O violão e a guitarra de Lula Galvão, por Victor Polo
2018Resumo: O presente trabalho se propôs a estudar a performance musical de Lula Galvão em diferentes formações instrumentais, com foco em três frentes de sua atuação: i. acompanhador; ii. improvisador; iii. solista (violão solo). Para tanto, foram selecionados fonogramas para a análise que compreendeu contextos musicais distintos: formações que vão desde violão solo até septeto e o emprego tanto da guitarra elétrica quanto do violão. Outro critério adotado para seleção das obras foi abranger gêneros musicais variados, a saber: i. baladas jazzísticas ii. bolero; iii. bossa/samba; iv. choros. A principal ferramenta metodológica utilizada foi um procedimento analítico de comparação entre objetos, assemelhado ao uso no modelo proposto por Philip Tagg em seu trabalho intitulado Analisando a Música Popular: Teoria, Método e Prática (2003). A escolha por tal referencial justificou-se pela busca por uma análise que almejasse interlocução com exemplos musicais cronologicamente anteriores (significativos para o estudo do caso) e que não fosse apenas descritiva (em termos técnico-musicais). A pesquisa também contou com contextualizações de cunho teórico/prático, com destaque para observação de uma possível vertente ou linha estética que se encontra dentro do grande universo intitulado “violão popular brasileiro” e que dialoga com a guitarra jazzística, na qual se incluem músicos como Lula Galvão, Hélio Delmiro e Romero Lubambo. Os resultados das análises musicais apontam para o uso de recursos recorrentes em performances do músico, de maneira que foi possível, por meio da metodologia proposta, estabelecer relação direta entre as práticas de Galvão e de instrumentistas referenciais para sua formação musical através do reconhecimento e comparação de determinados procedimentos técnicos. O estilo de Lula Galvão se baseia em uma síntese de recursos estilísticos referentes a contextos musicais distintos, tais como: i. a influência técnica-instrumental da “escola” de violão erudito; ii. a presença de procedimentos associados ao jazz, refletida em sua atuação pela sua própria escuta de músicos desse campo – que inclui nesse caso, em grande medida, o guitarrista Hélio Delmiro – e pelo estudo de materiais didáticos provenientes da metodologia de ensino jazzística (jazz theory); iii. o emprego de elementos associados ao campo da música popular brasileira (área de maior atuação e predileção do instrumentista), a exemplo de recursos rítmicos que remetem a importantes violonistas brasileiros; o uso predominante do violão em relação à guitarra, sobretudo em práticas de gêneros brasileiros. O diferencial desse trabalho se encontra no fato de ele reunir características distintas de um músico considerado uma referência, o que torna a pesquisa pioneira em relação a uma análise ampla das atividades musicais de Lula Galvão.
Título: O violão e a guitarra de Lula Galvão – Um estudo sobre sua atuação musical em diferentes formações instrumentais
Autor: Victor Rocha Polo
Orientador: Prof. Dr. Hermilson Garcia do Nascimento
Universidade Estadual de Campinas, 2018
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