Jornada do Violão UFRJ homenageia Marco Pereira em palestra e concerto
(Marco Pereira em ensaio do show Acordes do Rádio, 2010, CCBB Rio - foto Thaís Gallart / Acervo Violão)
Por Fábio Carrilho
Dentre os eventos violonísticos brasileiros de julho, um dos mais celebrados é a segunda edição da Jornada do Violão, que volta a acontecer nesta quarta-feira (14/07), Tendo como homenageado Marco Pereira, figura emblemática do violão brasileiro, a Jornada terá uma programação online dedicada às diversas facetas da carreira do músico, que completou 70 anos no ano passado, incluindo não apenas suas atividades de intérprete, compositor e arranjador, mas também seus trabalhos didáticos. O evento será transmitido das 14h às 19h, pelo Youtube do Núcleo de Estudos do Violão (NEV). Inscrições aqui
CLIQUE ABAIXO PARA ASSISTIR À PRIMEIRA PARTE DO EVENTO
Organizada pelo Núcleo de Estudos do Violão, grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-graduação em Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a ideia da jornada é fazer um dia intensivo com diversas atividades, palestras, concertos, mesa redonda e comunicações, afirma a violonista, pesquisadora e professora da UFRJ Márcia Taborda, idealizadora da Jornada e coordenadora artística do evento deste ano ao lado dos violonistas Marcello Gonçalves e Zé Paulo Becker. "Tudo foi pré-gravado. Achamos mais seguro. No entanto, por volta das 16:30, antes dos concertos, haverá um momento ao vivo comigo, Marco Pereira, Marcello Gonçalves e Zé Paulo Becker para bate-papo com o público", revela Taborda.
CONFIRA ABAIXO MARCO PEREIRA EM BATE PAPO AO VIVO
A programação, que inicia às 14h, abre com uma entrevista de Taborda com o violonista e compositor Paulo Bellinati, a qual foi organizada no formato de palestra, sobre o tema Marco Pereira e o Violão no Brasil. "Busquei pontuar aspectos comuns à carreira do Marco Pereira e do Paulo Bellinati, situando-as no contexto histórico, da cidade de São Paulo, do Brasil e da experiência internacional deles", antecipa.
(Márcia Taborda)
Na sequência, a própria Taborda coordena a série de comunicações, compostas por quatro trabalhos feitos a partir de dissertações de mestrado, dedicadas à obra de Pereira. Uma delas é a pesquisa A obra de Marco Pereira para Violão: uma simbiose de diferentes vertentes, feita pelo violonista Rafael Thomaz. O outro trabalho intitula-se Características interpretativas de Dilermando Reis e Marco Pereira sobre a obra Magoado, escrito por Júlio Lemos. O debate inclui ainda as dissertações Arranjos para violão solo de Marco Pereira, de Carlos Giovanny, e Um violão malandro: reflexões sobre duas composições de Marco Pereira, feita por Marco Teruel.
(Marcello Gonçalves - crédito: Elisa Gaivota / Acervo Violão)
O primeiro bloco da programação se encerra com a apresentação de depoimentos de alunos do Marco Pereira e com uma entrevista do músico cedida a Marcello Gonçalves.
Após o intervalo e o bate-papo ao vivo, com a presença do homenageado e que prevê a participação do público, terá início a série de recitais, cuja curadoria foi realizada por Zé Paulo Becker juntamente com Marco Pereira. "São vídeos pré-gravados, alguns deles já estavam disponíveis, de diversos grandes artistas brasileiros, além do professor da Universidade de Melbourne, Ken Murray", comenta Taborda sobre as atrações, que terão a presença de figuras ilustres como Yamandu Costa, Fábio Zanon, Eduardo Isaac, Paulo Martelli, entre outros, tocando obras de Marco Pereira.
Sobre os planos futuros envolvendo a Jornada, Taborda diz que o evento irá continuar, porém ainda não pode precisar quando será a próxima edição. "Acho que vou diminuir esse espaço de tempo. Ainda não temos o tema para próxima", revela. No entanto, comemora a importância de sua retomada no momento atual. "Acho importante retomarmos a Jornada por vários motivos, principalmente pela Universidade e a Pesquisa Brasileira terem sido tão afetadas por esse governo. É importante que a gente se mantenha ativo fazendo nosso trabalho, conectando com a sociedade, compartilhando cultura, arte, música", complementa.
Serviço
Data: quarta-feira 14 de julho de 2021.
Horário: das 14h às 19h
Local: Youtube do Núcleo de Estudos do Violão (NEV)
* Os inscritos receberão certificados
Programação
início: 14h00
ABERTURA:
Profa. Dra. Marcia Taborda – (Coordenadora do NEV/ UFRJ) 2’00
PALESTRA: Marco Pereira e o violão no Brasil 15' + 23' Paulo Bellinati (violonista, compositor)
COMUNICAÇÕES: A OBRA DE MARCO PEREIRA NA PRODUÇÃO ACADÊMICA
Rafael Thomaz - A obra de Marco Pereira para Violão: uma simbiose de diferentes vertentes.
Julio Lemos – Características interpretativas de Dilermando Reis e Marco Pereira sobre a obra Magoado.
Carlos Giovanny - Arranjos para violão solo de Marco Pereira.
Marco Teruel – Um violão malandro: reflexões sobre duas composições de Marco Pereira
Mediador: Dra. Marcia Taborda (UFRJ)
DEPOIMENTOS:
A ATUAÇÃO DE MARCO PEREIRA COMO PROFESSOR DA ESCOLA DE MÚSICA DA UFRJ: Marcello Gonçalves entrevista Marco Pereira e alguns de seus ex-alunos
[BATE PAPO AO VIVO]