Projeto online reúne 30 violonistas tocando a integral de Villa-Lobos
Por Fábio Carrilho
(Especial para o Acervo Violão Brasileiro)
Neste ano de pandemia, diversos projetos colaborativos online de gravações à distância têm sido realizados por violonistas mundo afora. A Brazilian Classical Guitar Community (BCGC), organizada pelos violonistas Octávio Deluchi e Nicolas Porto Silva e as violonistas Camilla Silva e Gabriele Leite, é um coletivo que visa o compartilhamento de projetos de gravação de repertórios brasileiros para violão durante o período de distanciamento social. O primeiro deles envolve a gravação da obra integral de violão de Heitor Villa-Lobos (1887-1959) e será lançado na sexta-feira (21/08) das 20h às 22h, nos canais do YouTube e do Facebook do grupo.
O projeto conta com 30 violonistas brasileiros residentes no país e no exterior tocando, cada um deles, uma obra de Villa-Lobos a partir de suas casas. As gravações, que não possuem fins lucrativos ou comerciais, foram feitas com equipamentos próprios de cada artista. “A ideia é termos mais um registro de produção na quarentena”, diz Octávio Deluchi, que reside desde 2019 nos Estados Unidos, onde é professor assistente e mestrando pela Universidade de Radford, na Virgínia.
(Fábio Zanon / crédito: Elisa Gaivota_Acervo Violão Brasileiro)
No vídeo de formato único estarão reunidas todas as contribuições, com as obras previamente comentadas, as quais seguem uma ordem a partir de um critério estético: Choros, 5 Prelúdios, Suíte Popular Brasileira, 12 Estudos, além da Valsa de Concerto no.2 e a Cadência do Concerto para Violão. “Os primeiros vídeos serão do Fábio Zanon e da Flávia Toni fazendo um panorama geral sobre a obra e a estética do Villa para logo depois o Franciel Monteiro tocar o Choros nº 1. É como se fosse um concerto com a obra integral tocado por 30 pessoas e com comentários”, explica Deluchi.
Fazem parte deste primeiro projeto da BCGC nomes consagrados do violão clássico nacional, como Eduardo Meirinhos, Everton Gloeden, Gilson Antunes, Maria Haro, além do próprio Fábio Zanon. E também artistas em ascensão, como Anna Leone, Bruno Madeira, Felipe Garibaldi, Gabriele Leite, entre outros (veja lista completa de violonistas abaixo).
(Octávio Deluchi / crédito: Guilherme Bergamini)
Na programação da BCGC será incluído de última hora uma homenagem a Julian Bream, morto na sexta-feira (14). Por sinal, o Acervo está publicando uma série de artigos e cartas sobre o legado, influência e biografia do violonista britânico. O primeiro texto publicado exclusivamente pelo Acervo sobre Julian Bream é assinado pelo músico integrante do Quaternaglia e crítico Sidney Molina. Em seguida serão veiculados textos de Gilson Antunes e do professor e violonista Luciano Morais.
Vicente Paschoal e João Luiz Rezende
Duas novas edições de projetos colaborativos organizadas pela BCGC já estão encaminhadas, sendo que uma será dedicada à obra de Vicente Paschoal, ainda para o mês de agosto, e a outra com composições de João Luiz Rezende Lopes, do Brasil Guitar Duo, para setembro. Segundo Deluchi, tais projetos terão o mesmo formato, com a gravação das obras e seus respectivos comentários, porém serão quantitativamente menores.
Do Paschoal, serão apresentados os 7 Prelúdios e as 5 Dedicatórias, com comentários do luthier, designer e escritor Ricardo Dias e dos violonistas Luís Carlos Barbieri e Lucas Félix, que conhecem de perto a obra de Vicente, além de um elenco de violonistas gravando. “Do João Luiz, vamos fazer os 4 Prelúdios, que serão tocados pelas quatro pessoas envolvidas na plataforma, isto é, eu, Nicolas Porto Silva, Camilla Silva e Gabriele Leite”, antecipa Deluchi.
Ainda estão nos planos da BCGC edições de projetos colaborativos envolvendo as obras de outros compositores brasileiros. “Nossa ideia é de que a cada novo vídeo consigamos envolver diferentes pessoas e disseminar diferentes obras de compositores brasileiros. Não será um coletivo perene, mas uma plataforma para organizar lançamentos nessa época de distanciamento social. A ideia é incentivar e animar as pessoas”, finaliza.
(Vicente Paschoal)
Programa Villa-Lobos Integral - sexta-feira (21/08) das 20h às 20h
Abertura
Apresentação Choros - Flavia Toni
Choros nº1 - Franciel Monteiro
Apresentação Prelúdios - Eduardo Meirinhos
Prelúdio nº 1 – Ederaldo Sueiro
Prelúdio nº 2 – Octávio Deluchi
Prelúdio nº 3 – Plínio Fernandes
Prelúdio nº 4 – Walmor Boza
Prelúdio nº 5 – Jéfrey Andrade
(João Luiz Rezende)
Apresentação Suite Popular Brasileira - Flávia Prando
Mazurka-Chôro – Rafael Bogea
Scottish-Chôro - Fábio Scarduelli
Valsa-Chôro – Maria Haro
Gavota-Chôro – Anna Leone
Chorinho – Miguel Mandelli
(Maria Haro)
Apresentação Estudos - Gilson Antunes
Estudo nº 1 – Lucas Correia Lima
Estudo nº 2 – Huayma Tulian
Estudo nº 3 – Neil Yonamine
Estudo nº 4 – Everton Gloeden
Estudo nº 5 – Bruno Madeira
Estudo nº 6 – Vitor Noah
Estudo nº 7 – Gustavo Silveira Costa
Estudo nº 8 – Camilla Silva
Estudo nº 9 – Eduardo Gutterres
Estudo nº 10 – Yuri Marchese
Estudo nº 11 – Gabriele Leite
Estudo nº 12 – Eric Dalles
Valsa de Concerto Nº 2 - Nicolas Porto Silva
Cadência (Concerto para Violão) - Felipe Garibaldi
Homenagem a Julian Bream
(Everton Gloeden)
Serviço:
Villa-Lobos – Obra completa para Violão solo
Violonistas participantes (em ordem alfabética): Anna Leone, Bruno Madeira, Camilla Silva, Ederaldo Sueiro, Eduardo Gutterres, Eduardo Meirinhos, Eric Dalles, Everton Gloeden, Fábio Scarduelli, Fabio Zanon, Felipe Garibaldi, Flavia Prando, Flávia Toni, Franciel Monteiro, Gabriele Leite, Gilson Antunes, Gustavo Silveira Costa, Huayma Tulian, Jefrey Andrade, Lucas Correia Lima, Maria Haro, Miguel Mandelli, Neil Yonamine, Nicolas Porto Silva, Octávio Deluchi, Plinio Fernandes, Rafael Bogea Carvalho, Vitor Noah, Yuri Marchese, Walmor Boza.
Onde assistir: canais da BCGC - Brazilian Classical Guitar Community no Youtube e no Facebook