Sorteio do Violão Double Top Cleyton Fernandes será neste sábado 22/03
Por Elcylene Leocádio
Centenas de pessoas que apoiam o Acervo Violão Brasileiro estarão de “dedinhos cruzados” esperando o resultado do sorteio do Violão Double Top Cleyton Fernandes, que será neste sábado (22/03), às 18h, ao vivo pelo Youtube e pelo Facebook do Acervo. O evento terá participação do jornalista e produtor Fábio Eitelberg, do músico e editor Ricardo Gilly, do violonista e compositor Vicente Paschoal, além dos luthiers Cleyton Fernandes e Lineu Bravo (o primeiro a doar um violão para as rifas do Acervo). O bate papo será mediado por Alessandro Soares (diretor e curador do Acervo) e Thiago Abdalla (professor e violonista).
Nesse momento bate a curiosidade e muitas perguntas: quem vai receber em casa esse violão tão desejado? Alguém que tem um concerto marcado? Um jovem que vai começar a estudar violão? Um homem ou mulher que se dedica ao ensino do instrumento em alguma cidade brasileira? Alguém que ama o violão brasileiro e comprou a rifa com o único propósito de contribuir com recursos financeiros para manter o trabalho do Acervo em 2025?
Livros, canecas e discos
Este evento tem um sabor especial, pois marca 10 anos do Acervo Violão Brasileiro, site de acesso gratuito, lançado em setembro de 2014. Alessandro vai falar da Rifa e do site que deverá estar de cara nova ainda no primeiro semestre de 2025. Após sorteio do grande prêmio, um Violão Double Top Cleyton Fernandes de R$ 28 mil, serão sorteados brindes especiais, a exemplo do livro de partituras de Guinga, com as música do CD Zaboio.
(Ricardo Gilly)
Também será sorteado um kit com os CDs de Edelton Gloeden: as 12 Valsas de Fancisco Mignone; Flavio Apro: Violão Brasileiro; e Daniel Murray: Autoral. E mais a exclusiva caneca do Acervo. Tais sorteios seguem a tradição dos anos anteriores.
Em 2025, a Rifa chega ao final com 487 bilhetes registrados, em sua grande maioria adquiridos por homens. Algumas pessoas compraram vários bilhetes de uma só vez. Outras um ou dois a cada mês, reforçando a ideia de colocar na rua um projeto de financiamento coletivo recorrente para o site. Assim, os sorteios (entre outras coisas) podem se tornar uma recompensa para quem passou o ano apoiando pesquisas, produção de memória, pagamento da equipe técnica e manutenção do trabalho cotidiano do site e de suas mídias sociais.
(Cleyton Fernandes)
Sobre o sorteio
O sorteio será realizado por meio de um aplicativo digital (online) a ser testado por Thiago Abdalla, publicamente, durante o evento, para que todas as pessoas saibam como ele funciona e sintam-se seguras com o processo. O teste será feito com uma lista especial de modelos de automóveis, para evitar qualquer dúvida com relação ao sorteio do violão e dos brindes.
Feito isso, será apresentada a lista completa de concorrentes aos prêmios, com todos os nomes, número dos pedidos e quantidade de bilhetes de cada pessoa. Essa lista foi criada e alimentada diariamente durante a campanha. Ela foi rigorosamente revisada e conferida, com base no registro de todas os pedidos de compra e de todos os pagamentos feitos na loja do Acervo (via operadoras Pagar-me e Paypal) ou na conta bancária da empresa Produções do Tempo / Acervo Violão Brasileiro.
Transparência e controle externo
Como medida para garantir a transparência do processo e o controle externo, o Acervo enviou, na quinta-feira (20/03), para o e-mail informado pelos(as) compradores(as) no ato da compra dos bilhetes, a lista completa das pessoas que estão participando da Rifa. Na ocasião foi solicitado que conferissem a lista e que fizessem contato conosco em caso de dúvida ou divergência.
Recomendamos a quem ainda não abriu o e-mail que acesse as diversas caixas de mensagem e que confiram seus dados. Pedimos também que esse contato, se necessário alguma correção, seja feito até hoje (sexta 21/03) para que sejam tomadas as provid6encias devidas.
Entrega do violão e dos brindes
Na segunda-feira (24/03) a equipe do Acervo entrará em contato com os(as) ganhadoras para combinar a entrega do violão e dos brindes. Destacamos que as regras para envio do violão a compradores(as) residentes no Brasil ou exterior, pagamento de frete, etc., foram divulgadas no início da campanha, na Loja do Acervo e também no Blog.
Reiteramos nossos agradecimentos a quem decidiu entrar na Rifa e pelo retorno positivo no acesso aos “Aulões do Acervo” que colocamos à disposição do grupo até o final do ano. Também foram muito elogiadas as partituras exclusivas oferecidas pelo Acervo, que poderão ser baixadas até o final de maio. Na trilha desta Rifa, recebemos comentários muito animadores de quem já conhece o Acervo e de inúmeras pessoas que somente agora, quando o site completou 10 anos, souberam de sua existência.
O que podemos dizer, senão: aproveitem! Visitem o site, sua biblioteca, o dicionário, assistam as aulas e os vídeos, façam os cursos, leiam as notícias no blog, pesquisem, entrem na loja... A música brasileira para violão é uma das melhores do mundo e nos dá muita alegria contribuir para promovê-la e preservar sua memória.