DETALHES DO CURSO
Neste inédito curso, Conrado Paulino aprofunda e dá continuidade ao tema do Arranjo e Chord Melody. Vale destacar que no Modulo I deste curso (realizado recentemente), Conrado explorou com seus alunos o arranjo a três vozes através do conhecimento detalhado das tríades, suas inversões e aberturas, além do estudo do Voice Leading (condução de vozes). E agora no Modulo II, ele vai oferecer um manancial incrível de conteúdos e exercícios sobre o arranjo a quatro vozes através do aprendizado detalhado das tétrades, seus diferentes tipos, inversões e aberturas assim como o estudo do Voice Leading a quatro vozes (Obs: devido ao aumento da complexidade, este módulo introduz alguns conceitos de harmonia funcional). Para este novo módulo, também garantimos certificado emitido pelo Acervo. As vagas são limitadas. Este curso começa em 19 de setembro e vai até 24 de outubro, sempre às segundas-feiras, das 19h às 21h, ao vivo pelo Zoom. O conteúdo gravado das aulas pode ser revisto por até dois meses. Conrado Paulino também vai criar um grupo fechado do Telegram com os alunos, por onde ele vai enviar material didático gratuito, dicas extras, responder perguntas e conferir os arranjos previstos no Curso. Todos sabemos o quanto os métodos e programas do Conrado são vastos e ricos. São 12 horas de carga horária. O valor do curso é R$ 520, que pode ser parcelado em até 12x ou via PIX. Ou seja, dá menos de R$ 45 pilas a hora da aula ao vivo com esse grande mestre das harmonias
OBJETIVOS
– Saber tocar os três tipos básicos de acordes com 7a (X7, Xm7 e XMaj7) na primeira abertura (1,5,7,3 / 3,7,1,5 / 5,1,3,7 / 7,3,5,1).
– Saber tocar os 11 tipos de acordes com 7a com abertura I nas 4 posições (PF, 1a, 2a e 3a inversão)
– Fazer Arranjos solados utilizando somente tétrades com Abertura I (1,5, 7, 3 e suas inversões) (4 vozes) Exemplos: All the things you are, Here ́s that rainy day, How High The Moon, Autumn Leaves
– Saber tocar os três tipos básicos de acordes com 7a (X7, Xm7 e XMaj7) na Abertura II (1, 7, 3, 5 e suas inversões), na Abertura III (1, 3*, 5*, 7* e suas inversões) e na Abertura IV (1, 5**. 7**, 3*** e suas inversões)
– Fazer Arranjos solados utilizando somente tétrades com as quatro aberturas possíveis e suas inversões (Exemplos: Eu sei que vou te amar, Este seu olhar, Blusette, Dindi, Preciso aprender a ser só, Corcovado, Valsa dos clowns, Fly me to the moon)
SOBRE O PROFESSOR CONRADO PAULINO
O violonista, compositor e arranjador Conrado Paulino é um dos mais renomados professores de harmonia e improvisação da América Latina. Autor de cinco métodos sobre os temas, ele realiza cursos nos principais festivais de música e universidades do Brasil, Argentina e Uruguai. Tem entre seus ex-alunos compositores como Chico César e Eduardo Gudin e os instrumentistas Nuno Mindelis, Camilo Carrara e Paola Pichersky.
Como violonista, Conrado acompanhou artistas como Rosa Passos, Johnny Alf, Leny Andrade, Claudette Soares e Alaíde Costa. Como instrumentista, tocou com Zimbo Trio, Paulinho Nogueira, Heraldo do Monte, Roberto Menescal, Marco Pereira, Filó Machado e muitos outros. Apresentou-se também com músicos estrangeiros, como os norte-americanos Colin Bailey, Phil de Greg, John Stowell, Todd Isler, Dave Pietro, Harvey Winnapel e Mark Isbell (com quem gravou um CD, lançado em USA em março de 2016, atuando como violonista, compositor e arranjador).
Também atuou com Jan de Haas, Anne Wolf e Henri Griendl (Belgica); Anna Luna e Jaume Vilaseca (Espanha) e com instrumentistas de destaque no cenário jazzístico latino-americano como Diego Schissi, Quique Sinesi, Daniel Maza, Alejandro Demogli, Alan Plachta, Oscar Giunta e Popo Romano.
Sua obra gravada inclui “Conrado Paulino Quarteto” (2005), “Wrong Way” (2010) e “Quatro Climas” (2015). O mais recente CD “A Canção Brasileira” lançado em 2018, traz um refinado jazz brasileiro, em recriações especais de Tom Jobim, Edu Lobo, Chico Buarque, Ivan Lins e Djavan, além de temas de sua autoria. Os ricos encadeamentos harmônicos e improvisações virtuosísticas dão o tom descontraído e intimista de Conrado, em arranjos originais.
PROGRAMA DO CURSO (RESUMO)
AULA 1
– Tétrades C7 e F7 Abertura I (12 shapes de cada)
– Tétrades Cm7 e Fm7 Abertura I (12 shapes de cada)
– Acompanhamento de “apoio” com tétrades nas sequencias C7/F7 e Cm7/Fm7 em samba, blues, jazz, funk e 3⁄4 (com playback)
– Tétrades CMaj7 e FMaj7 Abertura I (12 shapes de cada)
– Acompanhamento de “apoio” com tétrades nas sequencias CMaj7/FMaj7 em samba, blues, jazz, funk e 3⁄4 (com playback)
– Revisão tétrades X7 eXm7 Abertura I
– Apoio combinando os três tipos de tétrades
AULA 2
– Arranjos com tétrades I (4 vozes):
All the things you are (utilizando preferencialmente a abertura 1, sempre 4 vozes)
– Revisão X7, Xm7 e XMaj7
– Apoio com tétrades
– Encadeamento (Condução de vozes) I7, IV7 / Im7, IVm7 / IMaj7, IVMaj7 / V7, IMaj7 / V7, Im7
– Exercício de condução de vozes dominantes estendidos
– Os 11 tipos de acordes com 7a – inversões e abertura I
AULA 3
– Revisão/ correção/ aperfeiçoamento do arranjo de All the things you are
– Estudo das diferentes opções para harmonizar uma determinada nota
– Tocar o arranjo “a tempo” junto com o playback
– Arranjos com tétrades II (4 vozes):
Here’s that rainy day (utilizando majoritariamente a abertura 1 mas já “liberando” eventualmente a abertura II, sempre 4 vozes)
– Arranjos com tétrades III (4 vozes):
How high the moon (utilizando majoritariamente a abertura 1 mas já “liberando” eventualmente a abertura II, sempre 4 vozes)
– Encadeamento dos Dominantes Secundários a partir de cada uma das 4 posições
AULA 4
– Revisão/ correção/ aperfeiçoamento dos arranjos de Here’s that rainy day e How High The Moon
– Estudo das diferentes opções para harmonizar uma determinada nota
– Arranjos com tétrades IV (4 vozes):
Autumn leaves (utilizando majoritariamente a abertura 1, eventualmente abertura II, sempre 4 vozes. Obrigação de fazer tétrades de acompanhamento nas pausas da melodia)
– Tétrades X7, Xm7 e XMaj7 na Abertura II (1, 7, 3, 5 e suas inversões, 8 shapes cada tipo de tétrade), na Abertura III (1, 3*, 5*, 7* e suas inversões, 4 shapes cada tipo) e na Abertura IV (1, 5**.7**, 3*** e suas inversões, 4 shapes cada)
– Os 11 tipos de Acordes com 7a , aberturas II , III, e IV
AULA 5
– Arranjo 1 com tétrades em aberturas I, II, III, IV (4 vozes):
Eu sei que vou te amar (utilizando majoritariamente a abertura 2, combinando com a 3 e a 1, sempre 4 vozes)
– Estudo das diferentes opções para harmonizar uma determinada nota
– Arranjo 2 com tétrades em aberturas I, II, III, IV (4 vozes):
Este seu olhar (utilizando majoritariamente a abertura 2, combinando com a 3 e a 1, sempre 4 vozes)
AULA 6
– Revisão/ correção/ aperfeiçoamento do arranjo de Eu sei que vou te amar e Este seu olhar e
– Arranjo 3 com tétrades em aberturas I, II, III, IV (4 vozes):
Preciso aprender a ser só (utilizando majoritariamente a abertura 2 e 3, combinando com a abertura 1, sempre 4 vozes)
– Revisão/ correção/ aperfeiçoamento dos três arranjos
– Harmonização dos primeiros compassos de “Blusette”, “Corcovado”, “Dindi”, “A foggy day” e outras, analisando qual abertura seria a primeira opção para harmonizar a melodia
– Revisão geral da parte teórica e prática
Avaliações
Não há avaliações ainda.