O Idiomatismo na Obra de Guinga, por Thomas Saboga
2006RESUMO: Esse trabalho analisa a linguagem musical do violonista e compositor carioca Guinga, por meio de entrevistas e análises em partitura. O principal elemento musical estudado é o uso idiomático do violão, com o qual Guinga usa bastante cordas soltas e tem formas características de sua mão esquerda. Esses dois aspectos são estruturantes de suas composições. "Pesquisamos a origem deste uso peculiar em Leo Brouwer e Villa-Lobos, estudados por Guinga quando teve aulas com o professor de violão clássico Jodacil Damasceno, vislumbrando neste contato uma mudança em seus rumos composicionais", afirma o pesquisador Thomas Saboga, que também encontra nessa dissertação diversas referências de música popular (brasileira e jazz) e erudita (românticos e impressionistas) na formação musical de Guinga, que se nutre de diversas fontes culturais. O trabalho também apresenta um panorama da vida de Guinga, assim como sua relação com a questão nacional e com a tradição da música brasileira. "Abarcamos ainda o debate acerca da questão música popular/erudita na medida em que o compositor popular apresenta aproximações diversas com a música culta, tendo como referencial teórico o sociólogo Pierre Bourdieu".
Dissertação de mestrado
Autor: THOMAS FONTES SABOGA CARDOSO
Orientador: Prof. Dr. Luiz Otavio Braga
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) Rio de Janeiro (RJ), 2006
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