Violonista Tomas Haushahn estreia nos EUA peças do compositor Vicente Paschoal
(Tomas Haushahn)
Da Redação com informações da assessoria do evento
O jovem violonista gaúcho Tomas Haushahn está caprichando no mestrado na Redford University, na Virginia (Estados Unidos) sobre os 10 estudos para violão do compositor carioca Vicente Paschoal. Nesta sexta-feira (25/04) ocorreu a estreia internacional desse ciclo de peças em recital transmitido ao vivo pelo Youtube da universidade. A live permanece disponível para assistir.
Ao longo da apresentação, Tomas analisou uma série de aspectos dos estudos de Paschoal. No release de divulgação do evento, ele destaca: "É evidente a intimidade que o compositor Vicente Paschoal tem com o violão. Cada uma de suas composições imprime a maneira que o próprio enxerga o instrumento e a música.".
Segundo Tomas, nos 10 Estudos para violão, "podemos entender muito bem quais são as referências musicais de Vicente — de Tom Jobim a Chopin, e claro, a inevitável menção a obra de Villa-Lobos. Mas acima de tudo, vemos originalidade no tratamento da música para violão". Mas a originalidade de Vicente está presente no tratamento da música para violão. “O compositor, frequentemente, opta por um desenvolvimento contínuo das ideias musicais, como se cada pequeno movimento melódico ou harmônico tivesse uma conclusão lógica que leva à próxima sessão”.
(Vicente Paschoal)
Além de serem musicalmente interessantes, os 10 Estudos são também peças desafiadoras, do ponto de vista técnico. Paschoal é extremamente criativo em seu modo de incorporar técnicas violonísticas (exploradas à exaustão em outros conjuntos de Estudos) sob uma perspectiva renovada. Como, por exemplo, o Estudo nº 5, que trabalha ligados, mas combinados com a pestana. E ao fazer com que esses aspectos técnicos estejam em perfeita consonância com sua intenção musical, traz a necessidade de uma nova abordagem do intérprete. Os 10 Estudos vão muito além de puramente trabalhar uma técnica específica ao violão, são um conjunto de peças intensas, com ímpeto de serem tocadas e ouvidas.
Não é a primeira vez que Paschoal estreia suas peças nos programas de mestrado e doutorado de Redford. Em 18 de abril de 2021 sua Sonata - obra em 3 movimentos em homenagem a Manuel Maria Ponce, compositor mexicano, teve sua estreia parcial por Octávio Deluchi (violonista brasileiro) nesta universidade. E, em 18 de Fevereiro de 2022, a performance completa da sonata em Stonebrook, Nova Iorque.
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Octávio Deluchi sobre a Sonata:
Intensos e desafiadores 16 minutos, temas contrastantes, uma verdadeira tour de force. Esses são alguns dos adjetivos e características que podemos atribuir à Sonata, de Vicente Paschoal. Em uma obra que nasceu já clássica no sentido de sua magnitude e projeção, temos um resumo e síntese da produção do compositor até o momento. Todas as suas características e recursos composicionais, presentes em seus demais trabalhos, aparecem aqui de forma concisa e impressionantemente eficaz ao longo dos três movimentos.
Em um ambiente planejado de forma arquitetônica, não há excesso, nem falta, e cada nota possui seu papel de forma muito bem pensada. Um olhar contemporâneo ao passado para abrir caminho no futuro, essa é a Sonata, obra que acredito fortemente já possuir um lugar no repertório de concerto de alto nível. A obra teve sua primeira edição publicada no livro Guitar Pieces, publicado pelo Acervo Digital do Violão Brasileiro em parceria com o compositor.
Sobre Tomas Haushahn
Além do mestrado em performance pela Radford University/EUA, Tomas cursa também atua como Graduate Teaching Assistant sob orientação do Dr. Robert Trent. Durante esse período estudando lá, realizou performances em múltiplas cidades no Estado da Virgínia e também no Kentucky, onde foi semifinalista no Concurso de Violão da Universidade de Louisville. Além disso, participou de masterclasses com Raphaël Feuillâtre, Martha Masters, Massimo Dele Cesse, Kithara Duo, entre outros.
Nascido em Montenegro, no Rio Grande do Sul, Tomas Haushahn e iniciou seus estudos de violão na Fundação de Artes de Montenegro (FUNDARTE). Em 2023 se formou com Láurea Acadêmica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2023), onde foi orientado pelo professor Daniel Wolff. Durante sua graduação teve a oportunidade de participar de masterclasses com Fabio Zanon, Thomas Patterson, Karol Samuelcik, Gilson Antunes, Guilherme Vincens, entre outros.
Em 2021 recebeu três prêmios no X Concurso Nacional de Violão Fred Schneiter (RJ), incluindo o de primeiro lugar. Também foi agraciado com o primeiro prémio no XIII Concurso Rosen-Schaffel para jovens solistas, tocando o Concerto para Violão e pequena orquestra de Villa-Lobos. Este concurso foi especialmente importante, tendo em vista que era aberto a todos os instrumentos e Tomas foi o primeiro violonista a ganhar o prêmio em mais de 10 anos de existência do concurso.