Tabajara Belo faz workshop sobre improvisação multitextural em Campinas, São Paulo e Belo Horizonte
Por Giulia Costa
O violonista e compositor mineiro Tabajara Belo, que atualmente mora nos Estados Unidos, está de passagem rápida pelo Brasil pra realizar três workshops em Campinas, Belo Horizonte e São Paulo, sob o tema Estudos para Improvisação Multitextural no Violão Solo. O músico vai interpretar peças autorais e mostrar detalhes práticos a partir das pesquisas que tem feito no doutorado em Composição na Universidade da Flórida (apoiadora dos eventos de Tabajara no Brasil). O primeiro encontro é nesta terça-feira (29/10), às 18h, no Departamento de Música do Instituto de Artes da UNICAMP, sob a coordenação do professor Ulisses Rocha.
Em seguida, Tabajara faz oficinas em Belo Horizonte (09/11), às 9h30, na Sala de Música Telles-Mitre, sob coordenação do violonista e compositor Lucas Telles. E conclui o trabalho em São Paulo (11/11), às 19h, na Faculdade Santa Marcelina, unidade de Perdizes, sob a coordenação de Sidney Molina. Baseado no tema de sua pesquisa, Tabajara compôs os Estudos para Improvisação Multi-textural, formado por seis movimentos. No workshop ele também aborda os objetivos, processos composicionais utilizados e possíveis desdobramentos da obra.
O estudo de movimento II tirou o segundo lugar no Concurso Novas 3. Em entrevista ao Acervo, Tabajara conta brevemente como foi o processo de criação dessa obra, cuja partitura pode ser baixada aqui. O videoclipe da peça também foi lançado pelos canais do Acervo e do Concurso Novas.
Dono de um estilo que abriga sólida formação erudita e grande fluência na música popular, Tabajara já trabalhou, em shows e gravações, com nomes como Wagner Tiso, Claudio Nucci, Vander Lee, Paula Santoro, Déa Trancoso, Marcus Viana, Paulo Bellinati. É bacharel em violão pela UFMG e Master of Guitar pela University of Arizona e professor efetivo de violão da Universidade Federal de Ouro Preto.
Doutorando em Composição pela University of Florida, Tabajara tem se apresentado em importantes festivais e projetos de música instrumental no Brasil e no exterior. Já atuou como solista junto à Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e Orquestra SESI Minas. Conquistou o prêmio de Melhor Instrumentista do BDMG Instrumental 2008. Fez turnês na Europa e Estados Unidos, realizando concertos e workshops
Serviço:
Workshop com Tabajara Belo - “Violão Solo: Estudos para Improvisação Multi-textural”
Campinas
Data: terça-feira (29 de outubro)
Hora: 18h
Local: Departamento de Música do Instituto de Artes da UNICAMP (sala 41 (Rua Elis Regina, 50, Cidade Universitária , Zeferino Vaz, Campinas - SP).
Belo Horizonte
Data: sábado (09 de novembro)
Hora: 09h30
Local: Sala de música Telles-Mitre (Rua Américo Luz, 521, sala 405, Gutierrez, Belo Horizonte - MG)
São Paulo
Data: segunda-feira (11de novembro)
Hora: 19h
Local: Faculdade Santa Marcelina (R. Dr. Emílio Ribas, 89, Perdizes, São Paulo - SP)