I Festival de 7 Cordas é destaque neste domingo (12/01) em São Paulo com transmissão online
(Gian Correa / Crédito: Renato Freixeda)
Por Alessandro Soares
Já se sabe que o violão 7 cordas tem linguagem única no Brasil, sem paralelo no mundo. Mas embora cative mais interessados a cada dia, o instrumento precisa de mais visibilidade e espaços de ensino. Decidido a difundir os segredos dos grandes mestres, o violonista e compositor Gian Correa criou o I Festival de 7 Cordas, que ocorre neste domingo (12/01), das 10h às 18h, na Casa de Cultura Os Capoeira (R. Belmiro Braga, 186 - Pinheiros, São Paulo). Além dele, o evento reúne outros grandes craques: Rogério Caetano, Carlinhos 7 Cordas e Luizinho. E o melhor: quem estiver fora de São Paulo pode se inscrever e participar online.
A proposta é facilitar a trilha para o músico saber o que, de fato, está fazendo enquanto toca 7 cordas. A série de workshops e masterclasses começa às 10 horas com Gian, que vai oferecer exercícios de técnica e aula de teoria e ouvido. “Vou tirar uma música junto com os alunos, explicando tecnicamente como funciona. Porque, na verdade, a grande bagagem a gente adquire de ouvido. Em seguida, convidarei alguns deles para tocar e vou analisar e fazer sugestões. Às vezes o problema de um aluno é o mesmo de vários outros”, explica Gian ao Acervo.
(Rogério Caetano / crédito: Elisa Gaivota)
Escalas modernas e levadas de samba
Ainda pela manhã, Rogério Caetano vai esmiuçar a linguagem, as baixarias e as escalas modernas aplicadas ao violão de 7 cordas. Criador de um método divisor de águas no ensino do instrumento, Rogerinho também reservará um bom tempo junto com Gian para perguntas e respostas. E às 14h, eles fazem um pequeno show em dueto com peças do excelente CD 7,
Em seguida, Carlinhos vai promover um bate-papo com os participantes e dará aula sobre levadas no samba e aplicação das baixarias, além de um pocket show junto com o cantor Edinho Silva.
(Carlinhos 7 Cordas)
Encerrando a programação, Luizinho 7 Cordas dará sequência à série de bate-papo e à masterclass sobre aplicação de arpejos e escalas e o violão 7 cordas no choro. Com Luizinho, Gian vai buscar um lado dele pouco explorado, pois se trata de um grande mestre que tem um método de ensino via partitura.
“É curioso porque a linguagem do violão 7cordas requer muito mais do que decorar o que está escrito. É algo totalmente improvisado. O músico tem de aprender como aplicar as frases, as conduções e outros recursos do 7 cordas em outras músicas. Saber tocar de um jeito, depois fazer de outro, poder criar, etc. Então, queremos extrair do Luizinho como ele pensa na hora de criar as baixarias e explorar sua linguagem e não o que ele está acostumado a ensinar com partitura”, destaca Gian.
(Luizinho 7 Cordas / Crédito: Elisa Gaivota)
Edições anuais
Para Gian, o desejo de reunir juntar os caras de 7 cordas que ele sempre ouviu e se inspirou num só festival é sonho antigo. A meta é produzir uma edição por ano. “Nessa primeira, estamos fazendo na raça, com a colaboração dos amigos violonistas, produzindo, correndo atrás. Começamos de forma mais simples, com um dia. Mas nas próximas edições, quem sabe, ampliaremos para dois, três dias ou até uma semana de programação, junto com outras atividades que não sejam só de 7 cordas específicamente”, prevê.
Programação:
Manhã
10h – Abertura
Gian Correa
10h15 - Exercícios de técnica
10h30 - Teoria e Ouvido
11h - Masterclass
Rogério Caetano
11h30 - Baixaria e a linguagem do 7 cordas
12h - Escalas Modernas no 7 cordas
12h30 - Perguntas e dúvidas (Rogério Caetano e Gian Correa)
13h – Almoço
Tarde
14h - Pocket Show (Rogério Caetano e Gian Correa)
Carlinhos 7 Cordas
14h30 - Bate-papo
14h45 - Levadas no samba
15h15 - Baixarias do Carlinhos
15h45 - Pocket Show Carlinhos 7 Cordas e Edinho Silva
Luizinho 7 Cordas
16h15 - Bate-papo
16h30 - 7 Cordas no Choro
17h - Aplicação de Arpejos e Escalas
17h30 - Pocket Show Luizinho 7 Cordas e Milton Mori
18h - Fim