Dagma Eid faz recital de vihuela, violão e guitarra barroca e romântica neste sábado
(Dagma Eid)
Por Alessandro Soares
Uma das grandes especialistas do Brasil em instrumentos de cordas dedilhadas históricas, a violonista Dagma Eid se apresenta neste sábado às 16h no Facebook e no Youtube do Centro da Música Carioca, pelo projeto Sarau de Violões da AV-RIO. O repertório é formado em grande parte por peças do álbum Ars de Pusatione, que Dagma lançou em 2020. É um belo concerto no qual Dagma vai tocar quatro tipos de instrumentos da família das cordas pulsadas: vihuela, guitarra barroca, guitarra romântica e até chegar ao atual violão.
As peças abrangem o período histórico do século 15 até o início do século 20. Algumas canções catalãs e compositores como Luís Milan, Santiago de Murcia, Francisco Asioli, Francesco Corbetta, Sor, Coste, Arcas, entre outros, até Miguel Llobet. Em depoimento ao Acervo, Dagma afirma que neste recital vai interpretar também canções na vihuela que não estão no disco por um motivo especial. “Eu quero celebrar os 20 anos da minha trajetória na performance histórica, pois foi em 2000 quando comecei tocando em grupos de música antiga com foco na música vocal do século XVI”.
Mestre em Música pela Universidade de São Paulo, Dagma Eid dedica-se à performance histórica em instrumentos de cordas dedilhadas como alaúde, guitarra barroca, vihuela, teorba e guitarra clássico-romântica. Premiada em concursos nacionais, ela realiza intensa atividade na área de música de câmara integrando duetos, trios, cameratas de violões, grupos de música antiga e outras formações. Gravou os CDs Vê se te Agrada, Octopus convida e Diversi com o Duo Favoriti (ao lado da parceira Patrícia Nogueira). Dagma é professora de violão, cordas dedilhadas históricas e música de câmara no Conservatório de Tatuí. Em 2020 começou a fazer doutorado em performance musical na Unesp.
Repertório do recital
Sessão com vihuela
2 canções catalãs do Libre Vermell de Montserrat (sec XV) - Stella Splendens e Imperayritz de la ciutat joyosa
3 villancicos do século XVI presentes nos cancioneiros ibéricos - yo me soy la morenica, ay Linda amiga, si la noche (Essa versão que todo tá no livro de Diego Pisador)
Fantasia de consonancias y redobles de Luís Milan
(Capa do disco solo de Dagma Eid)
Sessão com guitarra barroca
Gaspar Sanz - Pavana com D
Santiago de Murcia - Prelúdio e Allegro
Francisco Asioli - Capriccio/Sarabanda/Capriccio
Francesco Corbetta - Prelúdio e Ciaconna
Sessão com guitarra romântica
Fernando Sor - Estudo op. 35 nº 22 e 17
Napoleon Coste - Tarantella
José Brocá - Una Flor
Julian Arcas - Bolero
Mme. Sidney Pratten – Forgotten
Sessão com violão
El noi de la mare (M. Llobet)
Cançó del Lladre (M. Llobet)