DESCRIÇÃO
A obra do jovem compositor Marcos Alan é ainda relativamente desconhecida. Mais ainda seus processos composicionais, adquiridos, desenvolvidos e aplicados em uma trajetória artística curta, devido a sua passagem precoce. Através das análises desenvolvidas no presente volume podemos reconhecer, com surpresa, não só o brilho na formulação das ideias e das concepções formais de Alan, mas também um manejo técnico impressionante e cheio de soluções inesperadas e engenhosas para questões composicionais ligadas à serialização, texturização e desenvolvimento motívico. O trabalho de Sérgio Ribeiro revela, assim, um repertório inédito e referencial para o desenvolvimento não só da teoria e análise musical no país, mas também para o campo da performance e da pesquisa artística. Deixo aqui minha recomendação adicional de leitura para todos os amantes da arte e da cultura brasileira e latino-americana.
Pauxy Gentil-Nunes
Por muito tempo o nome de Marcos Alan recebeu uma aura de genialidade e, com a presente publicação do violonista Sérgio Ribeiro, fruto de sua Tese de Doutorado, os leitores entrarão em contato com a precocidade e singularidade de Alan que, reconhecido como virtuose do violão em sua vida breve, desejou ligar-se também à
composição experimental. Ribeiro demonstra habilmente, em suas análises, o arcabouço estético-cultural de Alan e o alargamento de possibilidades que sua obra traz. Marcos Alan recebe um trabalho à altura de sua reputação e Sérgio Ribeiro demonstra neste livro seu perfil de artista-pesquisador do mais alto nível.
Teresinha Prada
FICHA TÉCNICA
Coordenação Pro tempore da EdUFMT: Ana Claudia Pereira Rubio
Supervisão Técnica: Marcos Rodrigues de Amorim Junior
Revisão Textual: e Normalização: Anaila Paiva Sant’anna França
Diagramação e Projeto Gráfico: Kenny Kendy Kawaguchi
SOBRE O AUTOR
Sérgio Ribeiro é doutor em Poéticas da Criação Musical (UFRJ) e mestre em Práticas Interpretativas (UniRio). Tem artigos publicados em importantes revistas e anais de pesquisa em música do país. Apresenta-se em eventos de difusão e estreias da nova música de concerto, como a Bienal de Música Contemporânea Brasileira (Sala Cecília Meireles), Panorama da Música Brasileira Atual, Semana Hespérides, Criação Dois Hum (UFRJ/ ECU School of Music), entre outros. Atualmente, é professor do Departamento de Artes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
Avaliações
Não há avaliações ainda.