Duo Abdalla estreia a série Itinerários, com recitais online e masterclass de violão e flauta
(Duo Abdalla, formado por Thiago e Júlia Abdalla / crédito: Alan Siqueira)
Por Elcylene Leocádio
Frescobaldi, Handel, Morricone, Piazzolla, Villa-Lobos e Sivuca são alguns dos compositores que habitam o amplo repertório do violonista, professor e arranjador Thiago Abdalla e sua filha, a flautista Júlia Abdalla, de 13 anos de idade. Eles estão lançando a série Itinerários - Duo Abdalla, que compreende seis recitais, uma oficina sobre educação musical e uma masterclass. Todas essas atividades – inéditas e gratuitas – estão sendo transmitidas durante três semanas. Os três primeiros recitais, intitulados Raízes, O Jogo e A Fantasia, ocorreram nos dias 25 e 27 de março e nesta quinta (01/04). As demais três apresentações seguem até 10 de abril, de quinta a sábado, sempre às 20h, por meio dos canais do Acervo Violão Brasileiro no Youtube e Facebook.
ASSISTA AO TERCEIRO SHOW DUO ABDALLA - O JOGO, QUE ESTREOU NESTA QUINTA (01/04).
O projeto incui uma masterclass, que ocorreu em 26 de março, com participação gratuita e com direito a certificado. A transmissão foi feita pela plataforma ZOOM.
PERDEU O SEGUNDO SHOW "O JOGO", OCORRIDO SEMANA PASSADA? CONFIRA ABAIXO
Os recitais Raízes, O Jogo, A Fantasia, A Diversidade, Contrastes e Brasil contam a trajetória de Thiago e Júlia até a criação do Duo Abdalla. O projeto tem produção executiva da equipe do Acervo (Alessandro Soares e Elcylene Leocádio), produção musical de Renata Pereira, arranjos de Thiago Abdalla, direção de filmagem de Thiago Reis Vasconcelos e direção de fotografia de Alan Siqueira, design de Petra Schauff e social media, planejamento e webproducão de Igor Fearn. A iniciativa foi contemplada pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo - Lei Aldir Blanc (Proac 39/2020).
CONFIRA O SHOW DE ESTREIA DO DUO ABDALLA, INTITULADO RAÍZES
Thiago Abdalla integra o Quaternaglia, um dos principais quartetos de violão clássico do país. E Júlia surpreende pela performance e segurança. Todos querem saber mais sobre os caminhos que eles pretendem trilhar. Porém, ao serem perguntados sobre o assunto, as respostas estão permeadas de palavras como brincadeira, diversão, alegria. Nada que indique expectativas ou planos de profissionalização da menina, que aos 9 anos já inscrevia no currículo prêmios internacionais. E mais, ao ouvir a tradicional pergunta feita às crianças: “o que quer ser quando crescer” ela surpreende: egiptóloga. E segue falando de seu interesse pela história do Egito.
(Júiia e Thiago Abdalla)
A parceria entre eles foi desenhada pouco a pouco, em família. Thiago e Gabriela Abdalla (pianista) criaram um ambiente lúdico, cheio de brincadeiras e jogos musicais quando Júlia, então aos cinco anos de idade, começou a estudar flauta. Mas a menina Júlia tomou gosto pela música, pelos estudos, e foi levando mais e mais demandas ao pai, que passou a fazer transcrições, arranjos e a acompanhá-la ao violão.
Assim, brincando, brincando ela chegou ao concorrido festival Open Recorder Days Amsterdã, em 2015, onde ficou em segundo lugar na sua categoria. Voltou lá em 2017 e conquistou dois prêmios: o primeiro lugar em sua categoria e o prêmio do público – que unia todas as categorias e idades. A partir de então, o que era uma brincadeira entre pai e filha foi tomando corpo até que eles decidiram formar o Duo Abdalla.
(Júlia Abdalla / crédito: Alan Siqueira)
O projeto Itinerários conta essa trajetória, as experiências, a rotina, a construção do repertório do Duo. Nas palavras de Júlia, Raízes, o recital de estreia, remete à ideia de algo muito bonito e profundo que é para eles o Duo Abdalla. Assim, ela traduz em suas palavras de menina - que se expressa com a clareza que nem toda gente grande tem – algo que do lado de cá se dá a perceber quando eles tocam juntos.
Recitais
Raízes (25/03) inicia com as cinco Miniaturas Brasileiras, do compositor Edmundo Villani-Côrtes, obra que eles tocam desde 2015. No encerramento apresentam a Ária das Bachianas Brasileiras n.5 – Cantilena, de Villa-Lobos, que prepararam especialmente para o projeto. Nesse momento, além de tocar, Júlia lê um poema e canta em público pela primeira vez.
(Thiago Abdalla / crédito: Alan Siqueira)
O Jogo (27/03) remete às brincadeiras musicais improvisadas. Jogo de mãos, de vozes, cantigas tradicionais ou inventadas. O canto em diversas vozes, o acompanhamento ao violão e piano. Os jogos propiciam diversos aprendizados, como ritmo, improvisação livre e liberdade de criação.
A Fantasia (01/04) da brincadeira à história. Aqui o Duo se inspira na história deles, dos compositores e das músicas. Falam sobre o que representa tocar cada uma delas. O recital começa com Gabriel’s Oboe, de Ennio Morricone, composta como trilha do filme A Missão e termina com Café 1930 (da História do Tango), de Astor Piazzolla, marcando 100 anos de nascimento do compositor.
(Thiago e Júlia Abdalla / crédito: Alan Siqueira)
A Diversidade (03/04) mostra diversos estilos musicais e a importância da ampliação de horizontes para diferentes formas de expressão artística, como a Dança, Artes Visuais e Cênicas. O repertório começa com Sivuca e Chico Buarque, faz um passeio pela Itália com Girolamo Frescobaldi e volta ao Brasil com Edmundo Villani-Côrtes e a variedade de ritmos de suas Miniaturas Brasileiras.
Contrastes (08/04) é um recital que busca traduzir por meio da música o dia a dia do ser humano, os diferentes estímulos. O Duo explora contrastes internos, inerente às músicas, assim como entre obras e entre compositores. Eles partem de “Café 1930” (da História do Tango) de Astor Piazzolla e encerram com a Sonata em Sol Menor de George Friedrich Handel.
Brasil (10/04) encerra o projeto Itinerários. Aqui, o Duo inicia com a obra “Gabriel’s Oboe” do italiano Ennio Morricone feita para o filme “A Missão” que se passa no Brasil. Com esta música eles trazem o olhar do estrangeiro sobre o país, para em seguida mergulhar nas várias sonoridades e ritmos brasileiros.
Masterclass
O foco da masterclass (26/03) é a Interpretação musical. Thiago e Julia farão comentários em relação a aspectos gerais da obra, estilo, técnica, contextualização estética e histórica sobre o repertório apresentado, contribuindo assim para o aprimoramento da performance dos musicistas e da plateia. Estão disponíveis 90 vagas, das quais 3 (três) são reservadas aos participantes que vão tocar. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail acervoviolaobrasileiro@gmail.com, até o dia 26 pela manhã.
(Thiago e Júlia Abdalla / crédito: Alan Siqueira)
Oficina Educação Musical
Na oficina sobre Educação Musical (09/04) será apresentado um relato de experiência bem fundamentado sobre a ludicidade e a liberdade que a arte pode trazer à relação pais e filhos. Essa experiência pode ser de interesse muito mais amplo para a sociedade, uma vez que o tema será tratado com uma perspectiva inovadora, rompendo com o rigor das rotinas e horas seguidas de estudos obrigatórios, valorizando e dando lugar a outras formas de aprendizagem. Esta oficina é aberta ao público em geral, aos professores, aos pais e mães e familiares que convivem com crianças interessadas em estudar algum instrumento.
Programa março
25/03 (quinta-feira) - 20h: Recital 1 - Raízes
Edmundo Villani-Côrtes: Miniaturas Brasileiras (Toada, Prelúdio, Choro, Cantiga de Ninar e Baião)
Heitor Villa-Lobos: Ária das Bachianas Brasileiras n.5 - Cantilena
26/03 (sexta-feira) - 20h: Masterclass
Vagas limitadas (90). Três reservadas para apresentação dos participantes.
Inscrições prévias pelo e-mail: acervoviolaobrasileiro.gmail.com
27/03 (sábado) - 20h: Recital 2 - O Jogo
George Friedrich Handel: Sonata em Sol Menor (Larghetto, Andante, Adagio, Presto)
Ernesto Nazareth: Apanhei-te Cavaquinho
Girolamo Frescobaldi: Canzona detta “la Bernardina”
Programa abril
01/04 (quinta-feira) - 20h: Recital 3 - A Fantasia
Ennio Morriconi: Gabriel’s Oboe
Jacob Van Eyck: Boffons
Astor Piazzolla: Café 1930 (da História do Tango)
03/04 (sábado) - 20h: Recital 4 – A Diversidade
Chico-Buarque: João e Maria
Girolamo Frescobaldi: Canzona detta “la Bernardina”
Edmundo Villani-Côrtes: Miniaturas Brasileiras
08/04 (quinta-feira) - 20h: Recital 5 – Contrastes
Astor Piazzolla: Café 1930 (da História do Tango)
Jacob Van Eyck: Boffons
George Friedrich Handel: Sonata em Sol Menor (Larghetto, Andante, Adagio, Presto)
09/04 (sexta-feira) - 20h: Oficina Educação Musical
10/04 (sábado) - 20h: Recital 6 – Brasil
Ennio Morricone: Gabriel’s Oboé
Ernesto Nazareth: Apanhei-te Cavaquinho
Chico Buarque: João e Maria
Heitor Villa-Lobos: Ária das Bachianas Brasileiras n.5 – Cantilena