Trilha sonora para filmes é tema de aulão grátis nesta terça (9/04)
Por Alessandro Soares
O violonista, compositor e consultor de sound branding Camilo Carrara será o professor do Aulão do Acervo nesta terça-feira (09/04), às 19h, ao vivo pela plataforma Zoom. Ele vai dar dicas preciosas sobre o tema Trilha Sonora Para Filme: Concepção, Tecnologia e Mercado. O encontro propõe abranger aspectos essenciais da criação de trilhas, incluindo particularidades dos processos para diversas mídias, como filmes para publicidade, curtas e longas-metragens e mídias sociais. Este aulão é dirigido a compositores, músicos, produtores ou apenas para quem deseja saber mais sobre o assunto. A inscrição é grátis mas as vagas são limitadas e não haverá retransmissão depois.
Camilo Carrara destacará na aula a importância da música e do som em produções cinematográficas, abordando a fase inicial do processo criativo, explorando como as trilhas sonoras são concebidas, desenvolvidas e adaptadas para complementar a narrativa, as emoções e os temas dos filmes.
Ele vai tratar também do uso de ferramentas, equipamentos e softwares modernos empregados na composição, gravação, edição e mixagem de trilhas sonoras, fornecendo aos participantes habilidades práticas para trabalhar no meio digital. E também fornecerá insights sobre o setor profissional, incluindo oportunidades de carreira, tendências de mercado, práticas de negócios e estratégias de marketing relacionadas à indústria de trilhas sonoras para filmes.
Sobre o professor
Camilo Carrara é Bacharel em Música (USP) e especialista em Gestão de Marketing Estratégico (USP). É requisitado para gravações, shows e concertos ao lado de artistas renomados no Brasil e no exterior. Em 2017 foi admitido pela American Federation of Musicians of the United States and Canada e obteve o Visto O-1B, concedido aos indivíduos com habilidade extraordinária em artes.
Seu primeiro CD solo Canção do Sol Nascente, com arranjos de canções tradicionais japonesas para violão, foi lançado pela gravadora Azul Music. O mesmo selo licenciou os CDs Violão & Floresta, Tocando a Alma 3, Spa Águas Termais e Música do Japão, direcionados para o mercado de música para relaxamento e meditação. Suas músicas foram incluídas na coleção Caras Zen, da revista Caras, com tiragem de mais de oito milhões de exemplares.
No campo da trilha sonora, Camilo Carrara integra a equipe de músicos do núcleo de criação para dramaturgia da Rede Globo, liderado por Eduardo Queiroz, tendo participado como compositor, arranjador e multi-instrumentista das trilhas sonoras de novelas e seriados como Avenida Brasil, Cordel Encantado, Joia Rara, Amores Roubados, Cabeça a Prêmio, A Cura, Órfãos da Terra, Onde Nascem os Fortes, Aruanas, A Dona do Pedaço e Amor de Mãe. Também compôs a trilha incidental do programa Globo Rural, da TV Globo, para o Centenário da Imigração Japonesa.
Em 2023 criou a trilha dos filmes Mulheres na Conservação, vencedor de melhor filme do Feedback Female Film Festival, 2023 - festival baseado em Los Angeles e Toronto; e “Rota Polar”, eleito melhor documentário brasileiro no Rio Mountain Festival 2023.
Na linha de documentários e séries, Camilo assinou a música de Além das Horas, curta-metragem de Eliane Coster (roteiro vencedor do prêmio Crônicas da Cidade, da Prefeitura de São Paulo e do 19º Cinérail d'Or du Documentaire, no Festival Cine-Rail, em Paris, França). E músicas de seus CDs foram incluídas em trilhas sonoras como Shunji Nishimura (documentário dirigido por Tizuka Yamasaki) e Alice (seriado de Karim Ainouz e Sérgio Machado, da HBO).
Para a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo compôs a trilha do site “Fábricas de Cultura”, com arte gráfica dos Gêmeos, assim como a trilha do espetáculo “Pedrinho Brasilândia”, baseado no balé Petrushka de Igor Stravinsky.
Na dança, ele compôs a música de Wabi Sabi (espetáculo de dança-instalação da bailarina e coreógrafa Susana Yamauchi, contemplado pelo PAC de dança-2007).
Em 2008 foi convidado para compor e arranjar peças para Violão e Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo em homenagem ao Centenário da Imigração Japonesa, com concertos no Memorial da América Latina.
Desde 2011, Camilo é o responsável pela produção musical, arranjos orquestrais e composições incidentais do espetáculo Natal do Palácio Avenida, evento que reúne milhares de pessoas no centro da cidade de Curitiba. Também foi o responsável pela produção musical do espetáculo Cantata de Natal, realizada pelo banco SICOOB, em Londrina-PR, em 2017.
Foi contemplado pela "Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural", do Ministério da Cultura, em 2011, e no ano seguinte estreou sua Cadência e Dança para Violão e Orquestra durante o National Music Festival, em Chestertown, Maryland – EUA.
Na área da publicidade atendeu algumas das principais agências de publicidade do país. Produziu trabalhos para clientes como Coca Cola, Parmalat, Carrefour, Vivo, Advil, Museu da Pessoa, Leroy Merlin, Itaú, Bradesco, P&G, Gillette, Unilever, Hyundai, Skol Tomorrowland, NET, Natura, entre outros.