O ensino do violão popular nas universidades públicas brasileiras, por Rafael Thomaz
2018Resumo: O presente trabalho tem como objetivo central estudar o ensino do violão popular dentro dos bacharelados nas universidades públicas no Brasil. A pesquisa se inicia com uma revisão bibliográfica ampla e a apresentação das dificuldades de delimitação e a discussão em torno do termo violão popular brasileiro. Por sua extensa presença na música do país, o instrumento possui hoje um amplo repertório e assume diferentes funções dentro deste contexto. Num segundo momento, apresentamos, com base nas reflexões iniciais, um panorama da oferta e da demanda do violão popular dentro das universidades públicas brasileiras, a partir de entrevistas com professores e alunos e levantamento de documentos oficiais sobre cada curso. Constam desta parte entrevistas e questionários com setenta e três alunos, ex-alunos e candidatos ao vestibular e a descrição da oferta de sete bacharelados em universidades públicas dispostas em três diferentes regiões do país. A oferta, apesar de estar ainda em fase de ampliação, é bastante variada e determinada sobretudo pela figura do professor, que tem autonomia para definir os rumos do curso. A demanda, por sua vez, é amplamente variada e múltipla. Os estudantes possuem um perfil baseado em experiências não-formais, desejo de estudar mais de um assunto ao mesmo tempo e interesses em tópicos bastante variados. Na parte final da pesquisa traçamos eixos transversais nos quais procuramos apresentar relações entre as definições do violão popular, conceitos pedagógicos como currículo oculto, aprendizagem informal e autodidatismo e os panoramas de oferta e demanda apresentados.
Título: O ensino do violão popular nas universidades públicas brasileiras: um estudo sobre a oferta e a demanda no país
Autor: Rafael Thomaz
Orientador: Fabio Scarduelli
Universidade Estadual de Campinas, 2018
Cadastre-se para ter acesso ao download de arquivos exclusivos do portal.