Carlos Barbosa Lima Interpreta ao Violão Concerto em Modo Frígio de Eduardo Grau
1969Carlos Barbosa Lima - Violão
Orquestra sob regéncia de Diogo Pacheco
Gravadora: RGE / Premier
Texto da contracapa do LP: Isaias Savio
Ano de lançamento: 1969
Lado A
Concerto em Modo Frigio Para Violao E Orquestra (Eduardo Grau)
01 Allegro
02 Adagio Quasi Largo
03 Allegro Energico
Lado B
01 Fuga (J.S. Bach)
02 Introdução e Variações Sobre a Ária O Cara Armonia da ópera A Flauta Magica de Mozart (Fernando Sor)
03 Na Ilha Abandonada (Isaías Sávio)
A Discografia do site do Acervo Violão agora tem este raro LP de Carlos Barbosa Lima interpretando no lado A o "Concerto em Modo Frígio" para violão e orquestra, do compositor espanhol (e radicado na Argentina), Eduardo Grau (1919-2006). O regente é o maestro Diogo Pacheco (1925-2022). Mas a ficha técnica do disco não revela qual a orquestra.
O lado B é dedicado ao violão solo, com a Fuga da primeira sonata de Bach para violino (BWV 1001) na transcrição de Tarrega. Também a mais famosa peça de Sor (Introdução e Variações sobre O Cara Armonia da Flauda Mágica de Mozart). E encerrando com "Na Ilha Abandonada", de Isaias Savio. Quem assina o texto do encarte na contracapa é justamente o Savio.
Mas aí perguntamos:
1) Qual o nome dessa orquestra regida por Diogo Pacheco na gravação com Barbosa Lima?
2) O ano de gravação desse LP é mesmo 1969, como consta no selo Premier licenciado da gravadora RGE? Ou é de um ano anterior?
Apesar de termos esse LP físico, tem várias lacunas na ficha técnica, o que era bem comum naquela época. Quem souber responder, seremos muito gratos.
A disponibilização deste conteúdo é uma das atividades do projeto "Contos e Cantos do Violão em São Paulo", contemplado pelo ProAc edital 45/2023, e que marca os 10 anos de existência do site do Acervo. Assim, a cada dia, vamos produzindo mais memória, em paralelo às reportagens e lives que fazemos sobre o violão de hoje. Curadoria: Alessandro Soares.