Abertas inscrições para o I concurso internacional de violão de Campo Grande
Por Geovany Hércules
O Festival Internacional de Violão de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, é sempre marcado pela intensa programação de masterclassses e concertos com violonistas nacionais e internacionais. E requer fôlego para acompanhar tudo, numa agenda que começa pela manhã e segue até o final da noite, ao longo de uma semana. Esta 9a edição será assim mesmo, com 10 grandes atrações, entre solistas, duos e trios, e participação de orquestra e vai ocorrer de 29 de abril a 4 de maio. Só que agora surgiiu uma excelente novidade. É o I Concurso Internacional de Violäo Levino Albano da Conceição, em três categorias: profissional, músida de câmara e juvenil. As inscrições estão abertas e não haverá prova de confronto.
Organizado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), sob a coordenação do professor Marcdlo Fernandes, o evento contará nesta edicao com a vinda de Marcos Puña (Bolívia), Ricardo Barceló (Uruguai), Duo Sonidos (Estados Unidos – Adam Levin e William Knuth) e Mbaraka Trío (Paraguai – Favio Rodríguez, Rodrigo Benítez e José Carlos Cabrera).
Já os grandes nomes nacionais são Daniel Wolff, Mário do Silva, Luiz Mantovani, Trio Elipsoidal (Breno Chaves, Fábio Bartoloni e Vinícius Brandão), Duo Cançonâncias (Cyro Delvízio e Manuelai Camargo) e Duo Amábile (Marcelo Fernandes e Ana Lúcia Gaborim). O festival também contará com a participação da Orquestra Municipal de Campo Grande, sob a regência de Rodrigo Faleiros, e da Orquestra Jovem do SESC Lageado, que se apresentará ao lado dos de Daniel Wolf, Marcos Puña e Joel Mendes.
O concurso de violão acontece nos dias 03 e 04 de maio. Para se inscrever, basta acessar o formulário no site do Festival. O valor da taxa é R$ 20 e tanto brasileiros quanto estrangeiros podem participar. Não haverá peça de confronto.
A categoria infantil aceita candidatos de até 14 anos completos na data do concurso, com repertório livre e duracao de 4 a 6 minutos. Já a categoria profissional nao tem limite de idade. O repertório é de livre escolha com pelo menos uma obra brasileira e duração de 12 a 15 minutos. E a terceira categoria, destinada a música de câmara com violão, também abrange repertório de livre escolha e a duração de 10 a 12 minutos. Todos os candidatos receberão certificado de participação e os três vencedores de cada turno receberão também prêmios do Festival.
O vencedor do 1º turno (infantil até 14 anos) levará para casa um violão modelo estudante; o segundo colocado levará dois jogos de cordas e o terceiro também levará um jogo de cordas.
Já o vencedor do 2° turno (sem limite de idade) terá a oportunidade de realizar um recital no próximo Festival Internacional de Violão em Campo Grande, em 2026, com passagem nacional, hotel e cachê de R$ 2 mil; para o segundo colocado três jogos de cordas; e para o terceiro, um jogo de cordas.
Por fim, o vencedor do 3º turno (música de câmara com violão) ganhará quatro sets de cordas; o segundo ganhará dois sets de cordas; e o terceiro um set de cordas. Para mais detalhes, é só acessar o regulamento do concurso no site do Festival.
Vale salientar que o Festival também possui um forte caráter social, trabalhando em sua programação com projetos sociais e alunos da periferia de Campo Grande e comunidades indígenas e quilombolas.
Em depoimento ao Acervo, o violonista, professor e organizador do Festival, Marcelo Fernandes, o evento só é possível graças ao apoio da UFMS que conta com o financiamento da FUNDECT (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado do Mato Grosso do Sul) e do apoio da emenda parlamentar do deputado Vander Loubet. Nesta edicao, a Knoblox está doando jogos de cordas aos vencedores do concurso.
Serviço
Festival Internacional e Concurso de Violão em Campo Grande
Data: 29 de abril a 04 de maio
Local: Auditório Luis Felipe de Oliveira – Campo Grande – Mato Grosso do Sul
Endereço: Av. Sen. Antônio Mendes Canale, 423 - Pioneiros, Campo Grande – MS
CONCURSO
AUDITÓRIO LUIS FELIPE DE OLIVEIRA
1° TURNO – INFANTIL
01/05 – 9h
2° TURNO – LIVRE
03/05 – 11h
3° TURNO – MÚSICA DE CÂMARA
01/05 – 9h
*
CONCERTOS
29/04 – TERÇA 20H – TEATRO GLAUCE ROCHA
Concerto de Abertura – Homenagem a Levino Albano Conceição
Solistas: Ricardo Barceló, Daniel Wolff, Marcelo Fernandes, Elias e Artur Manhães e Joel Mendes.
2º Parte: Trio Mbaraká
30/04 – QUARTA 19H – AUDITÓRIO LUIS FELIPE OLIVEIRA
Duo Amábile e Duo Cansonâncias
01/05 – QUINTA 20H – TATRO LUIS FELIPE OLIVEIRA
Violão Solo com Ricardo Barceló e Marcos Puña
02/05 – SEXTA 10H – TEATRO LUIS FELIPE OLIVEIRA
Duo Sonido
02/05 – SEXTA 20H – TEATRO GLAUCE ROCHA
Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande
Regência: Rodrigo Faleiros
Solistas: Daniel Wolff e Marcos Puña
Abertura: Orquestra do SESC Lageado com Joel Mendes (Regência Bibi do Cavaco)
03/05 – SÁBADO 20H TEATRO LUIS FELIPE OLIVEIRA
Violão Solo com Mário da Silva e Luiz Mantovani
04/05 – DOMINGO 11H – TEATRO LUIS FELIPE OLIVEIRA
Concerto de encerramento com o Trio Elipsoidal
Entrega de prêmios do Concurso Internacional
*
MASTERCLASSES
30/04 – QUARTA
16h – Recital Didático com Daniel Wolff, Ricardo Barceló e Trio Mbaraká
01/05 – QUINTA
Curso de Música da UFMS
9h30 – Daniel Wolff (Sala 1)
9h30 – Marcos Puña (Sala 3)
14h – Adam Levin (Sala 1)
Teatro Luis Felipe Oliveira
14h – Ensaio aberto da Orquestra Sinfônica Municipal
17h – Ensaio da Camerata Madeiras Dedilhadas com Luciana Fisher, Angélica Jado e Eliseba Manhães
02/05 – SEXTA
Curso de Música da UFMS
9h – Cyro Delvizio (Sala 1)
9h – Mário da Silva (Sala 3)
14h – Trio Elipsoidal
Teatro Luis Felipe Oliveira
16h – Mesa redonda: técnica do violão com Ricardo Barceló, Daniel Wolff e Marcelo Fernandes
03/05 – SÁBADO
Curso de Música da UFMS
9h – Trio Elipsoidal (Sala 1 – Para alunos da Escola de Música da UFMS)
9h – Marcos Puña (Sala 2 – Avançado)
9h – Ricardo Barceló (Sala 3 – Avançado)
9h – Mário da Silva (Sala 5 – Palestra sobre o compositor Edino Krieger)
Teatro Luis Felipe
10h – Recital didático com o Trio Mbaraká
11h – Mesa Redonda: A situação atual do violão latino-americano com Alessandro Soares, Marcos Puña e Mário da Silva (Sala 5)