Francis Hime e Paulo Bellinati realizam cursos em fevereiro. inscrições abertas
(Francis Hime ao violão ao lado de Chico Buarque)
Já estão abertas as inscrições para as novas turmas dos cursos de Francis Hime e de Paulo Bellinati sobre arranjo e composição. São encontros online, ao vivo pela plataforma Zoom e produzidos com exclusividade pelo Acervo. Com conteúdo mais focado no violão, o curso de Paulo Bellinati começará em 1 de fevereiro e vai até 29 de março, sempre às segundas-feiras, às 19h. Vão oito aulas ao todo, com duração de 1h15 cada um, formando uma carga horária de 10 horas. O valor do investimento para o curso completo é de R$ 475.
Já o curso de Francis Hime tem início no dia 2 de fevereiro e vai até 2 de março, no horário das 19h às 21h, às terças-feiras. Ele aborda o tema de composição e arranjo com público de músicos, cantores e interessados em história da MPB e processos criativos. Serão quatro encontros com duração de duas horas, cada, num total de 8 horas de carga horária. O valor é de R$ 510. Ambos os cursos, que tiveram salas esgotadas ano passado, agora podem ser adquiridos na loja do Violão Brasileiro em até 12x no cartão de crédito.
Para quem deseja tirar dúvidas antes de se matricular pode falar com a produção dos cursos pelo whatsapp (11) 97615-8514 ou pelo e-mail acervoviolaobrasileiro@gmail.com. E alunos que já fizeram outros cursos produzidos pelo Acervo terão desconto.
Segundo módulo Francis Hime
Para este segundo módulo do curso, Francis Hime vai desenvolver suas ideias e compartilhar seus conhecimentos com foco em determinada canção composta por ele, mas diferentes das que ele mostrou na primeira turma, ocorrida em 2020. Dessa maneira, o tema central da Aula 1 (02/02) será Passaredo (feita em parceria com Chico Buarque). No encontro seguinte (dia 09/02), o tema central vai ser Parceiros (que tem letra de Milton Nascimento). Já a terceira aula, em 23 de fevereiro, será dedicada ao tema Lua de Cetim (que Francis criou com Olívia Hime). Encerrando o curso (02 de março), vem o samba Embarcação (outra com letra de Chico Buarque).
Dinâmica das aulas
Cada aula tem quatro blocos. No primeiro, Francis expõe as circunstâncias da criação da música, aborda curiosidades sobre o parceiro. Em seguida, ele toca a música. Na terceira parte, Francis faz uma análise detalhada da canção, comenta sobre e arranjos (banda e orquestra). O final de cada aula será de bate papo com os alunos, com perguntas e respostas que vão representar um momento raro de aprender mais a fundo com o compositor.
E o dever de casa em cada aula é reservado a quem deseja compor com ele. Mas não é obrigatório o aluno compor. Nem precisa saber ler ou escrever partitura.
Roteiro curso Paulo Bellinati
O programa do curso aborda cinco tópicos. O primeiro deles é sobre a Partitura de Violão, no qual Bellinati trata de escrita, música vocal e notação a quatro vozes, a relação entre redução para piano e redução para violão. Ulizando os corais de Bach, ele exercita o uso do violão como instrumento do arranjador.
O segundo tópico é a Rotina para o Arranjo. Nesse momento cada aluno escolhe uma canção. Em seguida, trabalha uma partitura guia, analisa a música para reconhecer momentos especiais, entre outros aspectos. E amplia o pensamento orquestral quatro planos (melodia, acordes, baixo e rítmicas).
O passo seguinte é a Estruturação do Arranjo. Bellinati vai ajudar como escolher tonalidade, montar o esquema gráfico da forma original (intro, tema, interlúdio, improviso e coda). E na sequência, a idealização de uma nova forma para o arranjo a ser criado (possibilidades-ideias) e estabelecer as tonalidades de cada parte. Nesse bloco também será feita em sala de aula virtual uma audição comentada de algum arranjo conhecido de Bellinati.
A partir do quarto tópico, Bellinati vai mostrar a Rotina Para a Composição. Qual caminho escolher - visão “aérea” e objetivo emocional. Como adequar ideias a um gênero formal conhecido (choro, blues, samba, baião, etc).
Como ponto de partida, será trabalhada a criação de uma canção ou micropeça na sua forma básica (melodia e cifra), que servirá para o desenvolvimento da composição: re-harmonização, tema e variações, improviso escrito, entre outras técnicas composicionais.
Neste momento está prevista a audição de Jongo, que é uma das peças de Bellinati mais tocadas no mundo. A audição inclui a projeção da partitura e partes comentadas.
Por fim, o curso prevê o tópico Estruturação da Composição. Como criar Introdução e coda, como definir o número de compassos e calcular a duração da peça. Se a obra terá improviso, interlúdio e/ou variações. E o uso da escordatura como possibilidade de outras afinações, tanto para o arranjo quanto para a composição.