Paulo Bellinati abre nova turma para curso de iniciação ao arranjo e composição
Para atender alunos que não conseguiram se inscrever na primeira turma, cujas vagas esgotaram rapidamente, o violonista, compositor e arranjador Paulo Bellinati está abrindo uma segunda turma para o curso de Iniciação ao Arranjo e Composição. Produzido pelo Acervo Violão Brasileiro, o trabalho é dividido em oito aulas semanais de forma online e ao vivo, com 1 hora de duração, cada, por meio da plataforma Zoom. As aulas deste segundo grupo vão ocorrer às quintas-feitas, às 19h, começado na semana que vem, dia 03 de setembro.
Ainda há poucas vagas para a segunda turma. As reservas e inscrições podem ser feitas nos canais do Acervo, tanto pelo e-mail acervoviolaobrasileiro@gmail.com quanto pelo whatsapp (61) 9977 9529 ou ainda pelo messenger do Facebook e pelo Direct do Acervo no Instagram. O valor do investimento para o curso completo é R$ 420 (feito por boleto ou transferência bancária).
O programa do curso aborda cinco tópicos. O primeiro deles é sobre a Partitura de Violão, no qual Bellinati trata de escrita, música vocal e notação a quatro vozes, a relação entre redução para piano e redução para violão. Ulizando os corais de Bach, ele exercita o uso do violão como instrumento do arranjador.
O segundo tópico é a Rotina para o Arranjo. Nesse momento cada aluno escolhe uma canção. Em seguida, trabalha uma partitura guia, analisa a música para reconhecer momentos especiais, entre outros aspectos. E amplia o pensamento orquestral quatro planos (melodia, acordes, baixo e rítmicas).
O passo seguinte é a Estruturação do Arranjo. Bellinati vai ajudar como escolher tonalidade, montar o esquema gráfico da forma original (intro, tema, interlúdio, improviso e coda). E na sequência, a idealização de uma nova forma para o arranjo a ser criado (possibilidades-ideias) e estabelecer as tonalidades de cada parte. Nesse bloco também será feita em sala de aula virtual uma audição comentada de algum arranjo conhecido de Bellinati.
A partir do quarto tópico, Bellinati vai mostrar a Rotina Para a Composição. Qual caminho escolher - visão “aérea” e objetivo emocional. Como adequar ideias a um gênero formal conhecido (choro, blues, samba, baião, etc).
Como ponto de partida, será trabalhada a criação de uma canção ou micropeça na sua forma básica (melodia e cifra), que servirá para o desenvolvimento da composição: re-harmonização, tema e variações, improviso escrito, entre outras técnicas composicionais.
Neste momento está prevista a audição de Jongo, que é uma das peças de Bellinati mais tocadas no mundo. A audição inclui a projeção da partitura e partes comentadas.
Por fim, o curso prevê o tópico Estruturação da Composição. Como criar Introdução e coda, como definir o número de compassos e calcular a duração da peça. Se a obra terá improviso, interlúdio e/ou variações. E o uso da escordatura como possibilidade de outras afinações, tanto para o arranjo quanto para a composição.