FAIXAS
1. Reconvexo (Caetano Veloso) 3:51
2. Ânima (Zé Renato/Milton Nascimento) 5:11
3. O que é que a baiana tem? (Dorival Caymmi) 4:09
4. Andar com Fé (Gilberto Gil) 3:42
5. Maria Maria (Milton Nascimento/Fernando Brant) 8:02
6. Correnteza (Antonio Carlos Jobim/Luiz Bonfá) 4:59
7. Paula e Bebeto (Milton Nascimento/Caetano Veloso) 5:28
8. El Diablo Suelto (Heraclio Hernandez) 4:06
9. Never Dreamed You’d Leave in Summer (Stevie Wonder/Syreeta Wright) 2:05
Mais sobre as faixas, por Marcello Gonçalves:
Reconvexo (Caetano Veloso) – Caetano estava em Roma e viu todos os carros cheios de areia. Ficou impressionado ao saber que era a areia do Saara e teve a inspiração para a primeira frase da canção: “Eu sou a chuva que lança a areia do Saara sobre os automóveis de Roma”. Caetano nasceu no Recôncavo Baiano, região do Estado da Bahia. Salvador, a capital da Bahia, é conhecida como a Roma Negra. É a cidade com mais descendentes africanos fora da África. Se Roma é a capital da Igreja Católica, Salvador é a capital das religiões afro-brasileiras. Essa música é um samba de roda, gênero musical nascido na cultura afro-brasileira da Bahia. O samba de roda me soa como o oposto da bossa nova. Enquanto a bossa nova simplificou o ritmo do samba e enriqueceu a harmonia, o samba de roda tem uma harmonia simples, mas um ritmo complexo. Em nossa versão em duo, a síncope é ainda mais desafiadora, sem um instrumento de percussão para “dar o chão”.
Ânima (Zé Renato/Milton Nascimento) – Zé Renato compôs a melodia dessa música e mandou para Chico Buarque escrever a letra. Em uma visita à casa de Milton Nascimento, tocou a melodia e o resto é história. Com o consentimento de Chico, Milton escreveu a letra e essa música se tornou um de seus principais sucessos. No conceito de Carl Jung, ânima é a parte feminina do homem e simboliza virtudes como sensibilidade, inspiração e criatividade. Essa música fala sobre um homem que, em busca de autoconhecimento, depois de viagens e vivências diversas, percebe que a “Alma vai além de tudo que o nosso mundo ousa perceber”. Sem poder viajar pelo mundo, o ano de 2020 ofereceu um momento para focar em nossas próprias almas. Nas partes em pianíssimo de nossa versão, Anat canta ‘Alma’ com seu clarinete.
O que é que a baiana tem? (Dorival Caymmi) – Essa música fala da beleza da baiana. Partindo da pergunta “O que é que a baiana tem?”, enumera diferentes qualidades que fazem parte de sua graça. Com personagens como a baiana e o pescador, Dorival Caymmi descreveu um mundo totalmente novo vindo da Bahia que o resto do Brasil não conhecia. Caymmi é um dos pais da música brasileira, por suas geniais composições e pela forma como tocava violão e cantava. Essa música se tornou um sucesso na voz de Carmen Miranda. Considerada uma das melhores cantoras brasileiras, Carmem nasceu em Portugal. Também nascida fora do Brasil, Anat canta com seu clarinete com sotaque brasileiro perfeito!
Andar com Fé (Gilberto Gil) – A letra desta canção diz que a fé está em toda parte: na mulher, na cobra coral, num pedaço de pão. Também diz que mesmo para aqueles que não têm fé, a fé costuma acompanhar, pelo sim pelo não… Em meio às incertezas do período de quarentena de 2020, essas palavras tornaram-se ainda mais significativas. No aniversário de 78 anos de Gilberto Gil, foi lançado um videoclipe dessa música, mostrando vários artistas cantando em suas casas, desejando feliz aniversário a Gil e lembrando a todos nós para andarmos com fé. Não resistimos à tentação de cantar essa mensagem no final de nossa versão, então esse álbum registrou nossa estreia cantando!
Maria Maria (Milton Nascimento/Fernando Brant) – Nos shows de Milton Nascimento, “Maria Maria” é sempre um momento de ritual de catarse coletiva, com todo o público cantando junto com Milton. Eu queria convidar Anat para este ritual. Não só a deixando cantar a linda melodia com seu clarinete, mas também abrindo uma parte no meio da música para ela improvisar livremente, inspirada por essa energia. Durante a gravação, inspirada pela força dessa melodia, a magia aconteceu na parte livre e mantivemos o primeiro e único take que fizemos. Elis Regina costumava dizer que, se Deus cantasse, seria com a voz de Milton. Acho que Deus pegou emprestado o clarinete de Anat por um instante.
Correnteza (Antonio Carlos Jobim/Luiz Bonfá) – Em nossas sessões de gravação, geralmente gravamos nossas partes como se estivéssemos tocando em uma apresentação – tocando juntos, um clarinete e um violão de 7 cordas. Nesta versão de “Correnteza”, nos divertimos adicionando vozes de clarinete e clarone, inspirados na versão de Jobim. Procuramos mantê-lo simples e bonito, conforme expresso na frase da letra que diz: “Eu adormeci sorrindo, sonhando com nosso amor”.
Paula e Bebeto (Milton Nascimento/Caetano Veloso) – Milton compôs essa melodia para um casal, Paula e Bebeto, quando soube que eles estavam se separando. Ele acreditava que eles ficariam juntos para sempre. Depois que Milton conversou com Caetano Veloso sobre Paula e Bebeto, Caetano escreveu a letra. Uma frase ampliou o assunto do casal e transformou a música em um hino ao amor livre: “Qualquer maneira de amor vale amar”.
El Diablo Suelto (Heraclio Hernandez) – A primeira vez que Anat veio ao Rio foi no ano 2000. Foi um período otimista no Brasil, quando muitos brasileiros estavam redescobrindo sua própria cultura. Naquela época existia um barzinho na Lapa carioca, chamado Bar Semente, onde jovens músicos, brasileiros e estrangeiros, se reuniam e tocavam choro, samba, forró e outros gêneros brasileiros. Logo depois, a comunidade latina do Rio se juntou e uma noite latina foi adicionada ao calendário do Semente. A energia vívida do Semente e os intercâmbios culturais foram influentes para todos que presenciaram. Em 2020, transmitimos um show em um festival online celebrando o Bar Semente e tocamos uma valsa venezuelana chamada “El Diablo Suelto”, lembrando daquelas noites latinas e da ‘Era Semente’. Adoramos tocar essa música e todas as memórias que ela nos trouxe e decidimos incluir a versão deste show em “Reconvexo”.
Never Dreamed You’d Leave in Summer (Stevie Wonder/Syreeta Wright) – O ano de 2020 mostrou a importância da música em nossas vidas e como uma mesma música pode ganhar significados diferentes com o passar do tempo. Este álbum inclui canções que nos acompanharam durante este ano, e esta canção foi umas das que teve um significado diferente quando a ouvimos em 2020. Stevie Wonder aparece por último no videoclipe de “Andar com Fé”, comemorando os 78 anos de Gilberto Gil. Nós amamos Stevie Wonder e essa conexão nos inspirou a terminar nosso álbum com uma música dele.
FICHA TÉCNICA
Anat Cohen clarinete, clarone (1, 6), voz (4)
Marcello Gonçalves violão de 7 cordas, voz (4)
Arranjos: Marcello Gonçalves
Gravado por Anat Cohen & Marcello Gonçalves, Rio de Janeiro, 2020
Mixado por Brian Montgomery, Nova York, maio 2021
Masterizado por Mark Wilder, Battery Studios, Nova York, junho 2021
Arte: Ernesto Neto (Capa: Horizonte de eventos, 2001 / Dentro: Acontece no horizonte de eventos. O jardim, 2001)
Design: Liliane Kemper
Foto capa: Mark Ritchie (Archivo Fotográfico CGAC, Santiago de Compostela)
Foto encarte: Vicente de Mello
Produzido por Anat Cohen, Marcello Gonçalves & Oded Lev-Ari
SOBRE O DISCO
Reconvexo é uma palavra inventada por Caetano Veloso, combinando côncavo, convexo e Recôncavo Baiano – região da Bahia onde ele nasceu. O Recôncavo Baiano é um símbolo da identidade afro-brasileira, aberta ao mundo através da baía localizada nesta área de formato côncavo. E é “Reconvexo” que dá nome ao segundo álbum da clarinetista Anat Cohen e do violonista de 7 cordas Marcello Gonçalves, programado para sair em 15 de outubro nos aplicativos de música, pelo selo Anzic Records. As versões em CD e vinil estão em pré-venda no site do selo.
Os artistas responderam ao isolamento forçado causado pela quarentena de 2020 de várias maneiras em todo o mundo. No Brasil, estrelas como Caetano Veloso, Milton Nascimento e Gilberto Gil (que completam 80 anos em 2022) compartilharam performances de suas casas, tocando seus sucessos para os fãs, de uma sala para outra. A apresentação nesse novo formato, para pessoas que precisavam do conforto que a música pode proporcionar, reforçou ainda mais o já profundo impacto dessas melodias e letras na cultura brasileira.
Entre esses fãs estavam Anat Cohen e Marcello Gonçalves, em quarentena no Rio. Como Marcello coloca: “Tenho sonhado com Anat cantando essas palavras através de seu clarinete, imaginando o quão potente seria sua maneira única de interpretar melodias transmitindo a mensagem das letras a qualquer pessoa familiarizada com elas, mesmo quando tocadas instrumentalmente”. Ao ouvir essas apresentações em tempo de quarentena, “cada um desses concertos me lembrava músicas que eu poderia tocar com Anat, o que deu ainda mais sentido para que este projeto fosse feito neste momento”, completa o violonista.
Tendo como pano de fundo um país e um mundo voltando-se para dentro, destilando a importância da música na vida de tantos, a dupla se propôs a gravar um disco inspirado na beleza do Brasil e no espírito de seu povo. O resultado é ao mesmo tempo íntimo e virtuoso, triste e esperançoso, embebido com o sentimento expresso unicamente na língua portuguesa como saudade – agridoce, ao mesmo tempo profundamente feliz e triste, e cheio de emoção.
As nove canções escolhidas para “Reconvexo” vêm de alguns dos maiores compositores do Brasil, entre eles os citados Caetano, Milton e Gil, e também de Dorival Caymmi, Antonio Carlos Jobim e Luiz Bonfá. Fechando o álbum, “Never Dreamed You’d Leave in Summer”, de Stevie Wonder.
A obra do artista plástico brasileiro Ernesto Neto estampa a capa de “Reconvexo”. Assim como os compositores do álbum, a arte de Neto se aprofunda na cultura brasileira e está conectada ao mundo ao mesmo tempo. É a representação visual que a dupla desejava para o trabalho – que chega cinco anos após o lançamento de “Outra Coisa: The Music of Moacir Santos”, o primeiro do duo, que foi indicado ao Grammy na categoria “Best Latin Jazz Album”, em 2017.
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