Daniel Murray revela como compôs Canção e Dança, vencedora do Concurso Novas. Baixe a partitura
(Daniel Murray)
Por Daniel Murray
Em uma dessas conversas, regadas a violão e composição que tive o privilégio de ter com Guinga, descemos a rua falando sobre Chico Buarque e subimos falando sobre Carlo Gesualdo. Fez todo sentido para mim. Nesse dia comecei a escrever a Canção e Dança, utilizando um madrigal renascentista de Gesualdo como material melódico-harmônico que foi inserido com um certo assombro de anti-clímax no meio do primeiro movimento: “Canção”. Guinga tem como o maior intérprete de sua música Marcus Tardelli. O segundo movimento “Dança” é dedicado a este grande músico.
Pode-se entender a “canção” como uma dança, e a “dança” como uma canção. O interprete como compositor e o compositor como interprete. E assim é essa peça. Um encontro entre composição e interpretação em agradecimento a Guinga e Marcus Tardelli.
BAIXE GRÁTIS A PARTITURA CANÇÃO E DANÇA
Canção e Dança ganhou vida na terceira edição do Concurso Novas. Depois disso, toquei a peça em diferentes formações e arranjos, quarteto de violões, duo violão e instrumento melódico, trio, septeto. Essa peça ganhou uma gravação junto a Michala Petri e Marilyn Masur na Dinamarca no álbum Brazilian Landscapes (OurRecordings) além de uma segunda gravação solo na Alemanha no álbum 14-37 Brazilian Music for solo guitar (Acoustic Records).