Voltar
Retratos para três violões de Radamés Gnatalli, por Antonio Coutinho

Retratos para três violões de Radamés Gnatalli, por Antonio Coutinho

2010

Resumo: Radamés Gnattali (1906-1988) escreveu uma extensa obra que inclui violão, dedicada, em geral, a intérpretes de sua preferência, aos quais permitia realizar modificações nas peças, propiciando melhorias em rendimento sonoro e facilidade de execução instrumental. Umas dessas obras foi um arranjo de Retratos para três violões (1984), ainda não editado, e que recebeu apenas uma gravação comercial. O manuscrito desta peça é repleto de trechos em aberto ou incompletos, com cifras, convenções rítmicas e outros símbolos próprios do compositor, que à época deveriam ser resolvidos pelo violonista Paulo Porto Alegre (1953-), com o intuito de conceder um formato final na peça. Em nosso trabalho, analisamos a fundo este manuscrito, em especial comparando-o a uma versão anterior da obra, de 1958, e chegamos à conclusão de que as intervenções no arranjo podem ser feitas por qualquer músico interessado, desde que informado, o qual denominamos, nesta dissertação, de potencial arranjador. De forma a facilitar esse processo, realizamos uma edição da peça que visa ter a mínima intervenção sobre o arranjo, mantendo todos os trechos em aberto, conforme a notação original de Gnattali.

Título: Retratos para três violões, de Radamés Gnatalli – Um arranjo a ser (re)construído
Autor:
Antonio José Coutinho
Orientador: Prof. Dr. Edelton Gloeden
Universidade de São Paulo, 2010

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.