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Literatura para o violão 7 cordas brasileiro solista, por Marcello Gonçalves

Literatura para o violão 7 cordas brasileiro solista, por Marcello Gonçalves

2019

Resumo: Esta tese tem como proposta o levantamento e a análise de características da linguagem brasileira do violão de 7 cordas, sua aplicação no contexto solista e seu ensino no ambiente acadêmico. O objetivo geral do estudo é pesquisar como se define a maneira peculiar de abordar o violão observada entre os praticantes da escola do violão de 7 cordas brasileiro e seus diferentes percursos até sua atual configuração. Partindo da hipótese de que essa linguagem violonística foi desenvolvida, principalmente, por Dino 7 Cordas, esta pesquisa verifica até que ponto essas características se manifestam no trabalho de outros violonistas. Além do trabalho de Dino, esta pesquisa analisa os estilos violonísticos de Raphael Rabello, Rogério Caetano e Yamandu Costa. Para subsidiar essa análise, foram levantadas publicações sobre o assunto em formato de livros, textos acadêmicos, partituras, registros fonográficos e performances em vídeos, além de entrevistas, algumas realizadas especificamente para esta tese. A partir dos fonogramas selecionados, foram produzidas partituras de quatro peças escritas para violão de 7 cordas solista. A análise de fonogramas do repertório escolhido teve como suporte teórico o livro The changing sound of music: approaches to studying recorded musical performances, de Daniel Leech-Wilkinson (2009). A análise das características da linguagem brasileira do violão de 7 cordas teve como suporte teórico o texto Rethinking Music, de José Bowen (2001). Outras obras foram essenciais para o desenvolvimento deste estudo, como: a tese de Souza Barros (2008), os métodos de violão clássico de Tennant (1995), Romero (1982) e Carlevaro (1975), o método de violão flamenco de Martín (1978), o método de violão no tango de Henriquez (2018) e o método de música folclórica argentina de Falú (2011). A pesquisa concluiu que há uma linguagem específica para o violão de 7 cordas. A retroalimentação entre solo e acompanhamento, existente nessa linguagem, inspirou o desenvolvimento de uma metodologia didática específica para esse instrumento, a ser trabalhada no ambiente acadêmico.

Título: Literatura para o violão 7 cordas brasileiro solista
Autor:
Marcello Gonçalves
Orientadora: Marcia Ermelindo Taborda
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2019

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