Jayme Florence (Meira) e sua atividade artística nos regionais e no grupo A Voz do Sertão, por Iuri Bittar
2011RESUMO: Nesta pesquisa, Iuri analisa os acompanhamentos de samba, executados por Jayme Thomaz Florêncio, o Meira, em três períodos distintos: (1) 1928-1929, quando era violonista do grupo Voz do Sertão; (2) entre 1937 e 1950, como ntegrante do Regional de Benedito Lacerda; e (3) a partir de 1951 até aproximadamente 1980, no qual participava do Regional do Canhoto. Cada um desses períodos compõe os três capítulos da dissertação, que trata da contextualização histórica em torno do repertório selecionado a partir da viabilidade de escuta nas gravações disponíveis. Alguns conceitos da metodologia elaborada por Phillip Tagg foram utilizados como ferramenta analítica das gravações eleitas para as análises. Através das transcrições e descrições de “musemas” (relacionados a aspectos rítmicos, melódicos e harmônicos) elementos pertencentes a uma gramática específica de acompanhamento de samba são destacados dentro dos acompanhamentos realizados por Meira. Aspectos históricos e biográficos também são discutidos no decorrer do trabalho.
Título: FIXANDO UMA GRAMÁTICA: JAYME FLORENCE (MEIRA) E SUA ATIVIDADE ARTÍSTICA NOS GRUPOS VOZ DO SERTÃO, REGIONAL DE BENEDITO LACERDA E REGIONAL DO CANHOTO
Autor: Iuri Bittar
Orientadora: Martha Tupinambá de Ulhôa
Co-orientador: Pedro Aragão
Centro de Letras e Artes da Unirio
Rio de Janeiro, 2011
Cadastre-se para ter acesso ao download de arquivos exclusivos do portal.