Voltar

Violonistas celebram 70 anos de Paulo Bellinati em live, série de vídeos inéditos e imagens raras

Postado em Lives de Violão em 21/09/2020

Violonistas celebram 70 anos de Paulo Bellinati em live, série de vídeos inéditos e imagens raras

(Paulo Bellinati, em Genebra, no Festival Bois de La Bâtie, 1977)

Por Alessandro Soares

Sergio Assad, Guinga, Yamandu, Thomas Patterson, Marco Pereira, Adam Del Monte, Maria Lívia São Marcos, e dezenas de outros violonistas de várias partes do mundo participam do Projeto Bellinati 70, que reúne uma considerável quantidade de belos depoimentos em tributo ao compositor, arranjador e violonista Paulo Bellinati. Há também lindas interpretações de diversas peças do homenageado gravadas em vídeo por Cristina Azuma, Quaternaglia, João Luiz, Douglas Lora, Fabio Bartoloni, Gilson Antunes e vários outros.

Nesta segunda-feira (21/09), às 20 horas, Bellinati participa de uma live em forma de bate papo, junto com Sidney Molina, Daniel Murray, Cleyton Fernandes e Thiago Abdalla, que abrirá o próprio canal no YouTube para transmitir o evento (clique abaixo). O Facebook do Acervo Digital do Violão Brasileiro vai retransmitir a entrevista, que certamente vai ser emocionante e trará ótimas surpresas, tanto em histórias divertidas e curiosas, quanto na exibição de imagens e fotos raras e inéditas. O evento ocorre na véspera do seu aniversário, que nasceu no mesmo dia que Dilermando Reis.

Desde quinta-feira passada, vem sendo postada aos poucos a extensa lista de vídeos feitos especialmente para o projeto e a divulgação de antigas fotos como a que ilustra esse texto. “Vamos marcar a importância de Bellinati para a história do violão com característica brasileira, que passa pela formação clássica e traduz a percussão brasileira e as diversidades rítmicas do país na linguagem do instrumento e o bom gosto das composições dele que são, de fato, tocadas pelo mundo afora”, afirma Sidney Molina, que idealizou a iniciativa junto com Cleyton Fernandes e Daniel Murray.

Molina destaca que, aos poucos e de espontânea, no Brasil e no exterior, apareceram iniciativas de violonistas para o tributo a Bellinati, sem nada propriamente organizada. Foi crescendo espontaneamente. “Nomes importantes do nosso violão se dispuseram inclusive a aprender obras, fazer gravações especiais para serem divulgadas exatamente nesta semana do aniversário dele”.

O Acervo vai divulgar e compartilhar ao longo da semana os vídeos do Projeto Bellinati 70 e fazer de posts de textos, playlist de músicas, além de dar continuidade à produção do Curso Paulo Bellinati de Iniciação ao Arranjo e Composição, que já tem duas turmas lotadas em andamento e alguns alunos em lista de espera para uma provável terceira turma em breve. Aliás, internautas têm perguntado ao Acervo se Paulo Bellinati também fará cursos sobre outros temas, a exemplo da pesquisa que empreendeu sobre Garoto e os arranjos que fez sobre a obra de Tom Jobim e para os Afro-Sambas de Baden e Vinícius. Sinal de que o interesse pela arte de Bellinati só cresce cotidianamente. 

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.