exercitaria uma de suas maiores habilidades: a de grande melodista”.
Fraga destaca como a adaptação de Alípio preserva a melodia do compositor francês: “Na presente adaptação para violão solo, Alisson Alípio se baseia no original para piano e mantém a tonalidade de Dó Maior, de modo que preserva a atmosfera criada pelos arpejos do Prelúdio do Cravo Bem Temperado — ainda que com justificadas limitações de tessitura — e evidencia o melodismo de Gounod.
Esta partitura tem editoração de Luciano Lima, apresentação de Orlando Fraga, assistência de produção de Alessandro Soares, diagramação de Théo Leocádio e edição e distribuição do Acervo Violão Brasileiro. O videoclipe da peça, com o próprio Alisson interpretando, pode ser acessado através do QR Code.
SOBRE O AUTOR
Alisson iniciou os estudos musicais com o pai, o engenheiro e violonista Alípio Cardoso Monteiro.
Nos períodos de formação e graduação estudou com o professor Luiz Cláudio Ribas Ferreira, com quem concluiu o bacharelado em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e, na pós- graduação, com o professor Daniel Wolff, tendo obtido os títulos de mestre e doutor em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Em cursos e festivais teve masterclasses com Alvaro Pierri, Carlos Eugenio Santi, Catarina Domenici, Eduardo Fernández, Eduardo Meirinhos, Fabio Zanon, Henrique Pinto, Jaime Zenamon, Luciano Lima, Luis Soria, Luiz Mantovani, Luz María Bobadilla, Mario da Silva Junior, Ney Fialkow, Nicholas Ciraldo, Orlando Fraga, Pedro Jesús Gómez, Ruben Seroussi e Victor Villadangos.
Como intérprete, foi laureado no XVIII Concurso Latino Americano de Violão da Escola de Música Rosa Mística, no XIV Concurso Nacional de Violão do Conservatório Musical Souza Lima, no III Concurso de Interpretação Musical da Arte & Som Escola de Música, no IV Concurso Internacional de Violão César Cortinas (Uruguai), no III Concurso de Violão da Faculdade Cantareira e no II Concurso Eustáquio Grilo, da Associação Brasiliense de Violão.
Participou da gravação dos CDs Violão Brasileiro, Releitura e O violão plural de Waltel Branco, dedicados, respectivamente, a um recorte do cenário brasileiro do violão de concerto, às homenagens do Maestro João José Felix Pereira e às obras para violão do compositor Waltel Branco.
Atualmente é Professor Associado da Universidade Estadual do Paraná – Campus I (Embap), orientador no mestrado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Música da mesma instituição e um dos líderes do Grupo de Estudos em Performance Musical e do Grupo de Pesquisa em Violão, nos quais dedica-se à pesquisa das teorias e processos de digitação e dedilhado ao violão.
Avaliações
Não há avaliações ainda.