Confira o catálogo de obras de Radamés Gnattali para e com violão
O acervo do compositor Radamés Gnattali (1906-1988) nos mostra o violão em uma série de outras peças como parte de diferentes grupos. A listagem abaixo reúne as composições em que o violão figura como protagonista ou em uma função de destaque.
1944
- Serestas para flauta, violão e quarteto de cordas
1950
- Tocata em Ritmo de Samba n.1
- Concerto Carioca n.1 para piano, violão elétrico e orquestra
1951
- Concertino n.1 para violão e orquestra
1952
- Concertino n.2 para violão e orquestra (iniciado em 1951 e terminado em fevereiro de 1952)
- Sonatina n.1 para violão e piano (redução do Concertino n.2)
1953
- Suíte Popular Brasileira para violão elétrico e piano
1956
- Concertino n.3 para violão e orquestra de cordas, com flauta, tímpanos e bells, (intitulado Concerto de Copacabana por Laurindo Almeida)
ESSE VIOLÃO PODE SER SEU. SAIBA COMO
1957
- Sonatina n.2 para violão e piano
1958
- Dança Brasileira
1959
- Sonatina para flauta e violão
- Valsa, Samba-Canção e Choro para violino solista, dois violões, pandeiro e orquestra de cordas
1965
- Sonatina para dois violões e violoncelo
1967
- Dez Estudos
- Concerto n.4 para violão e orquestra de cordas (intitulado Concerto à Brasileira por Laurindo Almeida)
1969
- Sonata para violoncelo e violão
1970
- Concerto para dois violões, oboé e orquestra de cordas
1971
- Introdução e Choro para violino e violão
1972-1973
- Concerto Carioca n. 3 para flauta/saxofone alto, violão, contrabaixo e bateria, com orquestra (a partir do original para o Quinteto Radamés e orquestra, de 1970)
1979
- Concerto Carioca n.2 (arranjo para dois violões a partir do original para piano e orquestra de 1964)
1981
- Tocata em Ritmo de Samba n.2
- Tocata em Ritmo de Samba n.2 (arranjo para dois violões)
- Brasiliana n.8 (arranjo para dois violões a partir do original para dois pianos de 1956)
- Concerto para dois violões, flauta, tímpanos e orquestra de cordas (arranjo para duo do Concertino n.3 para violão solo de 1956)
- Retratos (arranjo para dois violões do original para bandolim, conjunto de choro e orquestra de cordas de 1956-1957)
- Trio para bandolim e dois violões (arranjo do Concertino para bandolim e orquestra de 1956)
1983
- Brasiliana n.13
- Quarteto n. 1 para quatro violões (arranjo do Quarteto de cordas n. 1 de 1939)
- Sonata para dois violões com terceiro violão opcional (arranjo da Sonata para violoncelo e violão de 1969)
1985
- Pequena Suíte
- Sonatina coreográfica (arranjo para orquestra de violões do original para piano de 1950)
- Suíte brasileira para piano e três violões (arranjo da Suíte para pequena orquestra de 1940)
Outras
- Alma Brasileira (arranjo para violão solo de Yvonne Rebello do original para piano de 1930)
- Saudade (arranjos para violão solo de Garoto e Laurindo Almeida)
- Vaidosa (transcrição para violão solo de Garoto do original para piano)
Sem data
- Bossa Romântica para instrumento melódico e violão (publicada pela Brazilliance em 1967 e gravada por Laurindo Almeida e o trompetista Rafael Mendez no LP Together, de 1967)
- Canhoto (arranjo para dois violões do original para piano de 1943. Publicado pela Brazilliance em 1986)
- Concertino para violão e piano (redução do Concertino n.2). Trata-se de uma versão para violão de 7 cordas e piano, gravada por Raphael Rabello e Gnattali, baseada na primeira redução de 1952
- Simplicidade (arranjo para dois violões). Há uma versão para dois pianos que foi gravada por Radamés e Nelly Gnattali, em 1967, mas a partitura também não informa a data. Em 1967, a Brazilliance publicou uma versão de melodia cifrada que foi gravada por Laurindo Almeida no LP The Look of Love and the Sounds of Laurindo Almeida, de 1968
- Sonatina para violão e cravo (arranjo da Sonatina n.2 para violão e piano de 1957)
- Retratos (arranjo para três violões do original para bandolim, conjunto de choro e orquestra de cordas de 1956-1957)
- Tocata em Ritmo de Samba n.1 (arranjo para dois violões)
- Uma Rosa pro Pixinguinha (arranjo para dois violões do original para piano de 1964)