Camilo Carrara e Swami Jr. realizam show em dueto pela primeira vez
(Camilo Carrara e Swmai Jr - print de clipe lançado pelo Acervo Violão Brasileiro)
Por Alessandro Soares e Geovany Hércules
Um novo duo de violões acaba de nascer. Dois grandes craques do instrumento e das produções musicais, Camilo Carrara e Swami Jr, resolveram concretizar um antigo desejo de tocarem juntos, só eles. O repertório é essencialmente autoral, com aquele toque de arranjos com a assinatura deles e suculentos improvisos, num diálogo em seis e sete cordas. O show de estreia é nesta sexta (04/08), às 20h30, no Teatro da Rotina (Rua Simão Álvares, n. 697, em Pinheiros, em São Paulo). Os ingressos podem ser comprados via Sympla no valor de R$ 30.
A fagulha inicial surgiu em 2022, quando Camilo e Swami entraram em estúdio para gravar o videoclipe de Chez Nous, uma linda valsa em estilo jazz manouche composta por Swami. Com produção do luthier e violonista Cleyton Fernandes, o clipe foi lançado pelo Acervo Violão Brasileiro, que em breve lançará a peça também nas plataformas digitais.
Em depoimento ao Acervo, Carrara contou que o reportório do show vai ser formado por composições autorais dele e do Swami Jr. arranjadas para violão de 6 e de 7 cordas. Seguindo um caminho natural de suas formações de compositores, arranjadores e improvisadores, o que não vai faltar no repertório é o ecletismo já natural no trabalho destes dois violonistas, composições entre o pop e o erudito, baladas, choros, jazz, jongos e muito mais.
E o repertório autoral dos dois é vasto. Camilo Carrara tem seis álbuns no currículo: Violão e Floresta (2007), Cumulus Sambas (2012), Canção do Sol Nascente (2013), Afternoon Improvisations – Contemporary Music for 2 Guitars (2014), Foolish Hearts (2015) e Inspirations (2019).
Swami Jr. também conta com mais seis grandes discos em sua trajetória: Mundos e Fundos (2011), A Carne das Canções (2014), com Marcelo Pretto Miolo Mole (2017), com Wandi Doratiotto e Danilo Moraes, Outra Praia (2018), Dança do Tempo (2019), com Teco Cardoso e Bebê Kramer, Traigo Pasión (2022), com Roberto Córdova e Manhã Azul (2023), com a cantora Sandra Fidalgo.
O futuro álbum da dupla vai ser elaborado com calma, mas já está no embalo criativo para não demorar a sair.
(Camilo Carrara)
Trajetória de Camilo
Camilo Carrara tem no currículo gravações, shows e concertos ao lado de artistas renomados no Brasil e no exterior. Em 2017 foi admitido pela American Federation of Musicians of the United States and Canada e obteve o Visto O-1B, concedido aos indivíduos com habilidade extraordinária em artes. Já gravou os seis CDs citados acima.
No campo da trilha sonora, Camilo integra a equipe de músicos do núcleo de criação para dramaturgia da Rede Globo, liderado por Eduardo Queiroz, tendo participado como compositor, arranjador e multi-instrumentista das trilhas sonoras de novelas e seriados como Avenida Brasil, Cordel Encantado, Joia Rara, Amores Roubados, Cabeça a Prêmio, A Cura, Órfãos da Terra, Onde Nascem os Fortes, Aruanas, A Dona do Pedaço e Amor de Mãe. Também compôs a trilha incidental do programa Globo Rural, da TV Globo, para o Centenário da Imigração Japonesa.
Na linha de documentários e séries, Camilo assinou a música de Além das Horas, curta-metragem de Eliane Coster. E músicas de seus CDs foram incluídas em trilhas sonoras como Shunji Nishimura (documentário dirigido por Tizuka Yamasaki) e Alice (seriado de Karim Ainouz e Sérgio Machado, da HBO). Na dança, ele compôs a música de Wabi Sabi (espetáculo de dança-instalação da bailarina e coreógrafa Susana Yamauchi, contemplado pelo PAC de dança-2007).
(Swami Jr.)
Perfil de Swami Jr.
Violonista, baixista, arranjador, compositor e produtor, Swami Jr. é um dos músicos brasileiros mais requisitados e atuantes. Ele gravou seis discos autorais e participou de inúmeros outros. Fez turnê pelo mundo com grandes artistas da música brasileira e internacional, como Buena Vista Social Club, Lokua Kanza, Harold Lopez-Nussa, Sadao Watanabe, Zélia Duncan, Vanessa da Mata, Elza Soares, Zeca Baleiro, entre outros.
Seu lado compositor está presente em discos de cantoras, a exemplo de Zizi Possi (Valsa Brasileira, de 1994), com a música Bom Dia, em parceria com Paulo Freire. Também no CD de Vânia Bastos (Diversões não Eletrônicas, 1997), com a canção Fim do Ano (em parceria com José Miguel Wisnik), e de Virgínia Rosa no CD Batuque (1997), com Vou na Vida (parceria com a própria Virgínia).
Participou em 2004 do álbum da cantora cubana Omara Portuondo, ao lado de músicos como Cachaito, Roberto Fonseca, Demétrio Muniz, Barbarito Torres e Amadito Valdés, gravado em Havana em 2003. Swami foi Indicado para o Grammy Latino 2006 na categoria “Sound Engineering” (ao lado de Cotô Guarino), pelo álbum “De uns Tempos pra Cá” do compositor Chico César.
Produziu, juntamente com Jaime Alem, o álbum de Maria Bethânia e Omara Portuondo gravado no Rio de Janeiro no início de 2007, para a gravadora Biscoito Fino – trabalho ganhador do Prêmio de Música Brasileira 2009 (antigo Prêmio Tim) na categoria Projetos Especias. E a partir de 2011 intensificou o lançamento de seus discos autorais, como mostra a lista acima.
Serviço
Camilo Carrara e Swami Jr.
Data: 04 de agosto de 2023
Local: Teatro Rotina
Rua Simão Álvares, 697, Pinheiros, São Paulo.
Ingresso via Sympla: R$ 30.