Arranjo para dois violões é tema de aula grátis com o Duo Siqueira Lima
(Duo Siqueira Lima)
Por Alessandro Soares
Que tal aprender um pouco sobre arranjo para dois de violões? Poder conferir algumas análises a soluções técnicas sobre arranjos consagrados, seja de Emilio Pujol, Sérgio Abreu ou Sérgio Assad? Pois o Duo Siqueira Lima, o maior dueto de violões do mundo na atualidade, vai oferecer ensinamentos desse universo musical e mais algumas dicas das partituras que escreveram a partir de clássicos de Villa-Lobos, Debussy, Ravel, Dominguinhos e outros compositores. A aula será online ao vivo na segunda-feira (26/08), às 19h, pela plataforma Zoom. As inscrições estão abertas no site do Acervo Violão Brasileiro. Mas as vagas são limitadas e não haverá retransmissão posterior.
O dueto formado pela uruguaia Cecília Siqueira e o brasileiro Fernando de Lima tem impressionado o público nos diversos países por onde se apresentam e chamado atenção da imprensa internacional especializada. São interpretações bastante elogiadas e arranjos muito bem escritos, com forte entrelaçamento de vozes e um trato camerístico ímpar, que torna uma obra originalmente escrita para piano, sanfona ou para ser cantada, numa relevante contribuição para o repertório violonístico.
De fato, O Duo Siqueira Lima consegue abrir um novo olhar e dar uma contribuição de excelência para peças como os quatro movimentos da Bachiana Brasileira nº 4 (Villa-Lobos), as Arabesques, de Debussy, ou Chorinho pro Miudinho, Contrato de Separação e Fuga pro Nordeste (essas três de Dominguinhos). Isso só para citar poucos exemplos, numa lista em que mudam de chave com extrema intimidade e maestria, seja um cânone europeu ou num contagiante ritmo de um forró pé-de-serra.
Volta da turnê
Esta aula online grátis integra o projeto Diálogos, que foi contemplado pelo ProAc – Edital 15/2023, e tem apoio do Acervo Violão Brasileiro. A turnê homônima pelo interior paulista, por sinal, será retomada em setembro. Haverá recitais nas cidades de Cubatão (10/09), Guararema (13/09) e Santos (14/09).
Como foi destacado na reportagem anterior publicada pelo Acervo sobre esta turnê, o Duo Siqueira Lima passam o ano rodando nos palcos do mundo, mas reside em Atibaia Fernando e Cecília mantêm firme o propósito de tocar no lugar que escolheram para viver. Com as turnês eles podem contribuir com a formação de novas plateias, desmistificar a ideia de que apenas a “elite” pode apreciar a música clássica, mostrando que todos os públicos podem gostar dos compositores que eles tocam, seja na capital ou no interior. Nesse percurso, contribuem também para a formação de estudantes e profissionais da música, em particular de violonistas em início de carreira.
Assim, durante a turnê, após cada concerto, Cecília e Fernando abrem espaço para um “Diálogo” com a plateia, no qual qualquer pessoa pode fazer perguntas e comentários sobre a trajetória profissional, repertório, arranjos e ou mesmo dicas de estudo do violão.