Morre na França o violonista brasileiro Toninho Ramos
O grande violonista brasileiro Toninho Ramos, que fez carreira na Europa, morreu de ataque cardíaco na manhã desta terça-feira (28/02) em Toulon, na França.
+ leia o artigo completoO grande violonista brasileiro Toninho Ramos, que fez carreira na Europa, morreu de ataque cardíaco na manhã desta terça-feira (28/02) em Toulon, na França.
+ leia o artigo completoCom apenas um ano de existência, a Associação Internacional de Violonistas Compositoras (AIVIC), que reúne 24 mulheres de vários países, criou diversos canais na internet, pelos quais divulgam obras inéditas em vídeos e difundem uma quantidade significativa de projetos. Nesta sexta (17/12), às 18h, no Youtube da AIVIC, haverá um bom panorama do trabalho.
+ leia o artigo completoNesta primeira edição, estão reunidas 24 interpretações em vídeos, intercalados com breves depoimentos. A estreia ocorreu na segunda-feira (01/11) e prossegue até esta quinta (04), sempre às 20h, pelo YouTube da AssoVio Vertentes. A cada dia são apresentadas seis peças de 23 compositores e 21 intérpretes.
+ leia o artigo completoViolonista eclética, experimental, compositora e improvisadora, Silvia Ocougne mora em Berlim desde 1987, onde conheceu seus parceiros violonistas Carlo Domeniconi e Chico Mello. Nesta live que ocorre ao vivo amanhã (12/06), às 15h, aqui no Facebook e Youtube do Acervo do Violão Brasileiro, ela fará um panorama da trajetória artística, em conversa com a violonista Cristina Azuma. Quem também estará na roda é o músico e produtor Mário Manga (integrante de bandas como Premê e Música Ligeira) e Vladimir Bomfim, violonista que tem desenvolvido pesquisas sobre a obra de Walter Smetak. Mediado por Alessandro Soares, a live faz parte de um projeto que Cristina está realizando especialmente para o Acervo, que é o de fazer perfis de instrumentistas singulares nascidos no Brasil mas que fazem carreira na Europa
+ leia o artigo completoMúsicos e críticos são unânimes. Nelson Veras nasceu com o DNA do improvisador jazz, puro talento, improvisador nato. São palavras da violonista Cristina Azuma, que vai entrevistar o músico baiano radicado na França. Vinícius Gomes e Rê Montanari também participam da sabatina neste sábado (05/06) ao vivo às 15h no Youtube do Acervo.
+ leia o artigo completoNeste sábado (27/02), às 17h, os violonistas e compositores Toninho Ramos e José Barrense-Dias vão contar suas trajetórias nesta live, que será conduzida pela também violonista Cristina Azuma e terá participação especial de Paulo Bellinati. Mais conhecidos na Europa, onde moram desde os anos 1970, do que no país de origem, Ramos e Barrense são dois grandes representantes do violão brasileiro no exterior. Mediado por Alessandro Soares, a live faz parte de um projeto que Cristina está realizando especialmente para o Acervo, que é o de fazer perfis de instrumentistas singulares nascidos no Brasil mas que fazem carreira na Europa.
+ leia o artigo completoA grande violonista e pesquisadora está escrevendo sobre violonistas brasileiros nascidos entre os anos 1930 e 1950 e que trabalham na Europa e no Canadá. Entre eles, Toninho Ramos, José Barrence-Dias e Celso Machado. O projeto inclui verbetes, entrevistas, levantamento de imagens, lives e vídeos, que serão publicados pelo Acervo.
+ leia o artigo completo