Paulo Bellinati faz panorama de sua trajetória artística em bate papo presencial no Sesc SP
O violonista, arranjador e compositor Paulo Bellinati vai dar uma palestra presencial sobre sua trajetória artística, nesta terça-feira (18/01), das 15h às 17h, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc em SP (Rua Dr. Plínio Barreto, 285. 4º andar - Bela Vista). O encontro será mediado pelo produtor Alessandro Soares e será intercalado com exibição de vídeos, fotos e áudios históricos. As pesquisas de Bellinati sobre Garoto, os principais discos, as turnês internacionais e sua visão no processo de compor estão no roteiro desta rica e descontraída conversa. Paulo Bellinati vai mostrar ainda um pouco da sua música para orquestra e também os bastidores como diretor musical e arranjador de grandes cantoras como Gal Costa, Mônica Salmaso e Vânia Bastos. A plateia poderá interagir com perguntas e comentárioas. As vagas são limitadas a 30 pessoas.
INCREVA-SE PARA A PALESTRA CLICANDO NA IMAGEM ABAIXO
Bellinati já criou mais de 90 obras, entre clássicos do violão contemporâneo, como Pulo do Gato, Valsa Brilhante, Furiosa e Jongo. Esta última representa um capítulo à parte na sua vida por ser considerado um clássico contemporâneo do repertório violonístico internacional e já conta com mais de 100 gravações em todo mundo.
Sobre as peças orquestrais, Bellinati vai destacar o seu Concerto Antropofágico e o Concerto Caboclo para 2 violões e orquestra, gravado pelo Brasil Guitar Duo no CD The Book of Sings (Leo Brower)-Concerto Caboclo (Paulo Bellinati) com a Delaware Symphonic Orchestra regida por David Amado e recebeu indicação ao Grammy Latino de 2018 na categoria melhor álbum de música clássica.
Além de falar do seu processo de criação, Bellinati vai abordar o lado de pesquisador e arranjador, narrando um pouco sobre como resgatou e redimensionou a obra de Garoto (Annibal Augusto Sardinha) em disco e em álbum de partitura, fazendo com que tais peças se tornassem sempre presentes em salas de concertos internacionais. Bellinati vai revelar ainda curiosidades sobre os arranjos que fez sobre a música de Tom Jobim para violão solo. Tanto Garoto quanto Jobim são projetos produzidos nos Estados Unidos.
Bellinati contará também fatos engraçados sobre os arranjos para os Afro-Sambas de Baden Powell e Vinícius de Moraes, cujo CD lançou a carreira da cantora Mônica Salmaso, e o CD O Sorriso do Gato de Alice, de Gal Costa, 1994, pelo qual Bellinati ganhou o "Prêmio Sharp 94" de melhor arranjador.
No campo fonográfico, Paulo Bellinati vai mostrar os 10 discos que gravou com o Grupo Pau Brasil e os 18 CDs que lançou, tanto solo quanto em duo ao lado de nomes como Marco Pereira, Cristina Azuma e Weber Lopes.
Serviço:
Palestra: Paulo Bellinati: trajetória do compositor, arranjador e instrumentista
Data: terça-feira, 18 de janeiro 2022
Horário: 15h às 17h
Local: Centro de Formação e Pesquisa do Sesc em São Paulo (Rua Dr. Plínio Barreto, 285. 4º andar - Bela Vista, São Paulo)
Vagas limitadas a 30 pessoas