Voltar
Revista Violão e Mestres - número 8 - dezembro 1967

Revista Violão e Mestres - número 8 - dezembro 1967

1967

Este oitavo número da rara revista Violão e Mestres, digitalizada pelo Acervo Violão Brasileiro, é daqueles que merecem atenção especial. Publicada em dezembro de 1967, esta edição é a que lançou a partitura da Valsa nº  1, do grande Armando Neves, dedicada a Ronoel Simões. Cerca de 50 depois, a peça foi gravada em disco por Paola Picherzky.

Outras partituras de destaque da mesma edição da revista são a Sinfonia da Cantata 156, de Bach, em transcrição de Milton Nunes, e o Estudo Ritmico nº 5, de Attilio Bernardini. Por sinal, tem texto sobre Bernardini e fotos que são as disponíveis sobre o violonista pioneiro.

Logo nas primeiras páginas da revista, temos um longo perfil do violonista e professor Manoel São Marcos (1909-2024), pai da renomada violonista Maria Lívia São Marcos. E a matéria sobre a violonista Ângela Muner, então com 10 anos de idade. Importante folhear também os textos sobre Luiz Bonfá, a vitória de Sérgio Abreu no Concurso de Paris. E mais as colunas de Isaias Savio e Ronoel Simões e diversas imagens raras.

Esta é mais uma importante revista que entra na internet pela primeira vez agora. Isso graças ao trabalho do Acervo Violão Brasileiro.  Nossos agradecimentos à Giannini, por ter autorizado a digitalização e e publicação desta revista em PDF pelo Acervo. E também ao violonista, cantor, compositor e integrande da Camerata Violonística, Paulo Lacerda, que doou ao Acervo uma coleção de exemplares físicos da Violões e Mestres.

A digitalização de revistas integra o projeto "Contos e Cantos do Violão em São Paulo", contemplado pelo ProAc edital 45/2023, e que marca os 10 anos de existência do site do Acervo.


QUER BAIXAR ESTA REVISTA E CENTENAS DE OUTRAS GRATUITAMENTE? ENTÃO APOIE O ACERVO VIOLÃO BRASILEIRO E TENHA A CHANCE DE GANHAR UM FANTÁSTICO VIOLÃO DE R$ 28 mil. SAIBA COMO VISITANDO NOSSO SITE.

CLIQUE, FAÇA SUA APOSTA E APOIE O VIOLÃO BRASILEIRO

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.