Quer saber como Ron Carter toca todas aquelas famosas linhas de baixo (walking bass lines) e progressões inovadoras de acordes? Está tudo neste livro, organizado para que você consiga fazer isso também. Charlie Parker mudou a melodia; a proposta aqui é mudar a harmonia, abrindo um mundo de possibilidades criativas tanto para o seu repertório como o de seu conjunto. O livro traz três exemplos de harmonias que servem de base (rhythm changes, 12 bar blues e Saguaro). A página de abertura de cada exemplo apresenta os acordes originais. As páginas seguintes, folhas de sobreposição transparentes, mostram alternativas que Ron Carter encontrou às harmonias originais. A propósito, trata-se de ótimas possibilidades para solos. Essas harmonias alternativas são apenas alguns caminhos, mas não os únicos, para o músico curioso experimentar depois de se sentir confortável em tocar as originais. Assim, este método apresenta exemplos visuais, “em tempo real”, do processo que se desenrola na mente do Maestro enquanto ele toca qualquer música. Carter o compara a um rolo do chorus atual tocando em seu ouvido direito e as possibilidades para o próximo chorus tocando no esquerdo. É a depuração de 60 anos de inúmeras performances ao vivo e mais de 2.500 gravações e não há outro método como este. Por isso, ele deve fazer parte de seus estudos e da sua coleção de Ron Carter. Tradução de Eneias Xavier.
O primeiro chorus é para chamar a atenção de todos da banda. O segundo chorus é para exigir a atenção deles. — Ron Carter
Tive muita sorte em ter experimentado as “escolhas de notas” do Maestro pessoalmente, permitindo-me a liberdade de explorar opções que nunca teria imaginado. É para isso que os músicos criativos se esforçam. — Billy Drummond
SOBRE O AUTOR
Um dos mais originais, prolífico e influentes contrabaixistas de jazz, Ron Carter dispensa maiores apresentações. Tendo gravado em mais de 2 mil álbuns gravados, já foi chamado de “Contrabaixista da Década” pelo Detroit News, “Contrabaixista do Ano” pela revista Dowbeat e o “Músico Mais Valioso” pela National Academy of Recording Arts and Sciences, além de ter ganhado dois Grammys: em 1993, Melhor Grupo de Jazz Instrumental, com o Miles Davis Tribute Band, e em 1998, com Call Sheet Blues, uma composição instrumental para o filme Round Midnight.
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