Voltar

Paulo Bellinati abre nova turma do curso de arranjo e composição

Postado em Cursos, workshops e palestras em 03/03/2022

(Paulo Bellinati)

O aclamado curso de arranjo e composição com Paulo Bellinati, em formato online ao vivo, está voltando. Após um período indisponível, em breve serão abertas inscrições para uma nova turma, com vagas bem limitadas. Bellinati deverá dar aulas de 28 de março e até 16 de maio, sempre às segundas-feiras, das 19h às 20h30. Vão ser oito encontros ao todo, com duração de 1h30 cada um, formando uma carga horária de 10 horas. O curso garante certificado emitido pelo Acervo Violão Brasileiro.

TIRE SUAS DÚVIDAS E FAÇA PRÉ-RESERVA VIA WHATSAPP. CLIQUE!

Embora as aulas sejam ao vivo, nas quais os alunos conversam diretamente com o mestre, é possível assistir às aulas gravadas pelo Zoom em outro dia e horário, seja para revisar ou para repor determinado dia em que o aluno não conseguir assistir à aula. Mas vale frisar que esses cursos não são vídeo-aulas. E a melhor maneira de aproveitar o aprendizado é interagir diretamente com os professores de forma ao vivo. E mais: um dos grandes diferenciais deste curso é que Bellinati analisa um por um TODOS os exercícios dos alunos e repassa uma série de orientações e comentários para cada email. Ao mesmo tempo, o curso admite estudantes como ouvintes e não é obrigatório fazer tarefas.

O valor do investimento para o curso de Paulo Bellinati é de R$ 520, que pode ser adquiridos na loja do Violão Brasileiro em até 12x no cartão de crédito. Ou seja, dividindo as 10 horas de carga horária, equivale a R$ 52 pela hora da aula com esse grande nome do violão mundial ao vivo. Serão aceitas compras de pessoas que residem no exterior via PayPal, tanto via depósito quanto por cartão de crédito. 

As inscrições começam na próxima semana mas as reservas já podem ser feitas nos canais do Acervo, pelo telefone e whatsapp (61) 97615-8514 e por e-mail contatos@violaobrasileiro.com

O programa do curso aborda cinco tópicos. O primeiro deles é sobre a Partitura de Violão, no qual Bellinati trata de escrita, música vocal e notação a quatro vozes, a relação entre redução para piano e redução para violão. Ulizando os corais de Bach, ele exercita o uso do violão como instrumento do arranjador.

O segundo tópico é a Rotina para o Arranjo. Nesse momento cada aluno escolhe uma canção. Em seguida, trabalha uma partitura guia, analisa a música para reconhecer momentos especiais, entre outros aspectos. E amplia o pensamento orquestral quatro planos (melodia, acordes, baixo e rítmicas).

O passo seguinte é a Estruturação do Arranjo. Bellinati vai ajudar como escolher tonalidade, montar o esquema gráfico da forma original (intro, tema, interlúdio, improviso e coda). E na sequência, a idealização de uma nova forma para o arranjo a ser criado (possibilidades-ideias) e estabelecer as tonalidades de cada parte. Nesse bloco também será feita em sala de aula virtual uma audição comentada de algum arranjo conhecido de Bellinati.

A partir do quarto tópico, Bellinati vai mostrar a Rotina Para a Composição. Qual caminho escolher - visão “aérea” e objetivo emocional. Como adequar ideias a um gênero formal conhecido (choro, blues, samba, baião, etc).

Como ponto de partida, será trabalhada a criação de uma canção ou micropeça na sua forma básica (melodia e cifra), que servirá para o desenvolvimento da composição: re-harmonização, tema e variações, improviso escrito, entre outras técnicas composicionais.

Nesse momento está prevista a audição de Jongo, que é uma das peças de Bellinati mais tocadas no mundo. A audição inclui a projeção da partitura e partes comentadas.

Por fim, o curso prevê o tópico Estruturação da Composição. Como criar Introdução e coda, como definir o número de compassos e calcular a duração da peça. Se a obra terá improviso, interlúdio e/ou variações. E o uso da escordatura como possibilidade de outras afinações, tanto para o arranjo quanto para a composição.

 

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.