Voltar

Partitura inédita de Sérgio Abreu sobre tema de Sor é lançada pelo Elipsoidal Guitar Trio

Postado em Lançamentos em 21/06/2024

Partitura inédita de Sérgio Abreu sobre tema de Sor é lançada pelo Elipsoidal Guitar Trio - Foto: Sérgio Abreu
(Sérgio Abreu)

Da Redação

O Elipsoidal Guitar Trio lançou nesta semana o álbum digital de partituras Fernando Sor – Introdução, Tema e Variações Op.9 sobre um tema da “Flauta Mágica” de Mozart (Das Klinget so herrlich) – Arranjo Sérgio Abreu. É uma edição inédita e histórica do arranjo livre de Sérgio Abreu sobre as Variações Sobre um Tema da Ópera A Flauta Mágica op. 9, de Fernando Sor (1778-1839). Organizado por Breno Chaves, o álbum digital tem 48 páginas em formato PDF, com textos de Luciano Morais e Ricardo Dias e a grade completa para trio de violões e mais as partes de cada instrumento, em editoração do Elipsoidal, e publicado pela editora do Acervo. Este produto está sendo vendido em preço simbólico (R$ 8,90), cuja arrecadação é destinada a custear a produção do projeto, como editoração, edição, diagramação, projeto gráfico e divulgação.

CLIQUE E SAIBA MAIS SOBRE ESTE LIVRO DIGITAL

Como destaca Luciano na apresentação do livro, o material ficou na gaveta de Sérgio Abreu por mais de 52 anos. Até os manuscritos serem descobertos pelo próprio Luciano, e finalmente agora estão reunidos e disponíveis na publicação. Para ouvir este arranjo, convidamos todo mundo para assistir ao videoclipe com a interpretação do Elipsoidal Guitar Trio (que além de Breno, é formado também por Vinícius Brandão e Fábio Bartoloni). E, claro, melhor ainda é se inscrever no canal do trio no Youtube.

Na quinta-feira (20/06) os integrantes do trio marcaram o lançamento do videoclipe e do álbum de partituras durante o concerto comentado que fizeram no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc em São Paulo. De acordo com o release do evento, o opus 9 de Fernando Sor (1778-1839) é uma das obras mais tocadas e conhecidas da história do violão. “Trata-se de um tema com variações baseado em Das Klinget so Herrlich, tema que está na ópera A Flauta Mágica, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)”.

O release ainda destaca: “Escrita por Sor numa época que o violão estava se estabelecendo como instrumento de seis cordas simples e com a afinação padrão que perdura até hoje, a peça é um exemplar da perfeição formal do classicismo musical, tornando-se emblemática pela maneira clara e precisa com que o compositor maneja o material musical, representando o repertório violonístico dentro do contexto histórico na qual se insere”.

Sérgio Abreu (1948-2023) marcou a história do violão dos séculos XX e XXI através de seu trabalho como intérprete e luthier. Ele também fez várias transcrições e arranjos, notadamente com o objetivo de expandir o repertório para duo de violões, para ser tocado com seu irmão Eduardo (Duo Abreu). Quase um século e meio após Sor, o então jovem Sérgio Abreu arranjou a peça para trio de violões para tocar com Eduardo e seu avô e professor Antônio Rebello.

Na visão dos integrantes do Elipsoidal Guitar Trio, esta publicação é, na verdade, o que podemos chamar de recomposição, pois Sérgio altera a tonalidade, a ordem das variações, acrescenta linhas de contraponto e o próprio tema original de Mozart, algo não feito por Sor, por exemplo. “O trabalho feito por Sérgio Abreu no opus 9 de Sor certamente coloca a obra no mesmo patamar das melhores obras de câmara da Primeira Escola de Viena, e agora estará disponível em edição feita pelo Trio Elipsoidal a partir do manuscrito, em parceria com o Acervo Violão Brasileiro”.

Partitura inédita de Sérgio Abreu sobre tema de Sor é lançada pelo Elipsoidal Guitar Trio - Foto: Fernando Sor

(Fernando Sor)

Sobre o organizador

O organizador desta publicação é o violonista e professor Breno Chaves,  que já atuou em importantes eventos como a Mostra de Violão do Masp, Festival Sesc Internacional de Violão, Festival Villa-Lobos no Rio de Janeiro e Festival Internacional de Música do Pará. No exterior, destacam-se a premiação no IV Concurso y Festival de Guitarra de Havana, o Festival de Guitarra de Montevidéu e nos Estados Unidos a participação nas séries Guitarists of the World, Friends of Music, The American Guitar Society Concerts Series e Forth Worth Classical Guitar Society.

Foi finalista do Prêmio Sharp de Música (1996) e recebeu o Prêmio Carlos Gomes da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo com o CD Antique. Gravou cinco CDs entre eles Forrobodó lançado na Europa pelo selo ECM com músicas de Egberto Gismonti e Paulo Bellinati.

Desde 2003, atuou como membro do Quarteto TAU de violões, com quem gravou o CD Brasileiro e  Cordas Brasileiras, esse com produção de Paulo Bellinati e com textos de Egberto Gismonti. Em 2011, foi o autor do Livro Didático para Violão com versões para alunos e professores, para o Projeto Guri do Estado de São Paulo.

Em 2013, fez sua estreia na Europa com destaque para o concerto na prestigiada sala Saint Martin in the Fields em Londres e na Cambridge University. De 2014 a 2016, participou da série de concertos na LMS - Levende Musik i Skolen na Dinamarca, com mais de 40 concertos em diversas cidades desse país. Em 2020, lançou o álbum solo, 80´S RECORDS, com repertório variado, com obras de compositores da Renascença, Barroco e do compositor Manuel Ponce. Atualmente é membro fundador do Elipsoidal Guitar Trio.

Partitura inédita de Sérgio Abreu sobre tema de Sor é lançada pelo Elipsoidal Guitar Trio - Foto: Breno Chaves - Crédito: Gal Oppido

(Breno Chaves - Foto: Gal Oppido)

Sobre o Elipsoidal Guitar Trio

Fundado em 2018, o Trio Elipsoidal foi criado com o objetivo de divulgar a música brasileira de concerto para trio de violões, através de um repertório inédito e de obras já consagradas para essa formação. Atualmente o Trio é composto pelos violonistas Breno Chaves, Fábio Bartoloni e Vinícius Brandão.

O Trio fez sua estreia na série de música de câmara da Catedral da Sé, onde estreou a obra Introdução, Tema e Variações Opus 9 de Fernando Sor, em arranjo inédito para trio do violonista Sérgio Abreu. Desde então, vem se apresentando em diversos concertos nas principais salas do país.

Em 2019, participou do projeto Concerto em homenagem a Sérgio Roberto de Oliveira, com uma das primeiras audições da sua obra 18 Strings. Ainda nesse ano, realizou um concerto para o Departamento de Música da UNESP e no Festival de Violões do Conservatório Villa Lobos seguido de um masterclass e atividade didática para os alunos.

Partitura inédita de Sérgio Abreu sobre tema de Sor é lançada pelo Elipsoidal Guitar Trio - Foto: Breno Chaves, Fábio Bartoloni e Vinícius Brandão. Integrantes do Elipsoidal Guitar Trio - Crédito: Gal Oppido

(Breno Chaves, Fábio Bartoloni e Vinícius Brandão. Integrantes do Elipsoidal Guitar Trio)

Em 2020, fez o lançamento do EP Elipsoidal plays Barbieri and Schneiter, com a estreia mundial da obra Suíte Baiana Nº 2 de Fred Schneiter, disponível nas principais plataformas digitais, além das estreias de obras de Geraldo Ribeiro entre outros.

Ainda em 2020, o Trio produziu uma série de vídeos no seu canal no YouTube, com destaque para a homenagem ao violonista Geraldo Ribeiro, no projeto “Tocando com Geraldo Ribeiro”, com uma composição de sua autoria, além de diversas Lives com entrevistas para Academia Livre de Violão com Juliana Oliveira e Violão para Todos com Ricardo Dias.

Em 2022, foi lançado o Single 18 Strings registrado em áudio e vídeo nas principais plataformas digitais, além de apresentações na XVIII Mostra Fred Schneiter, Café Concerto, ambas no Rio de Janeiro, em São Paulo, no Centro de Música Brasileira, com a curadoria da pianista Eudóxia de Barros e no Espaço Cultural Frederico Lawitschka em Mogi. Em 2023, o Trio realizou uma série de concertos na unidades do SESC na capital e interior e tambem recitais junto ao clarinetista italiano Luca Luciano com convidado.

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.