Voltar

Guinga, Maogani, Maria Haro e Marco Lima abrem nova temporada da série Violões em Copa

Postado em Shows em 21/03/2025

(Guinga - Foto: Elisa Gaivota)

Da redação

A série Violões em Copa vai abrir sua temporada 2025 nesta quarta-feira (26/03), às 19h, no Espaço Abu com o recital que vai reunir quatro atrações: Guinga, Maogani, Maria Haro e Marco Lima. O evento marca os 10 anos de atividades do Acervo Violão Brasileiro, considerada a maior plataforma de internet dedicada ao tema em idioma português, e de acesso gratuito. O elenco reunido dialoga fortemente com o projeto, mesmo antes de ter entrado no ar. Os ingressos já estão esgotados há duas semanas.

Já a programação da Violões em Copa, apesar de ter surgida há apenas dois anos, já se tornou tradição e um dos polos mais relevantes do violão de concerto no Brasil. Nas duas primeiras temporadas, a série recebeu destacados violonistas de várias partes do país e do cenário internacional, mesclando nomes consagrados e jovens talentos. O aconchegante teatro do Espaço Abu, que tem acústica privilegiada fica localizado na Av Nossa Senhora de Copacabana, 249, Loja E, próximo do metrô Cardeal Arcoverde.

INGRESSOS ESGOTADOS

Um dos maiores compositores populares brasileiros, tendo sua música gravada por grandes músicos internacionais, o carioca Guinga vai tocar e cantar temas de seus discos recentes, a exemplo de Meu Pai e Anjo de Candura. Mas vai dar espaço também a melodias de CDs anteriores, que nem a valsa Igreja da Penha e a capoeira Contenda. Será a primeira vez que Guinga subirá ao palco do Violões em Copa.

Na mesma noite, quem também se apresenta é quarteto de violões Maogani, formado por Carlos Chaves (violão requinto), Diogo Sili (violão de 7 cordas), Lucas Gralato (violão de 6 cordas) e Paulo Aragão (violão de 8 cordas). O grupo vai interpretar peças do elogiado CD Autoral, como Aconchegado, Vulgivaga, Nashca e Copas Fora. Com arranjos de assinatura única e de uma riqueza musical incrível, o Maogani traz neste repertório, composto pelos próprios integrantes, um pouco dos seus 30 anos de estrada.


(Maria Haro e Marco Lima)

Idealizadora e uma das curadoras da série Violões em Copa, a grande violonista Maria Haro fará a abertura do recital, interpretando o mexicano Manuel Ponce (Scherzino Mexicano), Villa-Lobos (O Trenzinho do Caipira, no arranjo de Arthur Verocai) e Edu Lobo e Chico Buarque (Beatriz, arranjada por Marco Pereira).

Em seguida, seu colega de curadoria, o premiado virtuose Marco Lima reservou para a noite uma peça de Vera de Andrade (Chororô). Outra do jovem violonista chileno Javier Contreras (Apunte sobre Gracias a la Vida de Violeta Parra). E ainda a famosa peça do espanhol Esteban de Sanlucar (Panaderos Flamencos), consagrada por Paco de Lucia.

(Quarteto Maogani)

Para o diretor do Acervo Violão Brasileiro, Alessandro Soares, os artistas que vão se reunir na noite de 26 de março têm relação muito forte com o surgimento e evolução do portal. “Quando ele entrou noar em 2014, muita gente me perguntava como o projeto se firmou tão rapidamente. Mas desde 2009, Guinga me dava dicas de produção de shows. Com o Maogani eu trabalho desde 2010. Por sinal um dos integrantes – Carlos Chaves – é o coordenador de partituras do site”.

Sobre Maria Haro, Alessandro recorda quando ela o apresentou ao compositor Nicanor Teixeira, em 2012. “Maria é uma incrível professora informal pra mim sobre esse universo do violão brasileiro, além de ter permitido que eu fizesse uma inesquecível farra com o genial Sérgio Abreu”, enumera. E o Acervo tem acompanhado de perto a trajetória de Marco Lima, seja na carreira solo, ou como integrante de projetos camerísticos.

Programa do recital

MARIA HARO

Manuel Ponce  . Scherzino Mexicano

Edu Lobo/ Chico Buarque  . Beatriz -Arr. Marco Pereira

H. Villa-Lobos  .O Trenzinho do Caipira . Arr. A. Verocai

MARCO LIMA

Javier Contreras . Apunte sobre Gracias a la Vida de Violeta Parra

 Vera de Andrade -.Chororô

-Esteban de Sanlucar . Panaderos Flamencos

MAOGANI

Carlos Chaves e Diogo Sili . Aconchegado

Paulo Aragão    .Vulgivaga

Sérgio Valdeos  . Nashca

Lucas Gralato   .Copas fora

GUINGA

Guinga e Aldir Blanc   .Igreja da Penha

Guinga e Thiago Amud  .Contenda

Guinga     .Meu Pai

                 .Anjo de Candura

                 .Choro Breve

Serviço:

Recital Acervo Violão Brasileiro 10 Anos

Atrações: Guinga, Maogani, Maria Haro e Marco Lima

Quando: 26 de março 2025 (quarta-feira)

Local: Espaço Abu (Av Nossa Senhora de Copacabana, 249, Loja E, Copacabana). Próximo do metrô Cardeal Arcoverde.

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.