DETALHES DO CURSO
O Acervo abre nova turma deste baita curso exclusivo. Neste modulo 1 do Curso de Arranjo e Chord Melody, você vai aprender a unir melodia e harmonia a três vozes sabendo todas as opções de harmonização. Vai entender (e aplicar) melhor o encadeamento sobre as principais progressões harmônicas em disposição fechada e aberta (inicialmente a três vozes). E também sacar tudo sobre as tríades (maiores, menores, aumentadas, diminutas e sus4), em todas as inversões e aberturas, um assunto normalmente subestimado, porém fundamental para o entendimento definitivo do instrumento, principalmente das suas possibilidades polifônicas. E muito mais. Garantimos certificado emitido pelo Acervo. Vagas limitadas.
Programe-se para estudar com um dos maiores nomes do ensino de harmonia e improvisação da América Latina. Os encontros são online em duas modalidades que você escolher: ao vivo, de acordo com as datas e horários. E no modo gravado, podendo ver e rever todas as aulas quantas vezes desejar por 1 ano aqui pela plataforma de cursos da Loja Violão Brasileiro.
O modo ao vivo do curso começa em 7 de maio e vai até 11 de junho, sempre às terças-feiras, das 19h às 21h, pelo Zoom. Conrado Paulino também vai criar um grupo fechado do Telegram com os alunos, por onde ele vai enviar material didático gratuito, dicas extras, responder perguntas e conferir os arranjos previstos no Curso. Todos sabemos o quanto os métodos e programas do Conrado são vastos e ricos. São 12 horas de carga horária. O valor do curso é R$ 569,90, que pode ser parcelado em até 12x ou via PIX. Ou seja, dá menos de R$ 50 pilas a hora da aula com esse grande mestre das harmonias.
PROGRAMA DO CURSO (RESUMO)
AULA 1:
– Tríades maiores e menores (C e F) fechadas (48 shapes total)
– Exercícios para memorizar e aplicar. Analise de uníssonos.
– Encadeamento I/IV e Im/IVm. Tríades aumentadas e diminutas (C e F) fechadas (12 shapes cada).Tríades sus4/ total: 60 novos shapes
AULA 2:
Revisão dos 5 tipos de tríades, na distribuição fechada, orientações p estudar.
– Aplicar as tríades no acompanhamento de “apoio” com tríades aplicado no samba, blues, reggae e ¾ (com playback)
– Encadeamento de I / IIdim (vozes paralelas), de I /V(#5)e Im /bVII (em tons diferentes)
– Iniciação ao arranjo (3 vozes) (tríades fechadas): Asa Branca (dois acordes por compasso)
– Harmonização melódica com tríades (nota a nota) com exemplos de temas conhecidos
– Exemplos de acompanhamento, composições e arranjos com tríades fechadas (mpb, rock, etc)
AULA 3:
– Iniciação ao arranjo (3 vozes) (tríades fechadas) parte 2: Viagem (um acorde por compasso)
– Tríades maiores abertas de C e de F (24 shapes cada)
– Encadeamento. Análise dos uníssonos
– Revisão das tríades maiores abertas de C e F. Orientações para praticar e aplicar
– Tríades menores abertas de Cm e Fm (24 shapes cada). Encadeamento. Análise dos uníssonos
– Exercícios para memorização e aplicação das tríades abertas, maiores e menores
AULA 4:
– Exercícios de como harmonizar cada intervalo melódico. Estudo dos diferentes lugares para uma mesma tríade aberta:(uníssono).
– Arranjos com tríades fechadas e abertas I (3 ou 4 vozes, melodia + tríade): All of me
AULA 5:
– Revisão/ correção/ aperfeiçoamento do arranjo de All of me
– Estudo das diferentes opções para harmonizar uma determinada nota
– Tocar o arranjo “a tempo” junto com o playback
– Arranjos com tríades fechadas e abertas II (3 ou 4 vozes, melodia + tríade)
Live for life
AULA 6:
– Revisão/ correção/ aperfeiçoamento dos dois arranjos
– Tocar “a tempo” junto com o playback
– Revisão dos 5 tipos de tríades em posição aberta (24 shapes cada, total 120)
– Estudo dos diferentes lugares para uma mesma tríade aberta II
– Exercícios para memorizar as soluções para harmonização de um determinado grau (continuação)
– Arranjos com tríades fechadas e abertas III (3 ou 4 vozes, melodia + tríade): A child is born (Thad Jones)
– Exercícios de harmonização de cada intervalo II
– Estudo dos diferentes lugares para uma mesma tríade aberta com melodia (continuação) (4 vozes)
SOBRE O PROFESSOR CONRADO PAULINO
O violonista, compositor e arranjador Conrado Paulino é um dos mais renomados professores de harmonia e improvisação da América Latina. Autor de cinco métodos sobre os temas, ele realiza cursos nos principais festivais de música e universidades do Brasil, Argentina e Uruguai. Tem entre seus ex-alunos compositores como Chico César e Eduardo Gudin e os instrumentistas Nuno Mindelis, Camilo Carrara e Paola Pichersky.
Como violonista, Conrado acompanhou artistas como Rosa Passos, Johnny Alf, Leny Andrade, Claudette Soares e Alaíde Costa. Como instrumentista, tocou com Zimbo Trio, Paulinho Nogueira, Heraldo do Monte, Roberto Menescal, Marco Pereira, Filó Machado e muitos outros. Apresentou-se também com músicos estrangeiros, como os norte-americanos Colin Bailey, Phil de Greg, John Stowell, Todd Isler, Dave Pietro, Harvey Winnapel e Mark Isbell (com quem gravou um CD, lançado em USA em março de 2016, atuando como violonista, compositor e arranjador).
Também atuou com Jan de Haas, Anne Wolf e Henri Griendl (Belgica); Anna Luna e Jaume Vilaseca (Espanha) e com instrumentistas de destaque no cenário jazzístico latino-americano como Diego Schissi, Quique Sinesi, Daniel Maza, Alejandro Demogli, Alan Plachta, Oscar Giunta e Popo Romano.
Sua obra gravada inclui “Conrado Paulino Quarteto” (2005), “Wrong Way” (2010) e “Quatro Climas” (2015). O mais recente CD “A Canção Brasileira” lançado em 2018, traz um refinado jazz brasileiro, em recriações especais de Tom Jobim, Edu Lobo, Chico Buarque, Ivan Lins e Djavan, além de temas de sua autoria. Os ricos encadeamentos harmônicos e improvisações virtuosísticas dão o tom descontraído e intimista de Conrado, em arranjos originais.
Avaliações
Não há avaliações ainda.