DESCRIÇÃO
A ideia do livro surgiu a partir do trabalho constante com turmas heterogêneas, ou seja, com alunos iniciantes e iniciados juntos, bem como da necessidade de lidar com alunos com níveis de aprendizados diferentes e, ainda, buscando respeitar o crescimento de cada um, sem impedir o avanço do aluno mais esforçado e também sem exigir muito daquele aluno que demora um pouco mais para progredir.
Isso me levou à elaboração de um repertório em que o aluno inicia com leituras simples, utilizando cordas soltas e rítmica fácil e, aos poucos, progride para leituras mais complexas, com técnicas e rítmicas mais exigentes.
O objetivo deste livro é proporcionar a professores e alunos um repertório que favoreça o aprendizado da leitura musical dentro do contexto de aulas coletivas. Por isso quase todas as leituras são melódicas, aparecendo apenas em uma música acordes de 2 notas. Esta escolha foi feita a fim de fornecer aos professores e alunos uma grande quantidade de leituras melódicas aplicadas em contexto de música de câmara.
O livro é composto por um repertório progressivo de “Trios E Quartetos de Violões” e cada música foi denominada de “trio didático” ou “Quarteto didático”. Nos Trios, o Violão 1 faz a Melodia, o Violão 2, o complemento Harmônico e o Violão 3 faz a linha dos Baixos. Nos quartetos, o Violão 1 toca a Melodia, Violões 2 e 3 fazem o complemento harmônico e o Violão 4 é o responsável pela linha dos baixos.
PREFÁCIO DE ULISSES ROCHA
Há excelentes artistas e professores espalhados pelo nosso território e alguns deles vêm se dedicando a fazer a diferença. É o caso do Adriano Assis. Nascido em Goianésia e formado pela EMAC (Escola de música e Artes Cênicas da UFG (Universidade Federal de Goiás), Adriano dá, com esse trabalho, um passo importante para a formação musical de violonistas.
Leitura no Violão para ensino coletivo – Trios e Quartetos é um material necessário, adequado e moderno. É necessário na medida em que o violonista, ainda hoje, é radicionalmente refratário ao estudo da leitura musical, o que o coloca sempre em desvantagem no cenário profissional. É adequado, pois, ao propor a prática da leitura dentro de uma dinâmica de atividade em grupo, busca amenizar um certo tédio causado por esse tipo de estudo. É moderno na medida em que é um material criativo cujos exercícios propostos foram compostos unicamente com o propósito da utilização dedicada a esse fim e se utiliza de uma temática musical mais atual.
O material contido neste trabalho constitui uma excelente contribuição à didática musical para violonistas e deve atender escolas de diversos níveis, principalmente aquelas que vêem na atividade em grupo um importante elemento não apenas para o desenvolvimento da música, mas também como um poderoso veículo de sociabilização.
Ulisses Rocha Violonista, Compositor e Arranjador Professor Doutor do Departamento de Música da Unicamp e professor convidado na University of Florida
SOBRE O AUTOR
Músico, graduado em Licenciatura em Música – Violão Popular na Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, Adriano Assis é professor, produtor musical e arranjador. Tem se destacado por seu estilo que funde o violão erudito e popular, com forte influência de músicos e violonistas brasileiros, como Dilermando Reis, Garoto, Marco Pereira, Villa-Lobos entre outros. Seus acompanhamentos presenteiam os solistas com refinamento, sutileza, swing e muito bom gosto.
Natural de Goianésia (GO), mas criado na histórica Pirenópolis, envolveu-se com a arte desde muito cedo, tendo aulas de desenho e pintura. Seus estudos musicais começaram aos 14 anos por influência do pai e amigos, e vem participando de diversos cursos, workshops e masterclass, estudou com professores renomados como Marcelo André (Anápolis); Fabiano Chagas (Goiânia); Fernando César (Brasília); Billy Brandão – Canto da Primavera 2003; Corey Christiansen (EUA); Everson Bastos. (Goiânia); Marco Pereira (Rio de Janeiro); Franz Halasz (University of Music and Performing Arts Munich), Ian Guest, Werner Aguiar, Pedro Martelli, MaryLou Roberts (EUA), atualmente é aluno do curso de Bacharelado em violão clássico na classe do professor Eduardo Meirinhos.
Como professor atuou em escolas de música e escolas de ensino fundamental, tem se especializado no ensino de violão para crianças a partir dos cinco anos de idade através do Método Suzuki, fez curso de Filosofia Suzuki com a professora Shinobu Saito e Curso de Vilão Suzuki Livro 1 com a professora MaryLou Roberts (EUA). Atua também no ensino de Teoria Musical, Harmonia e Improvisação. Hoje é professor de violão Centro Suzuki de Goiânia.
Como concertista, realiza apresentações de violão solo com repertório de violão brasileiro. Atualmente mantem dois duos: Duo Brasilidades com o maestro e violinista Isaac Gonçalves e Duo Machado-Assis com o violonista Franklin Machado.
Em 2022 lançou o livro Leitura no violão para ensino coletivo: trios e quartetos/Reading on the guitar for group class trios and quartets, que vem suprir uma lacuna no mercado editorial musical, carente em materiais de leitura musical para ensino coletivo com leituras progressivas e que mescle alunos iniciantes com alunos mais avançados. O livro também possui áudios que podem ser baixados no site do autor.
Avaliações
Não há avaliações ainda.