Brazilian Guitar Music – Identidade e estereótipo no repertório brasileiro para violão solo, por Marco Teruel
2017Resumo: Este trabalho tem como objetivos debater a relação entre identidade nacional e estereótipo dentro do repertório brasileiro para violão e mostrar a grande diversidade de estilos e gêneros que são difundidos através desse repertório. Para isso, me foquei no repertório composto por tocautores violonistas nascidos a partir de 1950. Proponho a partir da constatação de que o violão, por estar associado a determinados gêneros da música brasileira e, portanto, elevado a símbolo de brasilidade, que a expressão “Brazilian Guitar Music” acabou se tornando um rótulo usado para designar fazeres musicais ligados apenas à narrativa hegemônica da tradição brasileira. Tal fato cria uma distorção e acaba por relegar outras formas de abordar o violão a nichos específicos e cria uma visão rasa e enviesada do que é a produção para violão hoje. Através de uma abordagem interdisciplinar, buscando auxílio em conceitos da história e da sociologia, este trabalho se propõe construir uma nova forma de perceber o repertório contemporâneo brasileiro.
Título: "Brazilian Guitar Music" – Identidade e estereótipo no repertório brasileiro para violão solo
Autor: Marco Ernesto Teruel Castellon
Orientador: Flávio Terrigno Barbeitas
Universidade Federal de Minas Gerais, 2017
Cadastre-se para ter acesso ao download de arquivos exclusivos do portal.