Dez Estudos para Violão de Radamés Gnattali: estilos musicais e propostas técnico-interpretativas, por Ricieri Carlini Zorzal
RESUMO - Este trabalho propõe uma interpretação musical dos Dez Estudos para Violão de Radamés Gnattali baseada nas características estilísticas atribuídas pela literatura musical à obra geral do compositor. Adotamos como referencial teórico o princípio investigativo proposto por Leonard Meyer (2000) em seu livro El estilo en la música. Teoría musical, historia e ideologia.
Após entrevistarmos os violonistas para os quais Gnattali dedicou seus Estudos e realizarmos uma comparação entre os estilos atribuídos ao compositor e o conteúdo musical dos Dez Estudos, observamos que na obra pesquisada havia características marcantes dos seguintes estilos: romantismo tardio; impressionismo; jazz; e nacionalismo musical.
Concluímos que, apesar de não trazerem novidades técnicas para o instrumento, os Dez Estudos para Violão apresentam uma diversidade de concepções estilísticas que justificam sua presença dentre as mais significativas obras do repertório violonístico brasileiro.
TÍTULO: Dez Estudos para Violão de Radamés Gnattali: estilos musicais e propostas técnico-interpretativas
AUTOR: Ricieri Carlini Zorzal
Dissertação de Mestrado
Universidade Federal da Bahia Programa de Pós-Graduação em Música
Salvador (BA). 2005
Cadastre-se para ter acesso ao download de arquivos exclusivos do portal.