Tabuleiro Jazz reúne mais de 20 atrações mundiais em lugar deslumbrante do interior de Minas
(Juarez Moreira - crédito: Luciano Viana)
Por Alessandro Soares e Geovany Hércules
Quem está agora no município de Conceição do Mato Dentro, em Minas Gerais, para assistir aos shows e oficinas do Tabuleiro Jazz Festival, que começa nesta quinta (27/07) e vai até domingo (30) vai vivenciar uma agenda muito singular. Este é um dos melhores eventos de jazz produzidos no Brasil atualmente. Além das paisagens deslumbrantes do lugar (o distrito de Tabuleiro), o festival une nesta terceira edição mais de 20 artistas de vários países, sob direção artística do violonista Aliéksey Vianna.
CLIQUE E AMPLIE SEU NÍVEL DE ACOMPANHAMENTO
A programação traz uma grande variedades de sons, estilos e encontros de artistas locais, nacionais e internacionais que raramente vêm ao Brasil, a exemplo do pianista turco Aydin Esen, considerado por Chick Corea o maior pianista vivo do mundo, do saxofonista camaronês Nat Su e do multi-instrumentista americano Sheldon Brown.
(Aydin Esen - crédito: Gokhan Orucoglu)
Há também a cantora portuguesa Maria João – mais conhecida no Brasil pelo trabalho que fez com Guinga - mas subirá ao palco como convidada especial do André Mehmari Trio. O pianista, compositor arranjador Wagner Tiso será homenageado nesta edição vai tocar com a banda do violonista Juarez Moreira. Todos os ingressos são gratuitos e podem ser retirados pelo site do Sympla.
O concerto de abertura nesta quinta (27), acontece às 20h30 no Santuário do Senhor Bom Jesus de Matozinhos, com a mezzo-soprano Luciana Costa et Silva (que por sinal é natural de Conceição do Mato Dentro), a pianista Viviane Sobral e o duo de violonistas formado por Felipe José e Aliéksey Vianna.
(Aliéksey Vianna - crédito: Myriam Vilas Boas)
A partir da sexta (28) vão ocorrer quatro concertos por dia. No campo de futebol da Rua Eloi Chaves, vai rolar o Grupo Itamarã, seguido pela cantora e compositora Julia Guedes e a banda paulista A Terceira Margem do Trio. E mais a clarinetista, saxofonista e compositora Joana Queiroz e Grupo Volante e o Old Bones Club.
Já no sábado, no mesmo espaço, vão se apresentar André Dequech Trio, formado por André (piano e flauta), Beto Lopes (baixo) e Lincoln Cheib (bateria), junto com o saxofonista camaronês Nat Su. Na mesma noite tem o Aydin Esen Quarteto (com Sheldon Brown, Michael Pipoquinha e Felipe Continentino).
(Nat Su - crédito: Emilio Mendez)
E no sábado tem ainda a homenagem ao pianista, arranjador e compositor mineiro Wagner Tiso, que além de receber o prêmio Carlos Brandão pelo conjunto de sua obra e contribuição para a música instrumental e para o jazz, também se apresentará com o quarteto de Juarez Moreira, formado por Cléber Alves (sax), Kiko Mitre (baixo) e Lincoln Cheib (bateria). “Wagner foi uma pessoa muito importante no início da minha carreira. Quando eu larguei a engenharia civil eu fui tocar com ele. Rodei o Brasil inteiro com ele, fizemos o projeto Pixinguinha juntos. Somos muito amigos”, revela Juarez em depoimento ao Acervo Violão.
No domingo (30) ocorre o show especial da Semana Ecológica, às 10h da manhã, no Mirante da Cachoeira do Parque Natural Municipal do Tabuleiro. Vai ser com Medicine Drum e Daniel Othechar. Em seguida tem Nat Su, Stephan Kurmann e Aliéksey Vianna. E de volta ao campo de futebol, a partir das 15h30, tem show do Oliver Pellet Quinteto e do gaitista Gabriel Grossi, e o André Mehmari Trio com Maria João, encerrando o festival.
(Maria João - crédito: Alexandre Cabrita)
Esse line-up reflete as palavras do diretor artístico do Tabuleiro Jazz Festival, o violonista Aliéksey Vianna, ao Acervo. “Eu consegui trazer um time de músicos muito legal. O pianista turco, por exemplo, Aydin Esen é realmente uma aberração da natureza. Nos anos 2000, quando ele era ainda desconhecido, o Chick Corea disse numa entrevista que Aydin Esen era o maior pianista vivo do mundo”.
Segundo Vianna no release do evento, o projeto que começou em 2018, idealizado pelo publicitário Carlos Brandão, tem por objetivo promover encontros musicais inusitados entre diferentes gêneros (misturando música erudita e música popular) e diferentes músicos: “São artistas de diversas partes do planeta, que muitas vezes nem se conhecem, mas que falam a mesma língua, a língua do jazz, da improvisação musical.
(André Mehmari Trio - crédito: Laura Tenembaum)
Além dos concertos, o Tabuleiro Jazz Festival também contará com oficinas gratuitas tanto musicais quanto em áreas fora da música, como composição musical coletiva, percussão, cosméticos naturais com uso de produtos da região, confeccção de pipas, e corpo e movimento. Segundo Aliéksey Vianna, nesta edição vai ser realizada a primeira oficina didático-musical, com os professores Joana Queiroz e Felipe José, que conhecem com profundidade o método de criação e composição de Hermeto Paschoal e Itiberê.
O evento ainda contará com uma feira gastronômica e artesanal, com produtos típicos locais e regionais, e participação da comunidade de Conceição do Mato Dentro, moradores do Distrito de Tabuleiro.
(Joana Queiroz - crédito: Tais Triveni)
Além disso, o Tabuleiro Jazz Festival sempre buscou a sintonia entre a música e a natureza, por isso a programação deste ano acontece integrada às atividades da Semana Ecológica, como palestras sobre pegada ecológica, plantio de mudas, reciclagem e agroecologia. A Semana Ecológica é uma inciativa da Sociedade dos Amigos do Tabuleiro.
O Tabuleiro Jazz Festival tem o patrocínio da Anglo American e da prefeitura municipal de Conceição do Mato Dentro.
Serviço:
Tabuleiro Jazz Festival – 3ª edição
27 a 30 de julho
Local: Distrito de Tabuleiro – Conceição do Mato Dentro - MG
Entrada franca
Retirada de ingressos pelo Sympla
Programação:
Dia 27/07 – quinta-feira
20h30 - Concerto de Abertura com Luciana Costa et Silva, Viviane Sobral, Felipe José e Aliéksey Vianna
Local: Santuário do Senhor Bom Jesus de Matozinhos - Conceição do Mato Dentro
(Wagner Tiso - crédito: Victor Hugo Cecatto)
Dia 28/07 – sexta-feira
20h - Grupo Itamarã
21h30 - Julia Guedes e A Terceira Margem do Trio
23h - Joana Queiroz e Grupo Volante
0h45 - Old Bones Club
Local: Campo de futebol - Rua Eloi Chaves, s/n - Distrito de Tabuleiro
Dia 29/07 – sábado
20h - André Dequech Trio convida Nat Su
21h45 - Juarez Moreira convida Wagner Tiso
23h30 - Aydin Esen Quarteto (com Sheldon Brown, Michael Pipoquinha e Felipe Continentino)
01h15 - DJ Deco Lima
Local: Campo de futebol - Rua Eloi Chaves, s/n - Distrito de Tabuleiro
(Andre Dequech - crédito: Sian Siene)
Dia 30/07 - domingo
Show Especial da Semana Ecológica
10h - Medicine Drum, com Daniel Othechar
11h - Nat Su, Stephan Kurmann e Aliéksey Vianna
Local: Mirante da Cachoeira – Parque Natural Municipal do Tabuleiro
15h30 - Oliver Pellet Quinteto e Gabriel Grossi
17h15 - André Mehmari Trio convida Maria João
Local: Campo de futebol - Rua Eloi Chaves, s/n - Distrito de Tabuleiro