Música e gênero na universidade - levantamento e análise musical feminista sobre mulheres compositoras para violão
2022RESUMO: Esta dissertação de mestrado tem como objetivo principal refletir sobre música e gênero na universidade a partir do repertório para violão interpretado nesse contexto, propondo levantamento e análise musical feminista de um recorte de obras de mulheres compositoras, das quais construí interpretação nos recitais de mestrado: Prélude, Allemande, Sarabande e Gigue de Mlle Bocquet (?-1660), Su un tema di Mercadante de Emilia Giuliani-Guglielmi (1813-1850), Carnaval de Venise de Catharina Pratten (1821-1895), Impresiones Argentinas de María Luisa Anido (1907-1996) e Suíte Imperial de Clarisse Leite (1917-2003). O referencial teórico das discussões de gênero aqui propostas delineiam a produção do campo de música e gênero e o olhar das epistemologias feministas, através dos trabalhos de Margareth Rago (1996), Linda O’keeffe e Isabel Nogueira (2018), Camila Zerbinatti, Isabel Nogueira e Joana Pedro (2018), Tânia Neiva (2018), Lucy Green (1997) e a metodologia de análise musical feminista de Ellie Hisama (2000). As reflexões no âmbito da universidade dialogam com dados recolhidos em provas específicas sobre o repertório para violão solo requerido, sendo quase estritamente de homens compositores e de perfil semelhante ao repertório interpretado em cursos de bacharelado e licenciatura em música. Assim, tematizo repertório como currículo sendo um conceito em potencial para refletir sobre gênero, devido às relações de poder e estrutura patriarcal desse processo. Proponho essas reflexões de forma inerente com a prática interpretativa no violão, que por sua vez expressa essas relações através da escolha de repertório. Portanto, fiz um levantamento de obras de mulheres compositoras para violão solo com partituras a partir da pesquisa de Mayara Amaral (2017), da listagem de Heike Matthiesen (2020), demais referenciais e contatos colaborativos, realizando a análise do recorte das cinco obras escolhidas. Através dessa pesquisa foi possível refletir sobre a desigualdade de gênero ainda presente no repertório para violão interpretado na universidade e contribuir com o levantamento de repertório composto por mulheres, trazendo informações sobre obras e compositoras, além de expor o processo de ressignificação que a pesquisa feminista provocou em minha prática interpretativa. Por meio de relatos do projeto Mulheres Compositoras para Violão, foi possível comentar a difusão desse repertório no cenário musical, bem como mencionar iniciativas individuais e coletivas na busca de incorporar a diversidade de gênero na performance violonística.
Título: Reflexões sobre música e gênero na universidade a partir de levantamento e análise musical feminista de obras de mulheres compositoras para violão
Autora: Thaís Nascimento Oliveira
Dissertação de mestrado
Orientadora: Isabel Nogueira
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Porto Alegre, 2022
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